FRANCESES EM SÃO LUÍS

0comentário

FRANCESES EM SÃO LUIS
Na semana passada, uma equipe de documentaristas franceses esteve em São Luis captando imagens e entrevistas para a realização de um documentário sobre a cultura maranhense.
Trata-se de uma co-produção franco-brasileira, organizada pela Gullane Filmes, conhecida por produções de sucesso internacional como “Carandiru” e o “Ano em que meu pai saiu de férias”.
O documentário será veiculado na televisão francesa, pelo Canal Arte, para toda a Europa. No Brasil, pelo Canal Brasil.
No Maranhão, a produção do documentário registrou a força telúrica da cultura popular expressa nos festejos do Bumba meu Boi, gravado na Praia Grande, das Quebradeiras de Coco de Itapecuru, e da região dos Lencóis e do Delta do Parnaíba
CIRURGIA FILMADA
O historiador Milson Coutinho voltou a São Paulo para submeter-se a nova cirurgia, por sinal, delicadíssima.
Internado no Hospital São Luis foi operado por uma equipe de cirurgiões altamente qualificada, sob o comando do competente médico Armando Lobato.
Depois de cinco horas de operação bem-sucedida – Reparadora da prótese abdominal, Milson, para alegria de seus familiares e amigos, está em plena recuperação.
A cirurgia, considerada de risco, teve autorização do paciente para ser filmada e assistida por dezenas de cirurgiões de vários países, que participavam em São Paulo de um simpósio internacional.
VÂNDALO MARANHENSE
Levantamento feito pela Polícia Militar do Rio de Janeiro mostrou que a maioria de manifestantes mascarados é do sexo masculino, jovem e mora na Zona Norte.
Entre os presos, também havia gente de outros estados brasileiros. Um dos quais do Maranhão.
O levantamento não informa se o vândalo maranhense mora no Rio de Janeiro ou se participa dos protestos para ganhar experiência e aplicar posteriormente em São Luis.
GASTÃO E ALCÂNTARA
O ministro Gastão Vieira desde que ingressou na militância política foi bem votado na cidade de Alcântara.
Daquela população, como candidato a deputado estadual ou federal, recebeu votações consagradoras, que as retribui sob forma de recursos que consegue junto aos Governos federal e estadual.
À frente do ministério do Turismo, Gastão negocia com a Agência Espacial em Alcântara uma área para a construção de três projetos fundamentais para a cidade cumprir o seu destino de pólo turístico nacional.
Um hotel de boa qualidade; a recuperação do porto, para facilitar o acesso aos visitantes; e a disponibilização de um horário da lancha da Aeronáutica para o transporte de passageiros, pelo menos uma vez ao dia.
FEIRA DO LIVRO
Para que a Feira do Livro de 2014 obtenha mais sucesso do que a deste ano, a Fundação Municipal de Cultura e os organizadores do evento já fizeram a primeira avaliação.
Outras ainda acontecerão, com o objetivo de recolher informações, críticas, sugestões e subsídios para corrigir lacunas e proporcionar melhor organização ao próximo evento.
Um dos pontos já definidos para a Feira do ano vindouro: transformá-la num projeto internacional, trazendo para São Luis escritores dos países de língua portuguesa.
PALESTRA DE HAICKEL
N a última segunda-feira, o acadêmico Joaquim Haickel esteve na cidade de Imperatriz, para atender ao convite da coordenação do curso de Direito da Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.
Na condição de ex-constituinte, proferiu palestra sobre a elaboração e promulgação da Constituição Federal do Brasil de 1988. Também não deixou de falar sobre um assunto que gosta: reforma política.
Também participaram do evento o deputado Aldo Arantes e o juiz de Direito Marlon Reis.
HÓSPEDE DO SOBRINHO
Ausente bom tempo de São Luis, veio do Rio de Janeiro onde mora, o engenheiro maranhense Luiz Duailibe.
Hóspede do sobrinho, o também engenheiro Aloísio Duailibe, deve ficar entre nós até o final de novembro.
Um dos motivos que trouxe Luiz Duailibe a São Luís: assistir ao casamento do sobrinho, Lucas, filho de Aloísio e Eliane, que se unirá dia 16 deste mês a Bruna Melo, na igreja da Sé, às 19:30 horas.
BIOGRAFIA DE LA ROCQUE
Por solicitação do senador José Sarney, a Gráfica do Senado acaba de lançar um livro sobre a vida política do saudoso Henrique de La Rocque Almeida.
O livro, além de ressaltar os traços biográficos do saudoso político, destaca também os seus principais pronunciamentos no Senado, bem como discursos e artigos de jornalistas do país inteiro em homenagem a um dos mais brilhantes políticos que o Maranhão deu ao Brasil.
Na recente Feira do Livro, a Editora do Senado trouxe o livro, mas esqueceu da publicidade.
POLÍTICA DO SERTÃO
As animosidades entre os Teixeira e os Neiva pelo domínio político do sertão maranhense começaram no final do século XIX e atravessaram de maneira impetuosa todo o século XX.
Só com as novíssimas gerações, que se cristalizaram no século XXI, é que as rugas e as rivalidades entre as duas tradicionais famílias ficaram para trás e perderam força.
Por conta da paz que passou a reinar entre os Teixeira e os Neiva, um membro da nova geração dos Teixeira, o jovem juiz de Direito Marco Antônio, filho do ex-deputado Temístocles, chamou a si a responsabilidade de escrever um livro, no qual pretende narrar, baseado em pesquisas e depoimentos de descendentes das duas famílias, a saga histórica de uma gente que fez da política o instrumento para dominar uma importante região do Maranhão.
LIVROS DE CASSAS
O poeta Luis Augusto Cassas está empenhado numa ação altamente cultural e que só merece aplausos.
Os livros da sua autoria, todos da melhor qualidade poética, que estavam guardados no seu apartamento quer doar às bibliotecas municipais e colegiais.
Com esse objetivo, a primeira remessa dos livros foi entregue ao jornalista Benedito Buzar, que o levará para Itapecuru, onde estão as raízes de Luis Augusto.
CHAGAS EM FORMA
A grandiosidade humana e intelectual do poeta José Chagas é de tal forma excepcional que o seu aniversário foi comemorado em dois dias.
Os amigos que foram à sua residência para comemorar seus 89 anos, ficaram impressionados com a sua saúde, que embora fragilizada, não arrebatou dele a vitalidade intelectual nem a lucidez.
Este ano, o aniversário do poeta teve uma singularidade especial e que ele não esperava: a reedição do livro Colégio de Vento, promovida por Jomar Moraes, do qual recebeu tratamento novo e moderno, e de Marlene Barros, que ilustrou maravilhosamente a obra.

Sem comentário para "FRANCESES EM SÃO LUÍS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS