O poder do Nim

0comentário

arte_nim

A aspiração de ter um jardim perfeito é quimérica, mas ele pode chegar perto disso com certos cuidados . Um deles é se programar, escolhendo espécies que precisam de manutenção em períodos distintos, assim você economiza tempo e dinheiro. A outra é cuidar da saúde das plantas evitando o aparecimento de pragas e doenças.

Para quem tem criança e animais em casa, uma boa solução para combater esse tipo de problema é a utilização do óleo de Nim. O Nim (Azadirachta indica) é uma planta originária da Índia que se adaptou muito bem ao clima do Nordeste, e chega a atingir mais de 10 metros de altura. O óleo produzido a partir dessa planta é um protetor natural contra pragas e doenças. Controla lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cochonilhas, entre outros tipos de insetos. É também indicado no controle de doenças provocadas por fungos, e o melhor, é inofensivo aos humanos e animais.

Em razão da presença nas folhas, cascas, frutos e sementes do Nim, de substâncias como a Azadiractina, Nimbina e Salanina, os produtos dele derivados atuam de diferentes maneiras sobre os insetos. Tem ação inseticida, repelente, reguladora do crescimento e inibidora de apetite. Insetos tratados com o Nim ao se reproduzirem geram insetos deformados, com baixa capacidade de reprodução e alimentação, reduzindo assim a infestação da praga.

Do Nim, extrai-se um óleo que é empregado principalmente na agricultura orgânica, mas que pode ser usado no jardim sem problema algum. Hoje no mercado, já existem várias marcas que fabricam o produto e que são muito eficazes. O único cuidado que você deve ter é na hora que estiver fazendo a borrifação – dê preferência ao fim da tarde quando o sol já não está forte – para evitar manchas nas folhas das plantas.

As instruções dependem do fabricante, mas no geral, três tampas do produto diluídas em um litro de água. A borrifação deve ser feita a cada 10 dias até a completa eliminação do problema. O cheiro é desagradável, mas o resultado compensa.  Depois desse spa tenho certeza que o seu jardim ficará mais bonito.

Beijos e até!

Bibliografia consultada: Agrisustentavel e ONG ESPLAR.

Sem comentário para "O poder do Nim"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS