WTM Latin America 2024: maranhenses marcam presença em uma das maiores feiras de turismo do país

0comentário

Sebrae e outras instituições somaram esforços para enviar comitiva que representou o Maranhão no evento

Estande do Maranhão na WTM Latin America 2024 atraiu visitantes (Foto: Lea Zacheu)

Parceiros do turismo maranhense, o Sebrae Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) apoiaram a participação de empreendedores dos segmentos de agenciamento de viagens e meios de hospedagem, imprensa especializada e representantes de polos turísticos do estado na WTM Latin America 2024, realizada entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ação impulsiona a indústria de viagens local.

“A WTM é uma das melhores feiras de turismo do Brasil. Eu julgo que é a melhor feira. É uma feira onde temos muitas oportunidades para fazer negócios, onde estão os principais players do mercado. E o Maranhão sempre se posiciona muito bem, com um estande muito atrativo e uma equipe muito boa. O Sebrae também está sempre fazendo ações junto aos empresários para promover o destino. Então voltamos para casa com a bagagem recheada de negócios e muito gratos também pela parceria do Sebrae conosco”, avalia o diretor operacional da agência Mundo Gekos, Adriano Brito.

Empreendedores, imprensa especializada e representantes de polos turísticos do estado compuseram a comitiva maranhense (Foto: Lea Zacheu)

A comitiva maranhense ocupou o estande do Maranhão, organizado pela Setur-MA. Antecedendo a feira, o Sebrae articulou a palestra “Como se preparar para oportunidades de mercado com foco na WTM Latin America”, ministrada por Mateus Alves, assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, exclusivamente para o grupo participante da feira, visando melhorar a performance na geração de negócios no evento.

Na WTM foram ativados produtos da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, iniciativa do Sebrae. Durante o momento, o Maranhão promoveu quatro roteiros na rodada de pitches: Ilha dos Lençóis (Polo Floresta dos Guarás), Rio Preguiças Cultural e Circuito da Lagoa das Emendadas (Polo Lençóis e Delta), e Rota das Emoções.

Rodadas de negócios e pitches de apresentação de novos roteiros fizeram parte da programação do estande do Maranhão

Para a gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler, a WTM é um espaço ímpar que permite aumentar a divulgação do estado enquanto destino turístico e firmar novas parcerias. “Promovemos oportunidade de acesso e ampliação de mercados aos pequenos negócios maranhenses”, comenta.

O superintendente de Promoção e Marketing da Setur/MA, Leopoldo Dickel, classifica como histórica a participação maranhense na WTM. “O estado vem fortalecendo seu posicionamento junto a esse importante evento do calendário nacional desde a primeira edição da feira realizada no Brasil. Este ano, trouxemos a proposta de ampliar a rede de contatos profissionais, promovendo o destino Maranhão por meio da divulgação das nossas tradições, belezas, história e cultura das mais diversas formas”, afirma Dickel. 

sem comentário »

Prefeito Fábio Gentil continua com o padrão elevado: antecipação salarial torna-se referência para prefeituras em todo o Brasil

0comentário

O compromisso com o bem-estar dos servidores municipais é uma prioridade inegociável para o prefeito Fábio Gentil, de Caxias. Mais uma vez, ele demonstra liderança e empatia ao antecipar o pagamento dos funcionários públicos, destacando-se em um cenário onde muitas prefeituras enfrentam dificuldades para cumprir esse compromisso básico.

Hoje, dia 19 de abril, todos os colaboradores municipais já têm acesso aos seus proventos, graças à antecipação do salário promovida pela gestão do prefeito Gentil. Clique aqui e assista ao vídeo.

“Sempre tive um compromisso sólido com a população de Caxias. Antecipar o pagamento dos servidores não é apenas uma obrigação, é um ato de empatia que reflete o compromisso da nossa administração com o bem-estar de todos”, afirma o prefeito.

Caxias vive uma fase de crescimento econômico histórico, e isso se reflete nas diversas obras e iniciativas promovidas pela Prefeitura para melhorar a qualidade de vida na cidade.

Com ações como essa, o prefeito Fábio Gentil não apenas eleva o padrão de gestão pública em Caxias, mas também serve de inspiração e referência para outras prefeituras em todo o Brasil.

sem comentário »

Polyana Dominici reúne-se com grupo de mulheres em comunidade de São Luís

0comentário
Polyana Dominici com grupo de mulheres durante café da manhã surpresa em sua homenagem

São Luís – O mês de abril foi de gratas surpresas para a empresária Polyana Dominici, proprietária da Clínica de Estética Avançada Polyana Dominici, localizada no bairro São Marcos, e que está atraindo todas as atenções desde que abriu as portas.

Polyana foi surpreendida com uma surpresa de um grupo de mulheres de uma comunidade de São Luís com as quais ela mantém um vínculo solidário, por meio do projeto “Semente da Mente no Coração”.

Polyana Dominici recebe o carinho de mulheres da comunidade

“Trata-se de uma iniciativa voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres, sendo a maioria donas de casa. Nós levamos muito carinho e outras coisas mais que as ajudam a levantar a autoestima e a seguir em frente”, frisou a empresária e futura médica.

Polyana descontrai ouvindo histórias de vida de idosa da comunidade
Polyana Dominici recebe presente durante o encontro

A surpresa foi em forma de um simples e delicioso café da manhã, seguido de muita interação, orações e bate-papo. “Foi uma manhã muito agradável e de troca de energias com aquelas mulheres guerreiras. Saímos de lá renovados”, disse Polyana Dominici.

sem comentário »

0comentário

Justiça Eleitoral não cobra custas processuais para julgamento de ações ou recursos

As custas processuais, que são taxas judiciárias devidas pela prestação de serviços públicos de natureza forense para o julgamento de ações ou recursos, não são cobradas na Justiça Eleitoral. Diferente do que acontece em outros tribunais, o tratamento dado nesse ramo da Justiça é peculiar, tendo em vista que a própria Constituição Federal (CF), em seu artigo 5°, que inaugura os direitos e garantias fundamentais, diz que, além do habeas corpus e habeas data, qualquer ato necessário ao exercício efetivo da cidadania deverá ser gratuito, ou seja, não vai ser objeto de custas, nem emolumentos.

Esse entendimento da CF foi adotado pela esfera eleitoral. Em 1996, foi criada a Lei 9.265, a qual tornou gratuitos atos necessários à cidadania, como os pedidos de informações ao poder público, em todos os seus âmbitos, objetivando a instrução de defesa ou a denúncia de irregularidades administrativas na órbita pública; as ações de impugnação de mandato eletivo (AIME) por abuso do poder econômico, corrupção ou fraude e quaisquer requerimentos ou petições que visem as garantias individuais e a defesa do interesse público.

No ano seguinte, a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) criou novas ações, como explica Alessandro Rodrigues da Costa, coordenador de Registros Partidários, Autuação e Distribuição (CPADI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Essas novas ações e representações, entre elas a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), também receberam o mesmo tratamento que a AIME, uma ação constitucional. A partir daí, a própria jurisprudência do TSE estendeu para que, não só as ações eleitorais, mas qualquer feito eleitoral fosse desprovido de cobranças, custas processuais, emolumentos e condenação em sucumbência.” 

sem comentário »

Um país sem luminares

0comentário

Sempre quis ter uma máquina do tempo, para poder constatar a veracidade de alguns fatos históricos, mas hoje eu queria poder viajar para um passado não muito distante e perguntar para Ulisses Guimarães, o senhor constituinte, o que ele pensa sobre tudo isso que está acontecendo em nosso país, sobre as atitudes perpetradas pelos atuais ministros do STF, sobre a conivência do Congresso Nacional.

Por falar nisso por onde andará Fernando Henrique Cardoso, que nada faz para defender nossa Constituição que está sendo dilacerada? Por onde anda o eterno candidato a presidência da república, Ciro Gomes, que nada diz sobre os desmandos do STF? Nem pergunto sobre o paradeiro dos presidentes das casas legislativas federais, pois esses são coniventes com toda essa usurpação de poder.

Sabem o que é pior nisso tudo? É que aqueles que se levantam contra as arbitrariedades que estão sendo cometidas em nosso país, são tidos como bolsonaristas, quando eles são na verdade verdadeiros cidadãos e patriotas que abominam os atos inconstitucionais cometidos pelo STF, e repudiam as idiotices perpetradas por Bolsonaro.

Daqui a algum tempo, olharemos para essa quadra de nossa história e veremos uns envergonhados por não terem dito ou feito nada em defesa do estado democrático de direito e do devido processo legal, veremos outros arrependidos por terem aceitado e até apoiado essa absurda tirania que está sendo praticada em nosso país, mas aqueles que se posicionaram contra essas ações infames que atentam contra a lei constitucional e a justiça, esses serão reconhecidos como defensores do Brasil.

O que se dizer de um país que não tem luminares que possam servir de guia, de parâmetro para seu povo, que possa se manifestar em defesa daquilo que é correto e contra as atrocidades cometidas pelos poderosos de todo e qualquer tipo. Saudade de Ulisses, de Teotônio, de Tancredo… Pelos nomes parece estarmos falando da Grécia Antiga, mas falamos é daqui do Brasil, um país sem líderes que possam se levantar contra as iniquidades que estão sendo cometidas diariamente contra a lei constitucional, o regime republicano e o devido processo legal.

Que líderes nos restaram? Com quais luminares podemos contar? Dois ex-presidentes cassados pelo congresso nacional, um outro, substituto, que depois foi preso, outros dois, acadêmicos nonagenários, no crepúsculo da vida, sem contar com um outro que se alguma luz tiver não alumia nem como um vagalume.

Quem pode servir de guia, de líder de voz, de luz do povo, neste momento?

Um país sem líderes, sem luminares, é presa fácil para o tipo de gente que vem destruindo a nossa democracia, e o que é pior, agem na desculpa de protegê-la.

sem comentário »
Twitter Facebook RSS