O INCANSÁVEL HAICKEL

0comentário

O ex-deputado e acadêmico Joaquim Haickel, conquanto esteja sem mandato, desfruta de grandes amizades no meio parlamentar estadual e federal, por isso consegue apoio para importantes projetos de interesse público.
Senadores como Epitácio Cafeteira e Edison Lobão, deputados como Lourival Mendes, Sarney Filho, Cleber Verde, Domingos Dutra, Pedro Novaes e Chiquinho Escórcio, têm atendido as reivindicações de Joaquim em defesa da cultura e do esporte maranhense.
Pedro Novaes e Chiquinho Escórcio, por exemplo, acabam de destinar emendas para aquisição de equipamentos destinados ao Teatro Artur Azevedo e à Escola de Música do Estado, graças aos apelos desse incansável amigo e devoto das artes, das letras e das atividades esportivas do Maranhão.
Em tempo: é da autoria de Joaquim Haickel, quando deputado estadual, as Leis de Incentivo à Cultura e o Esporte, que possibilitam aos setores culturais e esportivos recursos substanciais da SECMA através de captação de tributos da iniciativa privada.
MEDALHA CONSTITUINTE
O ex-deputado Eliézer Moreira recebeu importante convite do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves.
Pede para que esteja dia 27 deste mês, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília, para receber a Medalha Nacional Constituinte, pela sua destacada atuação na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas.
Assim como Eliézer, supõe-se que os demais constituintes federais, à exceção dos deputados Cid Carvalho, Vieira da Silva e Davi Alves Silva, já falecidos, deverão também receber a significativa outorga.
HOMENAGEM AO DENTISTA
Por iniciativa do empresário Mauro Fecury, o Curso de Odontologia da Universidade Ceuma, homenageou o saudoso e conceituado dentista Vancrílio da Costa Gonçalves.
Foi dado o nome do homenageado ao Centro de Procedimentos Odontológicos, espaço ocupado por uma sala de cirurgia em forma de arena, onde tudo que é feito em termos de procedimentos odontológicos, é veiculado por aparelhos de televisão por alunos e professores.
O homenageado, no passado, era o dentista que cuidava profissionalmente da família Fecury.
UM SÉCULO
Os filhos de Orlando da Silveira Leite, ex-professor da Faculdade de Direito, jornalista e ex-procurador geral do Estado, promoveram na noite de quarta-feira uma programação em sua homenagem.
Às 19:30 horas, missa em homenagem ao seu centenário de nascimento, na Igreja de Santo Antônio. Em seguida, no Excellence Buffet, no Araçagy, um jantar aos convidados, que tiveram a oportunidade de ver um documentário sobre a vida e a história do saudoso mestre.
Dois oradores usaram a palavra: o filho José Márcio Soares Leite e o ex-aluno, Edomir Martins de Oliveira. Do Rio de Janeiro, veio o Dr. Paulo da Silveira Leite, irmão do ilustre falecido.
HOMENAGEM A MARILDES
A cidade de Viana viveu ontem um dia incomum por conta da homenagem à secretária adjunta da Cultura, Marlilde Mendonça de Abreu.
A homenagem teve o patrocínio da Academia Vianense de Letras, que entregou a Marlildes a placa “Honra ao Mérito Vianense”, em reconhecimento ao seu importante trabalho de apoio e incentivo à cultura maranhense e em especial à vianense.
A secretária da Cultura, Olga Simões, fez questão de comparecer ao evento.
LIVRO DE LAURA
O mês de dezembro começa trepidante em matéria de lançamento de livros.
No dia 3, terça-feira, às 19 horas, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho, a acadêmica Laura Amélia Damous lança sua poesia reunida, com o título de Inventário dos sentidos.
ARLETE E NAURO
NA última terça-feira, o poeta Nauro Machado e a cronista Arlete Nogueira da Cruz Machado estiveram em Itapecuru, em companhia do acadêmico Benedito Buzar.
O poeta e a cronista, em comemoração à Semana da Cultura, falaram sobre as suas obras literárias e assinaram autógrafos.
O prefeito de Itapecuru, Magno Amorim, fez questão de marcara presença na solenidade e ainda adquiriu 50 exemplares do O Rio, da autoria de Arlete.
ELEIÇÃO NA ACADEMIA
Nesta quinta-feira, os membros da Academia Maranhense de Letras vão se reunir para cumprir o que manda o Estatuto da instituição.
Eleger a nova diretoria da Casa de Antônio Lobo, para o biênio 2014-2015.
Apenas uma chapa concorre ao pleito acadêmico: a encabeçada por Benedito Buzar, que atendendo aos apelos dos confrades, decidiu aceitar a tarefa de mais uma vez dirigi-la.
DESEMBARGADOR SERESTEIRO
Provavelmente os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão ainda não sabem que um de seus membros toca violão e canta.
Mas os acadêmicos da Academia Maranhense de Letras já sabem que o confrade Lourival Serejo não é um exímio violonista, mas dá conta do recado.
Na arte do canto, sua especialidade é música brega. Na mocotozada na casa de Waldemiro Viana ele foi atração.
SETENTA ANOS
O ex-deputado federal, Jayme Santana, reuniu os amigos de geração, na semana passada, em sua residência no Olho D’Água, para comemorar uma data especial.
Os seus bem vividos setenta anos. Os três filhos dele com Alberlila, que moram em Brasília, Isabela, Gabriela e Pedro, e também a mãe, Dona Eney, marcaram presenças.
De sua geração, participaram Aziz Tajra, Claúdio Alemão, José Reinaldo Tavares, Márcio Viana Pereira, Benedito Buzar, Cléon Furtado, Alexandre Jorge, Mário Lameiras Filho, Faustinho, Mauro e Miguel Fecury.
JAIR RODRIGUES E AMIGOS
Para que nenhuma falha ocorra, Mauro Fecury já providenciou tudo para que a Festa dos Amigos seja como sempre agradável, fraterna, alegre e contente a todos os convidados.
Este ano, o evento, organizado na área de lazer do Ceuma, contará com a presença do cantor e sambista Jair Rodrigues.
Mauro reserva uma surpresa aos convidados, a ser conhecida em meio à festa.
SÔNIA E PRÓ-REITORIA
A escritora Sônia Almeida faz parte do Conselho Estadual de Educação e da Academia Maranhense de Letras.
Na semana passada, ela, na reunião das duas instituições, comunicou aos confrades que deixou o cargo de pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão.
O reitor Natalino Salgado ainda não nomeou substituto para o cargo vago.

Sem comentário para "O INCANSÁVEL HAICKEL"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS