JUNCO DO MARANHÃO

0comentário

Até o final deste ano, a presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Lula poderão visitar o Maranhão.
A atual e o ex-chefe da Nação já receberam convite da Universidade Federal do Maranhão, que tem um vasto número de obras na Cidade Universitária do Bacanga para inaugurar.
Se confirmada a visita, Dilma e Lula podem visitar, além de São Luis, a cidade de Junco do Maranhão, onde 90,5% da população sobrevive por conta do Programa do Bolsa Família.

JUNCO DO MARANHÃO- II

Segundo a revista Veja, a grande maioria dos 3.790 habitantes de Junco do Maranhão passa o dia inteiro vendo televisão, cuidando dos afazeres domésticos ou batendo papo na porta da rua.
Escapou da reportagem, apontar, provavelmente, a maior ocupação dos moradores do município maranhense: botar filhos no mundo.
Com a prática rotineira da saliência, a prole aumenta e cresce a transferência direta do dinheiro às famílias que orgulhosamente vivem na mais completa ociosidade.

AUDIÊNCIA RECORDE

A entrevista do jornalista Benedito Buzar a uma emissora de sua terra natal- Itapecuru, na última terça-feira, elevou a audiência para índices inalcançados.
Foi uma entrevista exclusivamente política em que discorreu sobre o momento pelo qual vem atravessando o município do ponto de vista administrativo.
Sem apelações rasteiras e agressões descabidas, Buzar mostrou que apostou no atual gestor do município, por ser jovem e sem vício político, mas, para sua decepção, ele vem praticando as mesmices de seus antecessores. Sem planejamento e projetos, a cidade vive ao sabor do vento.

DE DEPUTADO A VEREADOR

Ao final da entrevista, Buzar deixou no ar uma bomba: nas eleições de 2016 se candidatará à Câmara Municipal de Itapecuru.
E explicou as razões dessa tomada de posição: começou a sua vida política elegendo-se no pleito de 1962 a deputado estadual pela terra onde nasceu.
Em 2016, quer encerrá-la exercendo o mandato de vereador.

SONO DE CASTELO

Quando estava no exercício do cargo de prefeito de São Luis, João Castelo costumava tirar alguns cochilos em solenidades, especialmente naquelas longas e sem objetivos.
Os cochilos do prefeito, no dia seguinte, viravam notícias nos jornais, nos blogs, nas redes sociais e na televisão.
Na semana passada, na solenidade da abertura dos trabalhos da ONU, com as presenças dos mais importantes estadistas do mundo, a televisão mostrou que os cochilos de Castelo atacaram de modo avassalador os donos do poder.

REITOR EM BALSAS

Na última sexta-feira, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, esteve na cidade de Balsas para cumprir uma das metas de sua gestão.
A instalação dos cursos de Engenharia Ambiental, Mecânica, Civil e Elétrica, todos patrocinados pela UFMA em parceria com a prefeitura municipal e o empresariado local.
É para isso que a universidade serve e assim deve proceder. Montar cursos adequados e apropriados à realidade das diversas regiões do Maranhão.
Esse é o novo comportamento da UFMA e da UEMA, especialmente esta, que num passado recente criava cursos no interior do Estado sem qualquer planejamento regional, mas angariar votos para os reitores que ambicionavam cargos eletivos.

TRATAMENTO DIFERENCIADO

O médico cubano Juan Melquíades Delgado, de 49 anos, recebido com vaias em Fortaleza, transferiu-se para o Maranhão.
Desde que aqui chegou só tem recebido afagos e considerações dos maranhenses, fato que não esconde e exalta com emoção.
O médico cubano está trabalhando no Pólo Base de Saúde Indígena de Zé Doca, onde ao chegar foi ovacionado pelos nativos.

MENINOS ACADÊMICOS

Dois membros da Academia Maranhense de Letras escreveram livros de memórias, com registros das fases vividas na infância e na adolescência.
José Carlos Sousa Silva e Antônio Martins Araújo as publicaram nos livros O menino José e o Menino do Ribeirão.
O presidente da AML, Benedito Buzar já sugeriu aos acadêmicos nascidos no interior do Maranhão que registrem em livro suas experiências nos primeiros tempos de vida.
Jomar Moraes, José Ewerton, Benedito Buzar, Joaquim Itapary, José Sarney, Sálvio Dino, Américo Azevedo Neto, Edson Vidigal, Hélio Maranhão, Carlos Gaspar e Lourival Serejo devem escrever sobre O menino de Guimarães, de Itapecuru, de São Bento, de Pinheiro, de Grajaú, de Coroatá, de Caxias, de Barra do Corda e de Viana.

JOGADA POLÍTICA

Em política a esperteza e perspicácia são ferramentas fundamentais ao desempenho da vida pública.
Um fato aconteceu na semana passada em São Luis, que pode ser considerado como resultado da esperteza e da perspicácia.
O ex-deputado Ricardo Archer assumiu o compromisso com o ex-governador José Reinaldo de se filiar ao PSB.
O assunto logo chegou ao Palácio dos Leões e Ricardo foi chamado e convidado para ocupar o cargo de secretário de Assuntos Políticos.
Topou na hora e deixou Zé Reinaldo na mão.
PALESTRA NA ABL
Há poucos dias o escritor e acadêmico Antônio Martins Araújo proferiu palestra no auditório da Academia Maranhense de Letras sobre a vida e obra do romancista Aluísio Azevedo.
Ao chegar ao Rio de Janeiro onde mora, recebeu convite da presidente da Academia Brasileira de Letras para fazer uma conferência com o tema: De “O Cortiço” aos nossos dias: desafios da habitação.
Martins Araújo não deixou, na palestra, de falar também do irmão de Aluísio, Artur Azevedo, a respeito do qual sabe tudo.
ACADEMIA NA FEIRA
Como vem acontecendo nos últimos anos, a Academia Maranhense de Letras marcará presença nesta Feira do Livro, que terá lugar na Praia Grande.
Obras de intelectuais maranhenses do passado e do presente e editados sob a chancela da AML estarão à disposição dos leitores a preços módicos.
Nesta quarta-feira, às 18 horas, a professora Maria de Lurdes Lauande, Lima, no estande da AML, autografará o livro “São Luis do Maranhão Corpo e Alma, editado sob os auspícios da Alumar.
No sábado, dia 5, o engenheiro Bento Moreira Lima, e no domingo, dia 6, o escritor Lourival Serejo, lançarão os livros “Amazonas” e “Sempre Aluísio”. O primeiro, editado pelo Senado Federal; o segundo, pela Editora 360º.
PROMESSA DA ALUMAR
O diretor da Alumar Nilson Ferraz ficou bem impressionado com a nova edição das Obras de João Lisboa, produto da parceria da Academia Maranhense de Letras com a Alumar.
No lançamento das obras, na noite de quinta-feira, na AML, Nilson, por conta de seu contentamento, prometeu usar todo o prestígio da Alumar para fazer com que os livros de João Lisboa possam chegar ao mercado do sudeste brasileiro, onde certamente serão bem acolhidas pelo eleitores e apreciadores do grande jornalista maranhense.

Sem comentário para "JUNCO DO MARANHÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS