Ponta D’Areia ganha status de bairro de luxo

1comentário

Reportagem da última revista Cyrela (de veiculação nacional) destaca o bairro como “uma charmosa península  com um pouco de tudo o que São Luís tem de melhor” . Veja aqui alguns trechos da reportagem, de Clara Lacerda,  que contou com o depoimento deste blogueiro e colunista social. (Foto Getty Images )

 

São Luís do Maranhão é uma cidade que vem expandindo seus limites consideravelmente desde a década de 1970.

Na chamada “parte nova” – que  inclui bairros como Renascença e Calhau –, o desenvolvimento de Ponta D’Areia faz parte deste intenso movimento de urbanização.

Se as belezas naturais do bairro, circundado pelo mar e pela Lagoa da Jansen, são seus atrativos mais óbvios, a facilidade de acesso à região, que está apenas a quatro quilômetros do centro, também contribui bastante para fazer de Ponta D’Areia um endereço cobiçado.

A partir da década de 1990, a região da península se beneficiou com a urbanização da Lagoa da Jansen, convertida em Parque Estadual em 1988.

Com essa mudança, a Ponta D’Areia se tornou um cartão-postal da cidade, uma área nobre, repleta de condomínios luxuosos e bem equipados, perto do centro histórico, de shoppings, cinemas e dos principais restaurantes de São Luís.

Opções de lazer não faltam em torno dessa península, seja durante o dia ou à noite. Além da área verde abundante, há uma série de bares e restaurantes que ficam às margens da Lagoa da Jansen.

De vida noturna animada, faz jus à fama de Jamaica brasileira que São Luís carrega. É onde estão localizados os salões de reggae mais Beleza natural, excelência gastronômica e entretenimento emblemáticos da cidade, a exemplo do Chama Maré.

Atualmente, duas obras em curso prometem favorecer ainda mais Ponta d’Areia: o prolongamento da Avenida Litorânea até a praia do Olho D’Água, desafogando o trânsito e aumentando acessibilidade da região; e a construção do Espigão Costeiro de Ponta D’Areia, um quebra-mar para conter o avanço da erosão na área e desassorear o canal.

Concluída a primeira parte deste projeto, já é possível observar um aumento da faixa de areia. A urbanização final do Espigão prevê ainda a construção de ciclovia, quiosques, bancos e um deque de madeira reaproveitada. Tudo isso entre o mar, a lagoa e com vista para o farol que ilumina a ilha.

Ótimos motivos para morar na Ponta D’Areia

A charmosa península onde está localizado o bairro tem limites naturais formados pelo Oceano Atlântico de um lado e pela Lagoa da Jansen de outro.

Sem dúvida, é uma das paisagens mais bonitas da cidade. A orla é cercada por estabelecimentos “com os pés na água”, para ouvir música, comer pratos típicos fresquinhos e ver o pôr do sol pertinho do mar.

A gastronomia típica é um ponto forte da região, que é repleta de restaurantes clássicos, procurados por turistas e pelos próprios maranhenses.

A proximidade do centro da cidade é uma das vantagens do bairro – e o prolongamento da Avenida Litorânea, cuja primeira etapa deve ficar pronta já em setembro, promete facilitar ainda mais o acesso a Ponta D’Areia.

Essa região é perfeita para crianças e também para quem leva um estilo de vida saudável. É repleta de área verde, parques e praças, com estrutura para lazer e atividades físicas.

O incrível Parque Ecológico da Lagoa da Jansen também tem restaurantes, quadras poliesportivas e pista de cooper. Diversão garantida para todas as idades. Ponta d’Areia tem condomínios com estrutura completa de lazer e serviço.

Projetado para a contemplação da natureza local, o Farol da Ilha, um empreendimento da Cyrela, possui 400 unidades prontas para morar perto do Farol de São Marcos.

A incorporadora também está construindo o Île Saint-Louis, imóvel de inspiração francesa, com seis torres de apartamentos de até 305 m² e entrega prevista para dezembro de 2013, além do Península Way, condomínio com vista para o mar e varanda gourmet em todas as unidades, estimado para maio de 2014.

É possível ainda avistar o emblemático Farol de São Marcos de quase qualquer ponto do bairro.

Crescimento e sofisticação

 

É com essas duas palavras que o colunista social maranhense Nedilson Machado define a região da Ponta D’Areia, em São Luís do Maranhão

Quais são as vantagens de morar na Ponta D’Areia?

Além de ser uma praia muito bonita, fica perto de tudo: do centro histórico, dos shoppings, dos cinemas e dos principais bares, restaurantes e boates da cidade.

O bairro mudou muito nos últimos anos?

Muito mesmo. Estou morando na Península há cerca de 13 anos e não dá mais para contar a quantidade de novos prédios que foram erguidos nessa área. Além do mais, a urbanização da Lagoa da Jansen também contribuiu para mudar o visual do bairro, transformando-o em um dos mais belos cartões-postais de São Luís.

Como você enxerga as perspectivas de crescimento da Ponta D’Areia?

As melhores possíveis em matéria de crescimento e sofisticação. Só me preocupo um pouco com a questão de infraestrutura. O crescimento urbano não pode prejudicar nossas praias, que são a grande opção de lazer para toda a população da Ilha.

Que programas você indica na região?

O melhor mesmo são os simpáticos e descontraídos estabelecimentos à beira da praia, onde você pode apreciar o belo pôr do sol e comer delícias da culinária local ao som de um bom reggae. Todo maranhense adora esse programa.

(Fotos Paulo Socha)

1 comentário para "Ponta D’Areia ganha status de bairro de luxo"


  1. Ribamar Mariano

    Ainda está faltando a reurbanização da praça principal da Ponta d´Areia – espaço usado atualmente por bares decadentes, ambiente promíscuo e toda sorte do que não presta. É preciso uma reformulação geral para que os moradores e turistas possam usufruir melhor deste espaço maravilhoso. Também é preciso que as radiolas requeiras, como a Itamaraty, sejam fechadas.

deixe seu comentário