A PRISÃO DOS DIRETORES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO MARANHÃO

0comentário

No dia 11 de maio de 1933, há 79 anos, a população de São Luís assistia estupefata a um ato inédito no Maranhão: a prisão de diretores da Associação Comercial do Maranhão a mando do interventor Martins de Almeida.
O capitão Antônio Martins de Almeida foi nomeado interventor federal no Maranhão, a 3 de junho de 1933, pelo presidente Getúlio Vargas com dupla finalidade: comandar o processo eleitoral, com vistas às eleições para a Câmara Federal e Assembleia Constituinte do Estado, que ocorreriam em outubro de 1934, e recuperar a credibilidade do Movimento de Trinta, desgastado pelo insucesso dos ex-interventores Reis Perdigão, Astolfo Serra e Seroa da Mota.
O novo interventor preenchia os requisitos para comandar o estado: militar, não era maranhense e politicamente neutro. Recebeu orientação do presidente da República para colocar ordem na política e nas finanças do Estado. Formou sua equipe com pessoas de fora do Estado. Para ajudá-lo, trouxe em sua companhia o pernambucano Vitorino de Brito Freire, que conheceu na Revolução Constitucionalista de São Paulo, para ocupar o cargo de Secretário de Governo, órgão encarregado de conduzir a política maranhense.
O capitão Martins de Almeida era um homem valente e destemido, daí o apelido de “Bala na Agulha”. Na sua gestão, organizaram-se os “Bandos de Papai Noel”, integrado por pistoleiros nordestinos, com a tarefa de aplicar surras em plena rua nos desafetos do governo. Essa política de violência respigou também em Vitorino Freire, por isso, a fama que conquistou de truculento.
O interventor sabia que não ficaria muito tempo no Maranhão, portanto, não deveria se preocupar em realizar grandes obras. Não por acaso a construção da estrada Coroatá-Pedreiras foi paralisada, obra de seu antecessor Seroa da Mota, militar como ele, que a considerava um investimento público de relevância.
A prioridade do governo era o desenvolvimento de ações administrativas, para a contenção de despesas e pela obtenção de aumento das disponibilidades financeiras, a fim de equilibrar o orçamento por meio do incremento da arrecadação e de rigorosa cobrança de impostos. Por isso, ao assumir demitiu funcionários, reduziu salários e não recorreu a empréstimos junto à rede bancária.
A Associação Comercial do Maranhão não desejava repetir o péssimo relacionamento que teve no governo anterior, quando bateu de frente com o modo de administrar do interventor Seroa da Mota, que ignorava as propostas e reivindicações do empresariado local.
Como as primeiras iniciativas de Martins de Almeida agradaram à Associação Comercial, a diretoria da entidade procurou aproximar-se do interventor, emprestando-lhe apoio e solidariedade às medidas por ele anunciadas com o propósito de melhorar a situação do Maranhão.
Em a nota publicada na imprensa maranhense, em julho de 1933, os diretores da ACM informavam o seguinte: “Recebido neste estado com as mais robustas provas de simpatia e confiança, S. Excia. vem praticando atos que merecem justos louvores, revelando seus honestos propósitos de soerguer o Maranhão, restaurando sua precária situação financeira, com medidas de compressão nas despesas, fomentando as fontes de receita e desenvolvendo sua expansão comercial”.
Estabelecido o diálogo com o interventor, o qual prometeu ver com bons olhos as reivindicações da Associação Comercial, dentre as quais a formação de uma comissão mista, composta de auxiliares do governo e de representantes da ACM, para a elaboração da proposta orçamentária para o exercício de 1934.
As reuniões, a princípio bem produtivas, deixaram de ser amistosas a partir do momento em que Martins de Almeida decidiu que a elevação da receita orçamentária estadual só poderia alcançar bom resultado com o aumento de impostos do comércio.
Aí coisa começou a degringolar, com desencontros entre os pontos de vista do governo e dos empresários, que passaram a ser constantes e diferenciados. De um lado, a ACM com o argumento de que a proposta do governo só seria viável se houvesse redução do total da receita prevista para o orçamento. De outro, Martins de Almeida irredutível e em oposição a ela.
A situação chegou a um ponto de tamanha discordância que os representantes do empresariado maranhense deixaram a comissão. Com isso, a paz que reinava entre o interventor e a Associação Comercial foi de ladeira abaixo. Os impostos foram aumentados e cobrados, mas as críticas dos comerciantes a Martins de Almeida ocorreram na mesma proporção, através de notas na imprensa, movimentos de protesto para boicotar a política de tributação, denúncias às autoridades federais.
A crise atingiu um clima tão incontrolável a partir do momento em que os empresários mandaram expedientes considerados pelo interventor de injuriosos à sua pessoa. Sentindo-se ofendido, sem pestanejar, mandou prender os diretores Eden Saldanha Bessa, Arnaldo de Jesus Ferreira, Afonso Matos, Arnaldo Correia e Aurino Penha por terem incitados os comerciantes a uma greve geral, como reação ao aumento do Imposto de Transações Mercantis.
Os diretores da ACM só foram libertados quatro dias depois, por força de “habeas corpus”.

Sem comentário para "A PRISÃO DOS DIRETORES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO MARANHÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS