Maranhenses convocados para seleção brasileira de natação

0comentário

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), entidade que administra os Desportos Aquáticos no Brasil, vai participar da Copa Pacífico de Natação, a ser realizada em Guayaquil – Equador, no período de 09 a 14 de setembro próximo. Com antecedência, foi divulgada a convocação dos atletas e técnicos que irão compor a seleção que vai representar o nosso País nessa que é uma das mais importantes competições de toda a América do Sul. Maranhenses farão parte da delegação. Veja abaixo os nomes de todos os convocados.
SELEÇÃO BRASILEIRA DE NATAÇÃO – Categoria Juvenil feminino “A”:

01 – CLARISSA RODRIGUES- SPORT/PE

02 -VICTÓRIA PARTENTE – CE

03 – HEDLA LOPES  – CE

04 –  ANA DÉBORA SAMPAIO- ARNC/AM

05 –  ISA MARIA GALINDO – SPORT/PE

06 – LUISA DE ANDRADE MARINHO – AABBREC/PE

07 – MONICA NEVES – AABBREC/PE

08 –  STEPHANIE RODRIGUES – AEL/AM

09 –  BARBARA AIRY HOMA – CIRC.MILITAR/CE

TREINADOR: AABBREC /PE

SELEÇÃO BRASILEIRA DE NATAÇÃO – Categoria juvenil feminino “B”

1 – BEATRIZ MACHADO – MAC -NINA/MA  

2 – CAROLINNE GOMES BARBOSA –  SPORT/PE

3 – ISABELLE NOBRE LISBOA –  NILTON LINS /AM

4 – VIVIAN DOS SANTOS  –  AGITAÇÃO/SE

5 – MARCELA SALGADO DOS SANTOS – REMO /PA

6 – JOELINE NASCIMENTO – CEI/RN THAIS

7 –  CARDOSO- MAC- NINA/MA                         

    ANDREZA DOS REMÉDIOS – TUNA/ PA

TREINADOR: NILTON LINS / AM

SELEÇÃO BRASILEIRA DE NATAÇÃO – Categoria juvenil masculino “A”

1 -MAXIMILIANO RUPERTI –  SESI/RN

2 – DANILO LIMA – SALESIANO/BA

3 –  WINDSON PIONERIO- SALESIANO/BA

4 –  HUGO DIAS- IATE CLUBE /BA

5 – DANILO MOTA FERNANDES – NAC/CE

6 – EDUARDO DANTAS CAPATTO- CES/SE

7 –  BRUNO LAGO GUIMARÃES- RHANC/BA

8 –  LUCAS MATHEUS GOMES – ADESEF/PA

TREINADOR: SALESIANO/BA

SELEÇÃO BRASILEIRA DE NATAÇÃO – Categoria juvenil masculino “B”

1 – CAIO BRITO- MAC- NINA/ MA            

2 – STENLEY ALMEIDA- SPORT/PE

3 –  JOÃO PAULO COUTINHO- CEI/RN

4 –  JORDAN SANTOS- SESI/RN

5 – DANIEL ZOCOLER- NIKITA/SESI/PE

6 – MATHEUS ANDRADE- AQUAT.AMAZONAS/AM

7 – ROGÉRIO CAVALCANTE- SPORT/PE

8 – BRUNO CARDOSO- MAC NINA/MA

TREINADOR: SPORT/PE

CHEFE DA DELEGAÇÃO: ALEXANDRE NINA (Maranhão)

DELEGADO MÉDICO: JOÃO MARCELO VELOSO (Maranhão)

ACOMPANHANTE FEMININO : CLAUDIA COSTA (Maranhão)

REPRESENTANTE DE ARBITRAGEM : JOÃO PAULO VELOSO (Maranhão)

RESPONSÁVEL TÉCNICO: ARTUR SOARES – AASM/PE

Parabéns à todos. Ficaremos torcendo a distância.

Graça e Paz!

sem comentário »

Raposa recebe final do maranhense de Beach Soccer

0comentário

A fase final do Campeonato Maranhense de Beach Soccer – temporada 2013/2014, competição promovida pela Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e patrocinada pela Cemar, pelo Guaraná Antactica, pela Tim e pela Pneuaço, foi aberta oficialmente na noite dessa segunda-feira (21). Realizada na cidade de Raposa, o torneio conta com a participação de doze seleções, que se classificaram após a realização de seis etapas regionais.

“Ficamos felizes com a realização deste Campeonato Maranhense em Raposa. Pela primeira vez, fizemos um Estadual regionalizado que está sendo um sucesso. E essa realização foi possível graças aos nossos patrocinadores e apoiadores, que acreditam no beach soccer maranhense e ajudam, a cada dia, com que o esporte se fortaleça ainda mais no Maranhão”, comentou Pacífico durante a abertura do torneio.

Quando a bola rolou, quatro partidas abriram as disputas do Campeonato Maranhense de Beach Soccer. Para o grande público que compareceu à arena montada na cidade de Raposa, o espetáculo dentro de quadra foi garantido pelos bons jogos e belos gols.

Na primeira partida do torneio, a seleção de Urbano Santos não encontrou muitas dificuldades para estrear com vitória. Contra Itinga, Urbano Santos precisou de apenas dos doze minutos iniciais para encaminhar a vitória. Na primeira etapa, o placar já mostrava 3 a 0. A seleção de Itinga tentou reagir no segundo período, mas Urbano Santos marcou mais uma vez no tempo final para vencer por 4 a 1.

No segundo jogo da noite, São José de Ribamar venceu São Vicente Férrer em partida bastante disputada. Os ribamarenses abriram 2 a 1, sofreram a virada para 3 a 2, mas conseguiram se recuperar para vencer por 5 a 3. Na sequência, Morros, atual campeão estadual, estreou bem e derrotou Viana por 2 a 0.

No último jogo da noite, Raposa não decepcionou seu torcedor que lotou a arena nessa segunda-feira. Com autoridade, os donos da casa passaram por Paço do Lumiar por 4 a 2 e estão bem perto de avançarem às quartas de final da competição.

Fórmula de disputa

 

Doze equipes estão participando da fase final do Campeonato Maranhense. Elas foram divididas em quatro grupos. Na primeira fase, as seleções se enfrentam entre si dentro da chave. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam paras as quartas de final.

O Campeonato Maranhense de Beach Soccer – temporada 2013/2014 é patrocinado pela Cemar, pelo Guaraná Antactica, pela Tim e pela Pneuaço e conta ainda com os apoios do governo do Estado do Maranhão, da Academia Estação Saúde e da Essencial Suplementos.

TABELA

SEGUNDA-FEIRA (21/07)

Urbano Santos 4 x 1 Itinga

São José de Ribamar 5 x 3 São Vicente Férrer

Morros 2 x 0 Viana

Raposa 4 x 2 Paço do Lumiar

TERÇA-FEIRA (22/07)

18h – Itinga x Tutoia

A seguir – São Vicente Férrer x Humberto de Campos

A seguir – Viana x São Luís

A seguir – Paço do Lumiar x Paulino Neves

QUARTA-FEIRA (23/07)

18h – Morros x São Luís

A seguir – São José de Ribamar x Humberto de Campos

A seguir – Urbano Santos x Tutoia

A seguir – Raposa x Paulino Neves

Graça e Paz!

sem comentário »

Na vida e na carreira, é preciso aprender com os insucessos

0comentário

Li um artigo desenvolvido pela coach Bibianna Teodori* que muito me chamou a atenção e que gostaria de compartilhar com você que lê este blog neste momento.O meu desejo é que o tema desenvolvido por ela possa tocar o seu coração e torna-lo (a) uma pessoa melhor.

Abraços.

Biguá

A amarga derrota do Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, desencadeou uma série de sentimentos pelo País. Tristeza, vergonha, desapontamento, humilhação… Tudo isso veio num momento de grande entusiasmo, com a expectativa de a Seleção Brasileira ser novamente campeã mundial e pela primeira vez em casa.

Mas a vida é um conjunto de caixinhas. Tem a da esperança, a da vitória, a da perda, a da alegria, a da tristeza, e, aos poucos, vamos abrindo todas elas. E cada revés é sempre o caminho para uma nova conquista, só depende de cada um de nós.

É preciso compreender que o insucesso é um aprendizado para o crescimento pessoal ou profissional, faz parte de um processo natural. No entanto, é comum que algumas pessoas enfrentem dificuldades em superar situações de fracasso. Muitas chegam a ficar traumatizadas com o acúmulo de frustações.

Essa falta de habilidade em lidar com perdas pode estar fundamentada em diversas causas. Às vezes, a origem está em uma educação com muitas cobranças, que contribui para a formação de uma postura autocrítica e perfeccionista ao extremo.

Uma derrota como essa para os alemães serve de experiência para pensarmos um pouco mais sobre os valores, as expectativas, as emoções e o controle da mente.

Para superar os obstáculos que aparecem na vida, é necessário mudar as perspectivas negativas. Os desafios sempre existirão. O que se pode mudar é a maneira de encará-los. Portanto, não tenha pena de si mesmo, nem se permita ficar estagnado.

Identificar os próprios sentimentos e lidar com as reações são os primeiros e indispensáveis passos para o início da superação. Sempre podemos mudar o nosso estado de ânimo e devemos encarar cada novo dia como uma nova oportunidade!

Podemos filtrar os acontecimentos e transformar tudo. Auto motivar-se é fundamental, para aprender a manter a energia elevada e, assim, construir uma nova fórmula de sucesso. A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida e direciona e intensifica os objetivos dos indivíduos.

Aprenda algumas dicas para se motivar:

1) Dê o melhor de si (em tudo)!

2) Faça das suas necessidades uma força propulsora para atingir o que deseja. Não importa se são necessidades básicas ou de autorrealização.

3) Seja responsável pelos seus próprios atos. Se algo der errado, não desista. Nem sempre a vitória chega quando se espera.

4) Descubra ainda aquilo que te faz se sentir bem. O autoconhecimento proporciona grandes descobertas e aprendizados e, consequentemente, mais motivação.

Perceba o quão intenso é o poder que temos nas mãos. Sinta os seus desejos, decifre os seus sonhos e não tenha medo de vencer. O seu sucesso depende de você! E o sucesso e a motivação de um País dependem de cada um de nós!

Principalmente nas derrotas, em vez de apenas criticar, xingar, ser cruel com as palavras, é preciso agir. É preciso coragem para levantar e seguir em frente.

* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, fundadora da Positive Transformation Coaching e coautora do livro “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”. www.bibiannateodori.com.br

Graça e Paz!

sem comentário »

Ministro fala sobre legado da Copa em almoço em São Paulo

0comentário
Evento em São Paulo, reuniu líderes empresariais e autoridades públicas para um debate sobre os desafios do turismo. Ministro Vinicius Lages ressaltou o impacto econômico do evento com o aporte de cerca de R$ 6,7 bilhões na economia.Em almoço de debate realizado nesta quarta-feira no Hotel Hyatt, em São Paulo, que reuniu o grupo de líderes empresariais da LIDE, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, fez palestra sobre o legado da Copa para o turismo brasileiro.  Lages falou sobre a visibilidade positiva que o país tem alcançado com a realização do megaevento e a abertura para novos mercados turísticos como colombianos, australianos e mexicanos, muitos dos quais vieram ao Brasil pela primeira vez. “Queremos uma copa a cada mês”, disse o ministro ao se referir aos impactos positivos que o evento tem trazido à imagem do país. “É hora de admitirmos que temos empresários e governos capazes, equipamentos adequados e somos importantes para a economia mundial”, disse. Em sua palestra, o ministro Vinicius Lages ressaltou o impacto econômico do evento com o aporte de cerca de R$ 6,7 bilhões na economia. Também falou das estimativas do  Ministério do Turismo em relação ao número de turistas durante o evento: de pelo menos 600 mil estrangeiros além dos 3,1 milhões de brasileiros. Lages lembrou ainda que as pesquisas que estão em andamento revelam, nas primeiras parciais, elevado índice de intenção de retorno e aprovação da experiência turística no país, com destaque para a hospitalidade do brasileiro. “Nosso país é um dos melhores lugares do mundo para celebrar a vida. Os turistas que nos visitaram têm mostrado um alto índice de satisfação com a Copa, o que a vinda ao Brasil superou as expectativas”, disse. Em um pequeno balanço dos dez anos do Ministério, o ministro lembrou que o país é a sexta maior economia turística do mundo e que há desafios após o encerramento do ciclo da Copa. Reforçou que o Brasil conseguiu dobrar o número de viagens domésticas em dez anos, passado dos 100 milhões em 2003 para 200 milhões em 2013, e que teve um aumento de 43% do número de turistas internacionais neste período. Hoje são seis milhões de estrangeiros visitando o país, mas a meta do Plano Nacional de Turismo é duplicar este número até 2022. A Lide reúne presidentes de empresas com faturamento anual acima de R$ 200 milhões, com políticas de responsabilidade sócio-ambientais. A entidade está presente além do Brasil em outras 16 nações. O presidente da Lide, João Dória Júnior, anfitrião do encontro, reforçou a importância de se aproveitar o aprendizado da Copa do Mundo na organização de outros grandes eventos, como as Olimpíadas.

Graça e Paz! 

sem comentário »

CBV confirma Maranhão Vôlei/CEMAR na superliga

1comentário

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou ainda a pouco os nomes das equipes que vão participar da SUPERLIGA, masculina e feminina, temporada 2014/15. A competição deve começar a partir de 01 de outubro. O Maranhão Vôlei/CEMAR será, mais uma vez, o único representante do Norte/Nordeste, nas disputadas femininas. Isto só está sendo possível graças ao patrocínio da CEMAR, através da Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura, com o apoio da Secretaria de Desportos e Lazer do Estado, Secretaria de Estado da Fazenda, SESC/MA, Sistema Mirante de Comunicação e Federação Maranhense de Voleibol (FMV).

Para contar com a validação da participação na superliga, as equipes pré-confirmadas terão que apresentar o mais rápido possível, a Certidão Negativa de Débito junto a Federação Estadual.

As equipes pré-confirmadas (inscritas) na SUPERLIGA masculina e feminina de voleibol, temporada 2014/15, são as seguintes:

MASCULINO

  1. SADA CRUZEIRO VÔLEI
(Minas Gerais)
  1. SESI
(São Paulo)
  1. VÔLEI BRASIL KIRIN
(São Paulo)
  1. MINAS TENIS CLUBE
(Minas Gerais)
  1. VÔLEI CANOAS
(Rio Grande do Sul)
  1. SÃO BERNARDO VÔLEI
(São Paulo)
  1. ZIOBER MARINGÁ VÔLEI
(Paraná)
  1. UFJF
(Minas Gerais)
  1. TAUBATÉ/FUNVIC
(São Paulo)
  1. VOLTAÇO
(Rio de Janeiro)
  1. MONTES CLAROS VÔLEI
(Minas Gerais)
  1. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(São Paulo)

 

FEMININO

  1. REXONA ADES
(Rio de Janeiro)
  1. SESI
(São Paulo)
  1. MOLICO/NESTLÉ
(São Paulo)
  1. BANANA BOAT/PRAIA CLUBE
(São Paulo)
  1. E.C. PINHEIROS
(São Paulo)
  1. S. CRISTOVÃO/S. CAETANO
(São Paulo)
  1. BRASILIA VÔLEI
(Distrito Federal)
  1. SÃO BERNARDO VÔLEI
(São Paulo)
  1. UNIARA/AFAV
(São Paulo)
  1. CAMPONESA/ MINAS
(Minas Gerais)
  1. RIO DO SUL VÔLEI
(Santa Catarina)
  1. MARANHÃO VÔLEI/CEMAR
(Maranhão)
  1. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(São Paulo)

 

Graça e Paz!.

 

1 comentário »

Thiago Silva: um golaço sobre liderança!

2comentários

O coach Alexandre Prates, especialmente depois do jogo em que o Brasil eliminou o Chile nos penaltis na Copa do Mundo, constatou que alguns poucos torcedores e, principalmente jornalistas/torcedores, colocaram em xeque a liderança do capitão da Seleção Brasileira, Thiago Silva. Alguns disseram que ele travou, outros que ele se acovardou diante das dificuldades, enfim, as criticas foram fortes ao seu comportamento.

A pergunta que fica é: quem está questionando a sua liderança? A imprensa, os torcedores, os comentaristas, os narradores… Sinceramente, não são questionamentos válidos. Na verdade, não temos visto os seus colegas de seleção, a comissão técnica e nem o Felipão questionando a liderança do capitão. E é isso o que importa!

E por que não estão questionando? Pelo simples fato de que ele não teve nenhum comportamento que denegrisse o seu posicionamento de líder. Você pode até interpretar o comportamento do jogador de maneira negativa, mas permita-me trazer um pouco da minha experiência e visão para essa história. Vamos aos fatos:

Nervosismo na estreia: de jogador a torcedor, quem não estava nervoso? Aliás, quem não estava tenso só tinha dois motivos: ou não gosta de futebol ou estava torcendo contra a seleção. No mais, estávamos todos apreensivos. Agora imagine quando você tem milhões de pessoas depositando em você a esperança de ganhar um torneio como este em casa. Quem não ficaria nervoso? Pessoas ficam completamente apavoradas com muito menos pressão!

Então, leio diversos comentários nas redes sociais que dizem: “Ele ganha milhões para fazer isso. Não pode ficar nervoso assim…”. Quer dizer que se ele ganhasse pouco a pressão diminuiria? Que hipocrisia! Nessa hora, quando um hino é cantado da forma como foi pela torcida, quando um País inteiro conta com você, ninguém se lembra do quando dinheiro ganha ou tem. Não é isso que importa! O que está em jogo é a honra, a realização, o propósito.

Ficar isolado durante a roda de comunhão dos jogadores: o Thiago Silva estava navegando nas redes sociais enquanto isso acontecia? Por acaso ele estava arrumando o cabelo ou descansando um pouquinho? Claro que não! Ele estava em um momento de oração individual, encontrando a sua maneira de se motivar, de se tranquilizar. Ele estava, a seu modo, mandando fortes energias para os seus companheiros. Quantas vezes você já não quis ficar em silêncio, sozinho, antes de uma importante decisão na sua vida?

Não assumiu a responsabilidade: “O Thiago Silva pediu para não participar das cobranças de pênaltis”, “O capitão da seleção não ofereceu palavras de incentivo a seus companheiros”, “Isso não é postura de líder!”. Você sabe qual é a postura de um líder? É não querer ser o astro. É permitir que outras pessoas assumam a liderança quando necessário, é delegar e dar poder evidenciando novas lideranças. Se o Paulinho estava inspirado para motivar as pessoas naquele momento, por que não deixá-lo fazer? Se existem outros jogadores mais preparados para as cobranças de pênaltis, qual o problema de permitir que assumam esta responsabilidade?

Quer saber? O Thiago Silva é um grande líder! Um líder que as organizações precisam ter. Um líder que permite que surjam novas lideranças. Um líder que assume a responsabilidade das críticas e foca mais na vitória coletiva do que em sua vaidade. Um líder que se cobra, que joga com raça, que torce e reza pelos seus companheiros, que assume a responsabilidade… Esse é o Thiago Silva! Isso é ser líder!

Podemos debater várias coisas que podem ser aperfeiçoadas nesse time: estratégia, jogadas ensaiadas, jogadas individuais… Agora, dizer que falta liderança, isso jamais! Em nenhum quesito – nem dento e nem fora dos gramados.

O Felipão construiu um elenco que se gosta muito, de pessoas que se apoiam, que torcem umas pelas outras. Dentro de campo, o Thiago Silva conquistou a braçadeira de capitão – não foi uma imposição – e é respeitado, admirado, seguido. Isso é para poucos! Isso é ser líder!Demonstrar medo, nervosismo, reconhecer que errou. Isso é para poucos. Isso é ser líder!

Antes de criticar o Thiago Silva, muitos líderes deveriam refletir sobre a sua liderança e constatar que têm muito a aprender com o capitão, com o técnico e com todo o elenco da nossa seleção.

Graça e Paz!

2 comentários »

Mitos e verdades sobre a água

0comentário

Quem não resiste a um copo de água após horas fazendo exercício físico ou depois de comer um doce?
A água é fundamental para garantir a nossa saúde e principalmente o bem estar. Ela é tão importante ao organismo que os médicos recomendam o consumo diário de dois litros de água por dia, porém, muitas vezes a correria do dia a dia impede a maioria das pessoas de beber água, pois estão muito ocupadas não sobrando tempo nem para fazer uma pausa e beber um copo de água.
Segundo o nutrólogo André Veinert da clínica Healthme, Gerenciamento de Perda de Peso, a água é indispensável na vida do ser humano.
“Aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água, porém, uma boa parte desse líquido é eliminado naturalmente por meio da respiração, suor e urina. Por isso, é importante repor esse líquido que foi perdido para manter o corpo hidratado”, afirma.
A falta de água no organismo pode desencadear sintomas graves, como fraqueza, dor de cabeça, tontura que são sinais clássicos de desidratação. “Para evitar esses sintomas e manter o corpo hidratado é recomendado o indivíduo consumir no mínimo dois litros de água por dia”, aconselha o nutrólogo.
Para desvendar os mitos e verdades que rodeiam a água, o nutrólogo André Veinert listou as dúvidas sobre o consumo da água.
1-Tomar água gelada ajuda na queima de calorias
Verdade. O que ocorre é um processo chamado termogênese que gera o aumento do consumo da energia e consequentemente proporcionando uma queima calórica.
2-Beber água em jejum emagrece.
Mito.  Apenas a ingestão de água não elimina massa, muito menos se for tomada em dieta. Para que haja o emagrecimento real é fundamental ter o balanço energético negativo (comer menos e gastar mais calorias) e eliminar os maus hábitos na alimentação.
3-Água com gás pode engordar igual ao refrigerante
Mito. O que interfere no peso não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida que é o caso do refrigerante. Além disso, essa bebida gasificada contém sal o que pode prejudicar a saúde.
4-Beber água faz bem para a pele
Verdade. A ingestão de água ajuda na eliminação das toxinas produzidas pelo organismo. E quando o corpo está bem hidratado consequentemente a pele irá se apresentar mais saudável.
5-É recomendado beber em média 2 litros de água por dia
Verdade. A recomendação pode variar de indivíduo para indivíduo. A média diária está em torno de 1,5 a 3 litros.  Além de ingerir água, é importante consumir frutas, verduras e legumes que contém uma água natural que é indispensável para a saúde.
6-Se eu não tiver sede devo beber água
Verdade. No inverno a sede tende diminuir, porém, é importante adquirir o hábito de beber água ao longo do dia para que não ocorra uma desidratação.

Graça e Paz!

sem comentário »

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios fisicos

0comentário

A artrose no joelho é uma doença muito séria que pode comprometer os movimentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhecida como osteoartrose ou ostetoartrite. A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais comum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pessoas irão apresentar dores e limitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresentam desgaste na articulação.

De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença degenerativa das articulações. Ela provoca um desgaste das cartilagens que cobrem as extremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a deformidades”, explica.

As articulações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, tabagismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro. Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor

Os exercícios físicos são uma alternativa para controlar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidroginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisioterapeuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 passos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é possível utilizar eletrotermoterapia, alongamentos da musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser necessárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finalidade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quando a dor não é controlada com exercício físico, medicamentos e fisioterapia”, finaliza.

Graça e Paz!

sem comentário »

Brasil contra Chile, boas lembranças desde o primeiro jogo!

0comentário

O Brasil passou para as oitavas de final da Copa do Mundo e a alegria é grande. Para os torcedores que gostam de um pouco de história, a lembrança do primeiro jogo da Seleção Brasileira contra a seleção do Chile é muito positiva. É isso o que mostra um dos capítulos do livro Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, de João Carlos Assumpção e Eugenio Goussinsky, lançado pela Editora DSOP.
O jogo aconteceu em 13 de junho de 1962, na Copa do Chile. Enfrentar o time da casa numa Copa do Mundo, nunca é tarefa fácil. Preocupado com a pressão da torcida, Paulo Machado de Carvalho decidiu manter a seleção concentrada em Viña del Mar e viajar para Santiago, de trem, momentos antes da partida. O Brasil venceu por 4 × 2, e, para Nílton Santos, então com 37 anos, o jogo exigiu muito dos “velhinhos”.

No próximo jogo, no estádio Nacional de Santiago, que estava completamente lotado, o Brasil venceria a Tchecoslováquia de virada por 3 × 1. Nem os xingamentos, nem as pedradas, que atingiram até o pacífico Garrincha, depois de ter sido injustamente expulso, nem as jogadas violentas dos adversários foram suficientes para derrubar o Brasil. Pela segunda vez, o time era vencedor de um mundial. Gols de Amarildo, Zito e Vavá para os bicampeões.

Desde então, o Brasil nunca perdeu para o Chile em Copas, tendo vencido em 1998 por 4 a 1 e em 2010 por 3 a 1. Apesar de sermos nós desta vez o time da casa, vamos torcer para que a história se repita e, depois de passarmos o Chile, nos tornemos hexacampeões.

Sobre o lançamento e a obra

Com prefácio escrito pelo renomado maestro João Carlos Martins, que compara o futebol à música. Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira traz uma coletânea raríssima dos momentos mais marcantes dentro e fora de campo, com foco no “caso de amor” entre a Seleção e o povo brasileiro. Uma viagem no tempo e um registro para se ter à mão, ainda mais neste ano de Copa do Mundo, quase como um amuleto.

A riqueza de informações e curiosidades reunidas no livro é tão grande que, ao passar por cada uma das páginas, a sensação é de estar lendo um romance ou livro de contos cheio de personagens e aventuras, não uma história real. Ao mesmo tempo, entretanto, a precisão do resgate histórico é garantida pela ampla e cuidadosa pesquisa realizada pelos autores para a concepção da obra.

A narrativa vai do primeiro jogo do time em 1914 até a era atual do futebol como “business” e a recente goleada contra a África do Sul, em 2014, passando por momentos emblemáticos como a derrota no Mundial de 1950, a conquista do tri no México em 1970 e o chute para fora de Roberto Baggio na conquista do tetra em 1994, contando também um pouco da História do país. Fala ainda do surgimento de deuses como Garrincha, Pelé e Zico, que marcaram época e contribuíram para mudar a imagem do esporte brasileiro no exterior, até os mais recentes, como Romário, Ronaldo e Neymar.

“Nossa entrada no segmento de não-ficção não poderia acontecer num momento mais propício. Estrear com os 100 anos da Seleção em ano de Copa do Mundo é fantástico – embora nossa história com o futebol seja tão incrível, tão cheia de dramas, emoções e peripécias que, no fundo, pareça uma linda ficção”, enfatiza a diretora editorial Simone Paulino.

Sobre os autores

Eugenio Goussinsky é jornalista e escritor premiado. Publicou cinco livros, dois deles de contos e crônicas. Redator do site R7, da Rede Record, foi repórter do Jornal do Brasil e de O Estado de S. Paulo, porta-voz do Consulado de Israel na capital paulista e assessor de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

João Carlos Assumpção é jornalista e documentarista. Cobriu cinco Copas do Mundo e três Olimpíadas in loco. Colunista do diário Lance!, foi repórter da Folha de S. Paulo, correspondente do jornal em Nova York e chefe de redação e reportagem do SporTV em São Paulo. É codiretor do longa-metragem Sobre futebol e barreiras, filmado durante a Copa de 2010 em Israel/Palestina.

Graça e Paz!

 

sem comentário »

CBV confirma Maranhão Vôlei na superliga 2014/15

0comentário

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou a participação do Maranhão Vôlei como representante do Maranhão na superliga feminina de voleibol, temporada 2014/15, conforme convite recebido na tarde desta quinta-feira (15/05), pelos presidentes do Centro de Treinamento Geraldo Magela (CTGM/Vôlei Maranhão), professor Antonino Neto e da Federação Maranhense de Voleibol (FMV), Edivaldo Pereira Biguá.

A carta convite foi assinada pelo Superintendente de Competições de Quadra da CBV , Renato D’Avila. “ Temos agora que cumprir os prazos para que tudo dê certo, a exemplo da temporada passada”, relembra Antonino Neto.

Em 2103/14, a superliga feminina brasileira de voleibol, maior competição do gênero no mundo, foi disputada por quatorze equipes.  O único  representante d as regiões Norte e Norte/Nordeste do País, foi o Maranhão Vôlei/Cemar, que ficou com o titulo de maior média de publico da competição, superando equipes que tinham no elenco jogadoras de peso das seleções brasileira e de vários outros países. “ A participação da torcida maranhense foi excepcional. Chamou a atenção de atletas e técnicos de equipes como a Campeã Unilever do Rio de Janeiro, SESI de São Paulo, vice-campeã e Molico Nestlé/ Osasco, terceira colocada.

A parceria entre a FMV, CBV, Cemar , Sistema Mirante de Comunicação, Governo do Estado, através da Lei de Incentivo ao esporte e a cultura, prefeitura municipal de São Luis, por meio da SEMDEL, deve continuar nesta temporada e o time já está em formação, conforme relato do supervisor Geraldo Magela.

Graça e Paz!

 

 

sem comentário »