NATAIS PASSADOS EM ITAPECURU

3comentários

Machado de Assis, o maior escritor brasileiro, em um de seus conhecidos sonetos, deixou eternizada esta dúvida: “Mudei eu ou mudou o Natal?”
A indagação machadiana toca-me e remete à minha terra, onde nasci, vivi a infância e a adolescência, tempos em que o Natal não era conduzido pelo desenfreado consumismo, fator que transformou a maior festa da cristandade numa farra gastronômica e permuta de lembranças e presentes.
Se atualmente o sentimento material preside as festas natalinas, no passado, o sentido da espiritualidade reinava como principio básico do evento cristão.
Lembro-me da comemoração do Natal, em Itapecuru, quando as famílias não se preocupavam com a ornamentação das residências e nem as autoridades com a decoração e iluminação das ruas. Tudo girava em torno da vinda ao mundo do Salvador.
Naquela época, decoração natalina, à base de luzes e enfeites nem pensar, pois a cidade ainda não estava servida por energia elétrica. Mesmo com a inauguração da usina de eletricidade, em 1949, pelo prefeito Miguel Fiquene, em nenhuma casa, fosse de rico, remediado ou pobre, via-se esse apetrecho feérico, que surgiu, anos mais tarde, como resultado do processo de modernização da sociedade.
Por isso, no Natal, a comunidade itapecuruense só pensava cumprir e manter aquela tradição que se arrastava ao longo do tempo: os presépios, os quais, depois de instalados, viravam atrações na cidade, com as imagens que representavam o nascimento de Jesus Cristo.
Na manjedoura, confeccionada e armada com palhinhas e plantas domésticas, as presenças simbólicas e idolatradas do Menino Deus, da Virgem Maria, de São José, dos Reis Magos- Gaspar, Belchior e Baltazar, de anjos e pequenos animais.
Os presépios pontificavam na cidade e não eram numerosos. Alguns se apresentavam bem arrumados e enfeitados; outros, contudo, mais humildes e simples, como a maioria da população. Ouso afirmar que o principal e mais visitado era organizado por Raimundo Coelho, mais conhecido por Mundico Rifiri, que residia numa casa localizada na antiga Rua Deserto, depois virou Paulo Ramos, agora é Mariana Luz.
Havia também o presépio da igreja, montado no interior da nave e cuidadosamente preparado pelas irmandades religiosas. O de Mundico Rifiri recebia os caprichos do próprio dono da casa, que o cuidava com esmero e o apresentava com prazer a todos quantos fossem visitá-lo, com a prática de um ritual que acontecia todas as noites. Ali, as famílias e os curiosos se acotovelavam não apenas para admirar aquela obra de arte, mas também participar das ladainhas, entoadas sob fervorosas preces e cânticos religiosos.
Os presépios só eram desmontados a 6 de janeiro, dia consagrado aos Reis Magos, com a queima das palhinhas. O anfitrião oferecia aos convidados mesas com doces e bebidas não alcoólicas. A banda musical da cidade não deixava de comparecer ao evento, que alternava toques profanos e religiosos.
Outra atração também marcante nos dias dedicados ao nascimento do Menino Deus: as apresentações teatrais, chamadas de autos natalinos, que se realizam no quintal da casa do Sr. Tinoco, num palco onde as crianças, vestidas a caráter, protagonizavam cenas que lembravam a chegada de Cristo. Os ensaios ficavam sob a responsabilidade das filhas do dono da casa, Zainha e Dorinha.
Na noite de Natal, o ponto alto se dava com a celebração solene da Missa do Galo, que começava rigorosamente à meia-noite e ministrada pelos padres da época: Alfredo Bacelar, Alteredo Soeiro e José Albino Campos.
Praticamente toda a população comparecia ao ofício religioso, para reverenciar e louvar o nascimento do Filho de Deus. Terminada a missa, os fiéis aglomeravam-se em frente à igreja e se abraçavam fraternalmente, como mandava a tradição cristã. Nesse instante, os sinos repicavam e os foguetes pipocavam no ar.
Poucas famílias, geralmente só as mais abastadas, se davam ao luxo de preparar ceias natalinas, não servidas na véspera do Natal, mas no almoço do dia 25 de dezembro, que não chegavam perto das de agora. Caracterizavam-se pela frugalidade, até porque os produtos natalinos, a maioria sofisticada e importada, só podiam ser vistos na mesa dos mais afortunados e também escassos no mercado. Os pratos que formavam a ceia eram triviais e tradicionais, pontificando peru e leitão assados ao forno, galinha ao molho pardo com ervilhas, fritada de miúdos, vatapá e outros iguarias, sem esquecer as deliciosas farofas.
Não posso esquecer um festejado costume, que dominava a cidade na noite de Natal. Após a Missa do Galo, a prática do roubo de galinhas dos quintais dos incautos. Essas operações não eram de grande risco, pois os lesados não corriam atrás dos prejuízos e nem davam queixas à polícia. Eram praticadas com o sentimento da aventura e com objetivo de proporcionar um bom jantar no correr da madrugada. As vítimas dessas ações, muitas vezes participavam desses rega-bofes.
No tocante aos mimos natalinos, só crianças tinham o privilégio de recebê-los e aquelas que faziam parte da elite local. Não eram brinquedos sofisticados e caros como os atuais. Os pais compravam em São Luis, pois o comércio de Itapecuru não vendia artigos dessa natureza ou refinados.
Os presentes, escondidos ou guardados a sete chaves, só chegavam às mãos dos filhos na madrugada do Natal, depois de colocados debaixo das redes ou ao lado das camas. Lembro da minha ansiedade e de meus irmãos para descobrirmos, ao acordar, o que Papai Noel nos trouxera.
O troca-troca de presente entre adultos não existia. Essa brincadeira, inventada por imposição do marketing empresarial, através dos conhecidos “amigos ocultos” ou “amigos secretos”, só apareceu anos depois, para incrementar o faturamento da indústria e do comércio.

3 comentários para "NATAIS PASSADOS EM ITAPECURU"


  1. Josivaldo Veras

    Parabéns meu amigo pelo belíssimo artigo que nos remete aos costumes da nossa querida Itapecuru. Abraços e um feliz natal e um ano novo de muita paz e alegria. Josivaldo

  2. Josivaldo Veras

    Parabéns meu amigo pelo belíssimo texto que nos remete aos costumes da nossa querida Itapecuru. Abraços e feliz natal.

  3. Alberto Júnior

    Meu confrade e amigo, ler suas memórias é reviver uma Itapecuru que teimo em resgatar. Digo resgatar a cultura e os valores agregandos ao desenvolvimnto de nossa época. Quando criança ainda vivi alguns momentos destes já perdendo sua força de tradição com a morte dos antigos itapecuruenses que os organizavam. Infelizmente, hoje não temos momentos tão brilhantes como estes. Mas, felizmente, temos o nosso B.B.B. (Benedito Bogéa Buzar) para eternizá-los, um abraço e até a próxima reunião da Academia Itapecuru de Letras. Feliz e próspero 2013!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS