FIEMA promove nesta terça-feira a quinta edição do “Maranhão for Business-Estados Unidos”

0comentário

FIEMA BLOG

O encontro é promovido pela Fiema, com objetivo de aproximar empresas do estado às empresas de diferentes nações que mantêm acordos comerciais com o Brasil.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos, promove a quinta edição do Maranhão for Business – Edição Estados Unidos, destinado a incentivar as indústrias maranhenses a ter ações de comércio exterior. A ação acontece nesta terça-feira, 1º de setembro, às 14h, no Salão Nobre da FIEMA, na Cohama.

Voltado para micro, pequenas e médias empresas, o Maranhão for Business tem por objetivo apresentar oportunidades de negócios, com foco no mercado estadunidense. Esta edição marca os 200 anos de amizade e colaboração entre os Estados Unidos e a região Nordeste, uma data que está sendo celebrada em parceria com os brasileiros.

Para estreitar ainda mais essas relações, que também são comerciais, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) receberá o cônsul Comercial dos EUA para o Nordeste do Brasil, Eric Olson.

PROGRAMAÇÃO

14 h – Palestra “Programa Mais Empresas: Incentivos à Geração de Emprego, Renda e Empreendedorismo no Maranhão”- Simplício Araújo, Secretário de Estado de Indústria e Comércio – SEINC
15h – Palestra “São Luís Capital para o Mundo” – Pablo Zarthur Rebouças, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Luís
16h – Intervalo – Coffee break
16h – Palestra “Pesquisas da UFMA para o Desenvolvimento do Estado do Maranhão”- Allan Kardec Barros, Professor Pesquisador da UFMA, PhD pela Nagoya University
17h30 – Palestra “Ações Estruturantes no Setor Primário para o Desenvolvimento do Maranhão” – Marcio Honaisser, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SAGRIMA
18h30 – Palestra “Oportunidades de Negócios nos EUA” – Eric Olson – Cônsul Comercial dos Estados Unidos para o Nordeste
20h – Apresentação Cultural – Boi Pirilampo

SERVIÇO

Maranhão for Business – EUA

Dia 1 de setembro, a partir das 14h.

Local: Salão Nobre – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA)

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, retorno da Cohama, 5º andar – São Luís – Maranhão

(Fonte Coordenadoria de Comunicação e Eventos da FIEMA)

sem comentário »

Em João Pessoa, maranhense João Gerude ganha o título de Mister Continente Brasil 2015

0comentário

GERUDE1BLOG

Com a eleita Miss Continental Brasil 2015, Yasmim Martins, de Fortaleza (CE), o modelo e cantor João Gerude que ganhou o mesmo título na categoria mister.

 

Representando a capital São Luís, o maranhense João Pedro Andrade Gerude (JP), ganhou neste fim de semana na cidade de João Pessoa (PB), o título de Mister Continente Brasil 2015.

O evento aconteceu no hotel Victory Buzines Flat, em etapas nos dias 25, 26, 27, 28 e 29, com mais a participação de quatro candidatos do Maranhão, entre eles Stefano de Melo Gomes, que foi eleito Mister Maranhão Turismo 2014.

Aos 21 anos, o modelo, atleta e cantor João Gerude; é filho de Meméia com o cantor e compositor Gerude, e canta desde garoto, e, sem descuidar dos estudos (cursa Arquitetura), também atua na cidade como recepcionista de eventos e modelo.

Em abril de 2016, João Gerude vai representar o Brasil no Mister Continente Internacional que vai acontecer na República Dominicana, no Caribe. Até lá, o boa pinta vai viajar por todo o Brasil para apresentações em eventos sociais e turísticos, com cachê e despesas de viagem pagas pelos organizadores anfitriões.

Lembrando que o evento em São Luís é coordenado pelo produtor Jonny Ferreira que é franqueado exclusivo no Estado também do Mister Maranhão Turismo que vai acontecer dia 1º de outubro, no Pátio Norte Shopping.

Com o título nacional ganho por João Gerude em João Pessoa, automaticamente ele sai da disputa do Mister Maranhão, onde era um forte candidato para o título em 2015.

GERUDE3BOG

Vestidos em trajes típicos do folclore maranhense, o Mister Maranhão 2014, Stefano de Melo Gomes, João Gerude, representando São Luís, e Junin Valadão, representando Alcântara; obtiveram excelente classificação no Mister Continente Brasil 2015. (Fotos divulgação )

sem comentário »

Ouro Preto (MG) vai sediar em outubro o seu 1º Festival de Turismo

0comentário

ouropretoBLOG

Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. (Foto divulgação)

 

A cidade de Ouro Preto receberá, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do “trade”.

O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais.

Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país.

Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil.

O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer. O blogueiro e colunista de O Estado, Nedilson Machado (O Ned), foi convidado a prestigiar o evento e já confirmou presença.

sem comentário »

Programa promete revitalizar o centro histórico de São Luís com empreendedorismo e renda

0comentário

CentrohistoricoBLOG

O programa “São Luís, capital para o mundo”, objetiva ocupar a zona de patrimônio histórico com atividades econômicas que gerem riqueza perene.

 

Preservar o Centro Histórico de São Luís e incentivar o desenvolvimento econômico e a geração efetiva de emprego e renda através dos incentivos fiscais, são alguns dos principais objetivos do programa “São Luís, capital para o mundo”, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior no início deste ano.

O programa que a cada dia ganha interesse dos empreendedores e destaque na mídia, engloba o Programa de Geração de Riquezas e Ambiência de Negócios, um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Governo (Semgov), Articulação Institucional (Semai) e de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan).

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável (Seplan), Pablo Zarthur Rebouças, o projeto que se divide em três modalidades: Patrimônio Digital, Conviver no Patrimônio e Projeto Construindo o Patrimônio, foi apresentado formalmente ao governo federal em junho deste ano, com grande receptividade.

A intenção do conjunto de leis é ocupar o centro da capital maranhense, atraindo empreendimento com redução de taxas municipais como o ISS, benefícios federais como redução do Imposto de Renda, PIS e Confins e incentivos estaduais com a redução do ICMS.

Sob a condição que ocupe os imóveis tombados da zona de Patrimônio Histórico – que são cerca de 5300 prédios -, o empreendedor deve manter o imóvel com as características originais de acordo com a década em que foi erguido, bem como garantir a manutenção estrutural do espaço. Somente com a habilitação da primeira empresa, já foram garantidos 3652 empregos na capital maranhense.

A Elo Contact Center, a primeira empresa habilitada no programa, já formalizou mais de 3,6 mil empregos. Mais de 89% destas vagas foram preenchidas por jovens com idade entre 18 e 24 anos, um número impactante no desenho contemporâneo de crise mundial.

Atualmente trabalham 3.652 pessoas na Elo Contact Center, empresa que atua na área do callcenter. A expectativa do crescimento do número de empregos gerados é proporcional ao número de adesão de empresas nativas e de outras regiões do país. A maioria dos contratados são jovens estreantes no mercado de trabalho.

pabloreboucasfotobaetaBLOG

A ideia, segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável (Seplan), Pablo Zarthur Rebouças, “é criar uma zona de livre comércio na cidade e que São Luís pode se tornar um case, no que se refere ao fomento à atividade econômica e à geração de trabalho e renda”.

 

Mais detalhes sobre o programa:

 

O Programa “São Luís Capital para o Mundo” é composto por Programas de Incentivos Fiscais e Pela Unidade de Projetos Especiais – Decreto 47.085/2015 englobando numa unidade só as possibilidades de modelagem de investimento e relacionamento com o município tais como PPP, Concessão e Permissão  e 3 leis municipais de incentivos fiscais aprovadas  com a seguinte configuração:

 

 Lei 5876/14 – Projeto Patrimônio Digital – Redução por até 15 anos de  até 60% do ISSQN para 109 atividades econômicas voltadas para Tecnologia da Informação e Tele atendimento e call center;

– Lei 5917/14 – Projeto Conviver no Patrimônio – Redução por até 30 anos de até 60% do ISSQN, até 50% do IPTU, até 50% do ITBI e até 100% de taxas municipais voltadas para 297 atividades econômicas

Lei 5916/14 – Projeto Construindo no Patrimônio – Redução de até 60% no ISSQN e até 100% das taxas sobre as obras de intervenção, conservação e preservação do acervo imobiliário, urbanístico e paisagístico da Zona de Proteção Histórica.

Cabe desatacar que por conta da exigência legal de publicidade dos incentivos fiscais e das peculiaridades inerentes aos imóveis tombados a Prefeitura criou 3 selos comendas que qualificam as empresas beneficiadas, as entidades fomentadoras e pessoas físicas que comprovadamente pugnem pela conservação e preservação do patrimônio da humanidade com a seguinte conformação:

Empresa Amiga do Patrimônio da Humanidade de São Luís: Para todas as empresas que vierem a se beneficiar diretamente do Incentivo Fiscal. Este selo deverá constar das web pages, impressos e letreiros das empresas beneficiadas

Entidade Parceira do Patrimônio da Humanidade de São Luís: Para todas as entidades, empresas, organizações, autarquias que fomentarem a vinda de empresas a serem beneficiadas pelos incentivos fiscais. Exemplo: A EMAP cria uma condição de pontuação qualitativa nos certames licitatórios para os fornecedores que forem enquadrados como Empresa Amiga do Patrimônio da Humanidade de São Luís

Personalidade Protetora do Patrimônio da Humanidade de São Luís: Para as pessoas físicas que a administração municipal julgar merecedora da comenda no trato com a preservação e conservação do Patrimônio da Humanidade.

sem comentário »

Atletas maranhenses se preparam para os Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza (CE)

0comentário

Vôlei-Jogos-da-Juventude-cob.org_.br_

Vôlei é uma das atrações dos Jogos Escolares da Juventude, competição nacional que tem por finalidade revelar novos atletas. (foto divulgação)

 

O Maranhão terá 157 jovens atletas entre os 12 e 14 anos representando o Estado na primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em Fortaleza (CE), entre os dias 3 e 12 de setembro e reunirá mais de 3.800 atletas.

Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento contribui para a inserção social dos jovens através do esporte e também é um verdadeiro celeiro de talentos. Da delegação que esteve nos Jogos Pan-americanos de Toronto, 75 atletas passaram por alguma edição dos Jogos Escolares.

Em Londres 2012, 17 esportistas foram revelados na competição estudantil, entre eles a judoca medalhista de ouro Sarah Menezes. Londrina (PR) sediará a segunda etapa do evento pela terceira vez. As edições anteriores aconteceram no ano passado, com a etapa de 12 a 14 anos, e, em 2009, com a competição de 15 a 17 anos.

Fortaleza recebeu a competição em 2010. No Paraná, estarão em disputa medalhas em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Já na capital do Ceará, também serão disputadas 13 modalidades, sendo que o vôlei de praia entra no lugar do badminton.

sem comentário »

“Plugcitários no ar” chega a São Luís dia 4 de setembro para reunir jovens da Comunicação

0comentário

PLUGCITARIOS BLOG

Profissionais da Publicidade que estarão dia 4 de setembro no Shopping da Ilha para realizar este conceituado evento para os profissionais de comunicação.

 

Alô povo da mídia. Vem aí o evento “Plugcitários no Ar”. Vai acontecer pela primeira vez em São Luís no próximo dia 4 de setembro, no cinema UCI Kinoplex, do Shopping da Ilha, para um público de 200 pessoas: das 8h, ao meio dia.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site “Plugcitários”. O evento é voltado para jovens publicitários, estudantes universitários, recém-formados que estão ingressando no mercado de trabalho e profissionais que estejam em busca de aperfeiçoar suas habilidades.

Durante a manhã vários profissionais irão tratar sobre assuntos da área como: Erickson Monteiro (CEO do Plugcitários)  com a palestra  “Conquistando Espaço no Mercado Publicitário”; Luiz Coutinho (Diretor de Criação na Phocus), falando sobre “A verdade por trás da Propaganda” e Gabriel Ramalho (Diretor de comunicação Digital da Leme) com a palestra “Mídias sociais: Estratégias de Conteúdo em um mundo de queda no alcance”.

O “Plugcitários” tem o objetivo de proporcionar ao profissional e estudante das áreas de comunicação um momento para questionar e evoluir. Utilizando-se de debates e palestras, com temas que são trazidos por profissionais conceituados de diversas áreas da comunicação.

Tudo isso na intenção de expor a realidade de um modo prático, bem humorado e dinâmico. O evento reuniu mais de 6.000 participantes em 13 cidades.

Inscrições: http://plugcitarios.com/noar/slz/

sem comentário »

Reunião define: Rota das Emoções terá novo plano de ação nos próximos meses

0comentário

ROTA BLOG

Na Rota das Emoções, está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma Unidade de Conservação da Natureza, criado em 1981 com o objetivo de preservar a rica biodiversidade de sua área que compreende dunas, manguezais, restingas, e milhares de lagoas, num total de 155 mil hectares. (foto divulgação)

 

Os secretários de Turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, estados que envolvem a Rota das Emoções, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 27, em Fortaleza (CE).

No encontro, os dirigentes acertaram que o circuito terá um novo plano de ação para os próximos três anos. Do Maranhão, participou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade. Para a secretária, é necessário priorizar as ações de promoção e divulgação, garantindo assim, a consolidação da Rota no mercado nacional e internacional.

Já o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, ressaltou que este novo plano deverá abranger iniciativas concretas e objetivas. “Precisamos garantir resultados em curto e médio prazo, que irão alavancar a economia dos municípios envolvidos”.

Durante a reunião, que também contou com a participação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) dos três estados e representantes dos 14 municípios envolvidos com a Rota das Emoções, o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, ponderou que “as ações estruturantes deverão ficar a cargo dos estados”.

A apresentação do plano acontecerá no dia 17 de setembro aqui em São Luís, onde serão dados os devidos encaminhamentos para o início das ações, realizadas com o aporte financeiro dos Estados e do Sebrae.

 

Rota das Emoções

 

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. É reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos melhores roteiros do Brasil. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro.

No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

sem comentário »

Grupo Xavecada Eletrizante volta animar a Lagoa nesta sexta-feira

0comentário

xavecadablog

Com o melhor do eletro-house e com a diversidade musical apresentada nas festas que bombam neste país, a banda Xavecada marca presença nesta sexta-feira, 28, no Gallery Pub, sempre inovando e com o carisma que a projetou como uma das mais alto astral da Ilha. (foto divulgação)

 

A banda Xavecada Eletrizante, dos queridaços vocalistas Dudu e Andinho, é uma das atrações da balada “Skol Double Senses”, desta sexta-feira, 28, no Gallery Pub, na Lagoa.

Com a proposta de apresentar o som e os ritmos que estão bombando nas grandes festas do circuito Rio-Sampa, a noite terá ainda como atrações a banda Levada do Teco e os Djs Cosmo e Sik.

A label, além de agitação total, ainda vai brindar sua galera com promoção “Senses” a noite toda e distribuição de copos personalizados.

Detalhe: vai ter “Lista Vip” sim, mas com prazo de validade esgotando às 23h, portanto fique atento. A banda Xavecada Eletrizante, a propósito, vem ganhando a simpatia e fidelidade do público jovem graças à fórmula da inovação, levando um estilo inusitado para os palcos, se desvinculando de qualquer rótulo de ritmos musicais. Portanto, merece mais uma vez seu prestígio.

sem comentário »

“It’s Luzeiros”, nesta sexta, traz novidades para agradar aos baladeiros mais exigentes da Ilha

0comentário

ItsLuzeiros1

Trio de Djs que promete sacudir o Hotel Luzeiros nesta sexta: o goiano Lauro Afonso, o paulista Leo Lauretti e o maranhense Macau.

 

Em matéria de balada São Luís não deixa nada a dever às grandes metrópoles do país. A boa nova é a festa “Its Luzeiros”, que acontece nesta sexta-feira, 28, no próprio Hotel Luzeiros, lançando uma exclusivíssima novidade.

Trata-se do atendimento “bottle service”, um serviço diferenciado,  atual tendência das grandes baladas mundiais, para atender aos clientes mais exigentes no quesito bebidas – quem não quer!?.

Pois é, galera. Essa balada, para poucos e bons, que vai rolar a partir das 23h59, orquestrada pelos irmãos Higor e Max Alencar, em sociedade com Leonardo Batistella; vai trazer também atrações pra lá de top no circuito da música eletrônica do Brasil.

A principal é o DJ Leo Lauretti, residente do Royal Club em SP e também produtor de algumas músicas de Nick Romero. Abrindo a festa, o som fino do DJ maranhense – de padrão internacional – Macau, finalizando com o “deep house” dançante do DJ goiano Lauro Afonso.

Para quem se animou aí, um lembrete: os ingressos super limitados estão sendo vendidos na Body Concept e Bilheteria Digital. Mais outro detalhe: para quem quiser reservar mesas, a hostess Gisele estará a postos no 98242-5303.

its luzeiros 3

Os empresários e irmãos Higor e Max Alencar em parceria com Leonardo Batistella, da Sunvibe Produções, sempre antenados nas novidades, assinam a  direção da festa “It’s Luzeiros”.

sem comentário »

Fotógrafa paulista leva as belas imagens do Maranhão para exposição em Miami (EUA)

0comentário

Bianca Blog

A artista Bianca Cutait, que cursou Fotografia de Arte e Retratos com o fotógrafo egípcio Mohamed Bassiouni, leva as imagens do Maranhão para a exposição “Blisterings”, em cartaz neste sábado, em Miami.

 

O Maranhão será mais uma vez destaque numa mostra internacional de arte. Desta vez a iniciativa é da fotógrafa e marchand paulista Bianca Cutait, que, ao ser convidada pela expert em arte contemporânea, Milagros Bello, para expor em Miami, EUA, preferiu mostrar, com belas paisagens fotográficas, a realidade maranhense.

A exposição vai acontecer neste sábado, 29, das 19h às 22h, na Curator’s Voice Arte, em Miami, como parte integrante da mostra “Blisterings”, que – traduzinho – quer dizer “Bolhas”, uma referência à temperatura daquela cidade.

Ressaltando aqui que, em Miami, Bianca tem a assessoria da maranhense Carol Sá (que hoje é cidadã americana, casada com Hamid Aoun). Outro detalhe: as fotos que Bianca vai expor pertencem ao livro “9357 km de segredos pelo Maranhão”, lançado em 2011.

No Maranhão, aliás, ela passou onze meses, fotografando e escrevendo sobre as coisas do nosso estado, quando resultaram as imagens a serem exibidas na exposição.

Bianca Blog2

Uma foto do livro “9357 km de segredos pelo Maranhão”, lançado em 2011, que deverá estar presente na mostra deste sábado em Miami (EUA).

 

Bianca, que sempre está circulando por São Luís, onde tem muitos amigos, inclusive este blogueiro e colunista; prestigiou mais uma vez o Maranhão, ao selecionar uma obra de Rubem Robierb (maranhense de Bacabal), para  compor o loft de 97 m2 da arquiteta Myrna Porcaro, na Casa Cor de São Paulo em 2015, que tinha como tema “Viver Brasileiro em Miami”.

Como os leitores do Blog do Ned sabem, o maranhense Robierb é um dos grandes nomes que desponta nas artes plásticas e fotografia de arte nos Estados Unidos.

Bianca aliás, também tem um história brilhante, nos bastidores das artes. De 2005 a 2008, atuou como consultora de imagem e fotógrafa do maestro João Carlos Martins. Em 2008 iniciou um trabalho com Nirlando Beirão para a elaboração de um livro sobre a Escola de Samba Vai-Vai, em São Paulo.

Hoje é colaboradora de revistas como Vogue RG, Poder e Brasileiros e membro do Comitê de Ação Cultural da Fiesp. (fotos divulgação)

sem comentário »