NOVOS MUNICÍPIOS

0comentário

Dezessete anos depois de uma emenda constitucional ter retirado das Assembleias Legislativas o poder de decidir sobre emancipações, um projeto de lei complementar, a ser votado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, pode devolver aos deputados estaduais a autonomia de criá-los.
Levantamento feito nas Assembleias Legislativas dos Estados revela que se a porteira for novamente aberta o país poderá ganhar até 410 novos municípios, elevando para quase seis mil o número de cidades brasileiras, que hoje é de 5.570.
Se a lei for aprovada, o Maranhão que já conta com um número absurdo de municípios, passará a ter novas cidades, que não vão contribuir para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
O dinheiro do contribuinte será transferido para municípios sem a mínima condição de sustentabilidade e destinado apenas à locupletação de prefeitos, vereadores e políticos.
FALTA DE MÉDICOS
Em 3 dos 27 estados brasileiros a média de médicos por habitantes está abaixo do mínimo exigido pela Organização Mundial de Saúde.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, só o Maranhão precisará contratar 1.964 profissionais para cumprir a exigência da OMS.
Por isso os Secretários Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, na carta-proposta que encaminharam ao Ministério da Saúde, pedem a contratação de médicos estrangeiros para onde há carência desses profissionais
PÉRICLES NO CHILE
O artista plástico Péricles Rocha prepara uma exposição de seus trabalhos em Santiago do Chile.
A mostra ocorrerá em outubro vindouro e vinte telas de grande porte farão parte da exposição.
Péricles trabalha exaustivamente para mostrar no Chile, onde desfruta de prestígio e seus trabalhos são disputados, o talento e a criatividade do artista plástico maranhense.
REABERTURA DO ATENEU
Há anos o prédio onde funcionava o colégio Ateneu Teixeira Mendes fechou as portas.
O colégio, um dos mais prestigiados do Maranhão, tinha no seu fundador, o saudoso professor Solano Rodrigues, a figura de realce e de referência como educador.
O antigo Ateneu reabrirá as portas não para ser o que foi no passado, mas para abrigar os alunos da Universidade Ceuma.
Localizado no centro da cidade, ali será instalado um campus universitário voltado para o ensino a distância.
CHAGAS E SARNEY
No edital lançado pela Universidade Estadual do Maranhão, com vistas ao vestibular de novembro deste ano, duas obras de autores maranhenses foram indicadas para interpretação de texto.
O romance Saraminda, de José Sarney, e o livro de crônicas, Da arte da falar bem, de José Chagas.
Os vestibulandos interessados nessas obras podem procurar a livraria da Academia Maranhense de Letras.

BIBLIOTECA PROTEGIDA
A Secretaria da Cultura, Olga Simão, empolgada com a reforma da Biblioteca Pública Benedito Leite, tomou importante decisão para impedir que vandalismo volte a destruí-la.
A providência vai ao encontro do pensamento dos pesquisadores, escritores e estudantes que freqüentam aquela Casa.
Na frente da Biblioteca será colocada uma grade de proteção para evitar que os predadores de prédios públicos não a danifiquem e nem a desfigurem.
CHICO’S FECHOU
É para lamentar o fechamento de um dos melhores restaurantes da cidade.
Depois de bom tempo como uma das casas de pasto mais preferidas dos gastrônomos, daqui e de fora, o Chico’s Restaurante desaparece do mapa de São Luis.
O dono do restaurante Francisco Mesquita não teve mais condição de conciliar a política com os negócios. Assim, Vargem Grande ganha um bom vice-prefeito, mas São Luis perde um notável chef de cuisine.
VAGA NO TJ
O desembargador que ocupará a vaga aberta pela aposentadoria de Raimundo Nonato de Souza, no Tribunal de Justiça, será escolhido pelo critério do merecimento.
Pelo que se comenta nos corredores do Poder Judiciário, um magistrado tem chance de trocar a toga de juiz pela de desembargador: Tyrone José Silva.
Trata-se de um juiz sério, competente e muito estimado dentro e fora do Tribunal.
UMA MULHER DE RESPEITO
Claudio Vaz dos Santos (Alemão) e Socorro Bogéa formaram um casal bem ajustado e estimado em São Luis.
Mas o destino, às vezes, faz coisas que nem Deus quer. Depois de um casamento feliz, em que tiveram três filhos, separaram-se para surpresa dos amigos.
A separação, contudo, não cortou o dialogo entre eles. Como pessoas de bom nível social e de elevada formação moral, sempre se deram bem e colocaram os filhos em primeiro lugar.
Recentemente, quando Alemão foi acometido de uma doença grave, Socorro, mais uma vez, mostrou o seu caráter e sua generosidade: veio de Brasília, onde mora, para junto com os filhos, prestar solidariedade e assistência ao ex-marido e amigo.
VEREADORES DENUNCIADOS
O pagamento antecipado dos benefícios da Bolsa Família pela Caixa Econômica, que tanta celeuma vem causando no país, teve um lado positivo: o pagamento desses benefícios a um grande número de vereadores.
Até agora já se sabe que no Maranhão dois vereadores se beneficiaram indevidamente com a Bolsa Família.
Um de Coroatá outro de Fortaleza dos Nogueira. O primeiro recebe o benefício mesmo tendo declarado à Justiça Eleitoral que possui patrimônio elevado. O segundo recebe junto com a mulher.
VAQUEJADA RURAL
O ex-deputado federal Jaime Santana foi um dos introdutores no Maranhão da vaquejada, evento que empolgou o interior do Maranhão, nos anos 1970.
Até hoje Jaime Santana é lembrado pela sua ativa participação em vaquejadas.
Neste final de mês, recebeu convite para marcar presença na Vaquejada de Caxuxa, no município de Alto Alegre. Prometeu, mas não foi por motivo de saúde.
HÁ 150 ANOS
Em 1863, no dia 1º de junho, em Londres, falecia Joaquim Gomes de Sousa. Nascido em Itapecuru Mirim, na fazenda Conceição.
A partir dos 17 anos, Sousinha começou a projetar-se, dentro e fora do Brasil, como engenheiro, médico, matemático, astrônomo, pensador, professor da Academia Militar do Rio de Janeiro e deputado geral pelo Maranhão.
É patrono da cadeira nº 8, da Academia Maranhense de Letras.
HOMENAGEM EM CURURUPU
Neste fim de semana, as atenções da população de Cururupu se voltaram para as homenagens a um de seus filhos mais ilustres: Antônio Jorge Dino.
A esposa Enide, os filhos, netos, genros e noras do saudoso médico e político marcaram presença naquela cidade, onde assistiram atos que lembraram a vida e a obra deixada por um cidadão honrado e que só praticou o bem.
Placas em homenagem ao Dr. Dino foram colocadas na casa onde nasceu e no hospital em que, como médico, prestou relevantes serviços à comunidade.
À noite de sábado, a Câmara Municipal de Cururupu se reuniu para homenageá-lo. O reitor Natalino Salgado, seu conterrâneo, usou a palavra para reverenciá-lo em nome da Universidade Federal do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras.

Sem comentário para "NOVOS MUNICÍPIOS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS