MEMÓRIA MARANHENSE

0comentário

MEMÓRIA MARANHENSE
A Fundação Nagib Haickel, com o intuito de preservar a memória maranhense, montou um projeto e começou a executá-lo.
Um documentário de pessoas que realizaram ou prestaram relevantes serviços à nossa terra e à nossa gente.
A primeira personalidade a falar sobre sua história de vida e ações e atividades desenvolvidas nas áreas públicas e privadas, foi o engenheiro Haroldo Tavares, ex-secretário de Viação e Obras, no governo José Sarney, e ex-prefeito de São Luis na gestão do governador Pedro Neiva de Santana.
Os acadêmicos Benedito Buzar e Joaquim Haickel participaram da sabatina e ficaram impressionadas com a inteligência e os conhecimentos de Haroldo sobre qualquer assunto de natureza científica e cultural.
HAROLDO E NIEMAYER
Pouca gente sabe da relíquia que o engenheiro Haroldo Tavares guarda com o maior carinho em sua casa.
Trata-se de uma carta e do traçado, do próprio punho, feito pelo grande arquiteto Oscar Niemayer sobre o projeto náutico para Brasília, com fins turísticos, concebido por Haroldo.
CANDIDATO EXPOSTO
Acabou o governo itinerante, mas Luis Fernando Silva, um dos pré-candidatos à sucessão da governadora Roseana Sarney, continuará visitando o interior do Estado.
No recente périplo da governadora Roseana Sarney, Luis Fernando só não compareceu às visitas às cidades de Itapecuru, Presidente Vargas, Vargem Grande e Nina Rodrigues.
Nestas cidades, chegou a ser confundido com Fernando Fialho.
GANHOU PONTOS
Um deputado estadual marcou presença em todas as cidades visitadas pela governadora Roseana Sarney no governo itinerante: Fábio Braga.
A ele não interessava se tivesse sido votado ou não na cidade visitada. O importante era estar ao lado da governadora, prestigiando-a politicamente.
Com isso, o passaporte de Fábio no Palácio dos Leões terá validade até o final do governo.
MARANHENSES NA EUROPA
Pesquisa da Embratur revela que Paris está perdendo para Praga, o título de capital européia mais procurada pelos que moram no sudeste brasileiro.
Se a pesquisa tivesse consultado os maranhenses certamente o resultado seria diferente.
Lisboa continua, e disparado, ser a cidade da Europa mais visitada pela nossa gente. Marquês de Pombal explica.
PROBLEMAS DO FÊMUR
O maior jogador do mundo de todos os tempos, Pelé, depois de recupera-se de uma intervenção cirúrgica no fêmur, retomou suas viagens internacionais.
No ano passado, algumas personalidades maranhenses foram também operadas com o mesmo problema de Pelé e já voltaram às atividades profissionais.
Mauro Fecury operou-se em São Paulo; José Maria Cabral, no Rio de Janeiro, e José Reinaldo Tavares, em Brasília, Todos estão em plena forma física e técnica.
MARANHENSES NA ABL
Numa sessão da Academia Maranhense de Letras, o intelectual Sebastião Duarte lembrou que, atualmente, só há um escritor maranhense na Academia Brasileira de Letras, José Sarney.
Disse ainda, que em tempos passados, o Maranhão teve vários representantes na Casa de Machado de Assis: Aluisio e Artur Azevedo, Coelho Neto, Raimundo Correia, Graça Aranha, Humberto de Campos, Josué Montelo e Odilo Costa, filho.
Sebastião afirmou também que hoje existem escritores do Maranhão, que, pelo potencial intelectual e projeção nacional, estão habilitados a integrar a Academia Brasileira de Letras, a exemplo de Ferreira Gullar, Nauro Machado, Jomar Moraes e Ronaldo Costa Fernandes.
MÉDICO MARANHENSE
Existem maranhenses, que quando vêem a São Luis deveriam ser recebidos com foguetes, homenageados com banquetes, inclusive pelo governador e prefeito, com direito a feriado municipal e estadual.
Um desses maranhenses é o médico, professor, doutor José Eduardo Moraes Rego, cardiologista famoso no país e no mundo, diretor da área de cardiologia do Hospital do Coração.
O Dr. José Eduardo Moraes, está participando do XXXIII Congresso de Cardiologia, que se realiza em São Luis. Nasceu em Pedreiras, é sobrinho do saudoso Genésio Rego, primo de Claudio Moraes Rego e colega de turma do falecido médico Jackson Lago.
Nenhuma cirurgia de coração se realiza no HCor sem antes passar pela avaliação do José Eduardo.
MUNDINHA EM ITAPECURU
O presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Itapecuru Mirim, Benedito Buzar convidou a professora Mundinha Araújo para proferir palestra sobre Cosme Bento das Chagas, um dos líderes da Balaiada.
Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, ela vai a Itapecuru falar e lançar o seu livro “Em busca de Dom Cosme Bento das Chagas, Negro Cosme – Tutor e Imperador da Liberdade”, em sua segunda edição.
Em tempo: o Negro Cosme foi preso em Vitória do Mearim e enforcado em Itapecuru.
EFEMÉRIDE DUPLA
Em maio duas datas são deveras importantes para a família do saudoso Antônio Jorge Dino.
No dia 14, completa 43 anos que assumiu a chefia do Poder Executivo do Maranhão, em face da renúncia do titular, governador José Sarney, em cumprimento à legislação eleitoral, que o obrigava a desincompatibilizar-se para ser candidato ao Senado da República, pela Arena, nas eleições 1970.
No dia 23 de maio, a família do saudoso médico e político, organiza vasta programação e comemora seu centenário de nascimento, ocorrido na cidade de Cururupu.
AMIGOS INTERNADOS
Três bons amigos estão internados em hospitais da cidade, obviamente por problemas de saúde.
Cláudio Vaz dos Santos(Alemão), no Hospital São Domingos.
Evandro Sarney e José Almir Neves Tavares da Silva, no Hospital UDI,
Para alegria de todos, os três não correm perigo de vida e estão em plena recuperação.
SEXAGENÁRIA
A governadora Roseana Sarney não esconde para ninguém que vai completar 60 anos em junho.
Na reinauguração da Biblioteca Pública, na quinta-feira, ela publicamente declarou sua condição de sexagenária.
Mas a grande assistência que lotava o auditório da Biblioteca, constituída em sua grande maioria de jovens, fez um ligeiro sussurro, como se não acreditasse no que acabara de ouvir da própria voz de Roseana.

Sem comentário para "MEMÓRIA MARANHENSE"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS