Orquídea sem capricho!

4comentários

Fui ontem à noite a um evento da Casa Cor e por lá tive uma conversa super agradável com o jornalista Bruno Leone. O assunto: orquídeas… Descobri que o Bruno é um colecionador muito dedicado. E ele até prometeu mandar fotos das suas para o Capim-Santo. Estou esperando viu!!!  Bruno esse post é para você. É sobre a espécie de orquídea que te falei que é super resistente. Espero que goste!

As orquídeas são as plantas mais exigentes que eu conheço, cheias de capricho, elas se dão ao luxo de florescer poucas vezes no ano, daí a justificativa para os seus altos preços… Mas existe uma espécie que é muito fácil de manter. Eu mesma tenho uma que cultivo no jardim sem problema algum. A minha cresce vistosa há três anos entre três “dracenas tricolor” e fica sujeita a ventos e chuvas. É a orquídea-violeta (Spathoglottis plicata).

Proveniente da Malásia, esta é uma herbácea ereta, risomatoza, constituída por pseudo-bulbos formando touceiras ralas, de folhas e flores decorativas. Sua folhagem é plissada, linear e alongada. As inflorescências são eretas, densas, terminais, de flores com coloração roxo-escura. A orquídea-violeta requer solo rico em material orgânico, permeável e permanentemente úmido.

É uma orquídea terrestre, que atinge até 50 cm de altura, com flores formadas durante quase o ano todo (principalmente em regiões de clima quente e úmido, como no litoral) e que pode ser cultivada em vasos ou em conjuntos a meia-sombra. Beijos e até!

Foto: Ana Paula Muniz

4 comentários para "Orquídea sem capricho!"


  1. Bruno

    Ana Paula, é ótimo ter um meio como o “Capim Santo” pra gente aprender.
    Acho que programa de culinária só podia ser feito por jornalista que entende e gosta do assunto. Tipo o seu blog, produzido de forma bem didática, com muito carinho na forma e esmero no conteúdo. A gente que curte cuidar de jardim adora! Estou honrado com a citação e a homenagem. Muita Saúde e Sorte. Pra você e suas plantas!!

  2. Bruno

    Deixa eu explicar melhor a comparação:
    É que programa de culinária tem que ser feito por jornalista que curte cozinhar e sabe comer.
    Tipo o Capim-Santo, sobre jardinagem e tais, produzido por quem gosta e entende de jardins e tais.

  3. Delcisa Palácio Martins

    Gostaria de saber o nome dessa orquídea, pois eu a vi lá em Maceió no hotel,mas não sabiam o nome.
    Portanto gostaria de saber o nome dessa orquídea.

    Delcisa

    • Ana Paula

      Delcisa,

      O nome dessa orquídea é orquídea-violeta (Spathoglottis plicata). Super fácil de cuidar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS