24º BC NA AMAZÔNIA

0comentário

Na semana passada, o coronel Heber Costa, comandante do 24º Batalhão de Caçadores, reuniu oficiais da ativa e da reserva para fazer uma comunicação.
Depois de considerações a respeito do momento em que vive as Forças Armadas no Brasil, especialmente o Exército, o coronel foi direto ao assunto, que surpreendeu sobremodo a oficialidade que está fora da caserna.
Segundo o comandante, a partir do dia 10 de dezembro vindouro o 24º Batalhão de Caçadores de São Luís não estará mais sob a jurisdição da 10ª Região Militar, sediada em Fortaleza.
O Batalhão Duque de Caxias, em obediência a ordem superior e em harmonia com a nova estratégia militar, passará para o Comando Militar da Amazônia, sediado em Belém.
DENÚNCIA PASTORAL
A Pastoral Carcerária Nacional, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, faz mais uma denúncia contra o modo de julgamento de presos em algumas cidades maranhenses.
Segundo a Pastoral, nas cidades de Imperatriz, Davinópolis e Açailândia, os presos só conhecem os advogados designados para defendê-los em momentos antes do julgamento.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está reclamando do Estado um novo tipo de comportamento da Defensoria Pública.
MUDANÇA DE RESIDÊNCIA
Desde o mês de agosto, José Almir Neves Tavares da Silva e a esposa Guivi deixaram a casa da Rua Coelho Neto, onde moravam há anos, e a trocaram por um apartamento no Calhau.
A mudança deveu-se exclusivamente a motivos de segurança e saúde.
Guivi já se adaptou à nova moradia, mas José Almir ainda sente saudades da antiga casa no bairro dos Remédios.
Em tempo: José Almir já seleciona os convidados para o almoço em fevereiro de 2014, quando completa oitenta anos.
MULHER FORTE
Dona Lila Léa, viúva do coronel Alberto Braga, é um exemplo de mulher forte e corajosa.
Do alto de seus 89 anos, sofreu queda em casa, fraturou o fêmur e teve de ser operada às pressas.
Depois da bem-sucedida cirurgia, passou por complicações cardiológicas que a obrigaram a receber quatro stentes e um marcapasso.
Tirou tudo isso de letra, recebeu alta, está em casa, onde se recupera plena e lucidamente.
ABRIGO DA PRAÇA
Agora que o Centro Histórico de São vai passar por profunda reforma, nada mais oportuno lembrar ao IPHAN sobre um enclave anacrônico, horroroso e encravado na Praça João Lisboa, de onde já deveria ter saído.
Trata-se do chamado abrigo novo, construído em outra época, que já deu o que tinha que dar.
Hoje, aquele monstrengo, além de inútil, não tem nada a ver com a paisagem arquitetônica do Centro Histórico.
Na administração do prefeito Castelo, a destruição do abrigo chegou a ser anunciado, mas acabou no esquecimento.
SOBRADO AMARELO
A secretária da Cultura Olga Simão, esteve na semana passada em Viana, onde tratou de um assunto de grande importância cultural.
Depois do serviço de manutenção, realizado pelo Corpo de Bombeiros para o Sobrado Amarelo não desabar, a prefeitura de Viana e o Governo do Estado chagaram a um denominador comum quanto ao imóvel que pertence à família Gaspar.
O prefeito Chico Gomes assumiu a responsabilidade de desapropriar o secular sobrado e a secretária da Cultura, Olga Simão, assegurou a recuperação do imóvel pelo Governo do Estado.
ODILO E RANGEL
A Academia Maranhense de Letras começa a se movimentar para as comemorações em 2014 do centenário de dois expoentes da literatura e da economia maranhense.
O poeta e jornalista Odilo Costa, filho e o economista e escritor Inácio Mourão Rangel.
O primeiro, nascido em 14 de dezembro; o segundo, a 20 de fevereiro.
MULHERES ASSALTANTES
As mulheres estão cada vez mais participando das atividades no mercado de trabalho.
Em certos setores profissionais a presença do sexo feminino chega a ser mais forte que o masculino.
Mas não é apenas em áreas nobres e decentes que as mulheres estão atuando com destaque. Também em atividades nada edificantes ou perniciosas passaram a atuar ativamente.
No Maranhão, por exemplo, é assombrosa a participação marcante do sexo feminino, principalmente de adolescentes, em ações criminosas ou danosas à sociedade.
Raros delitos, nos dias de hoje, em que pelo menos uma figura feminina não esteja presente.
RETORNO DE HELENA
Depois de cumprir quatro mandatos de deputada à Assembleia Legislativa, a brilhante e correta advogada Helena Heluy abandonou a vida política.
Mas ninguém deve estranhar se Helena for convidada ou convocada para retornar à atividade política nas eleições de 2014.
São duas as possibilidades da ex-deputada volver à cena partidária: como representante do PT para compor a chapa do candidato a governador Luis Fernando Silva, na condição de vice; ou suplente de senador na coligação PMDB-PT.
HOMENAGEM A HAROLDO
Harmoniosamente, a Federação das Indústrias do Maranhão, o Sindicato da Construção Civil e o Senai decidiram dar o nome do inesquecível engenheiro Haroldo Tavares ao Centro de Treinamento do Sinduscon.
Nesta semana, os presidentes da Fiema, Edilson Baldez, e do Sindicato da Construção Civil, Fábio Nahuz, farão essa comunicação aos familiares do saudoso engenheiro, urbanista e humanista, que tanto fez pelo desenvolvimento de São Luis.
A solenidade de inauguração do Centro de Treinamento será em 12 de dezembro.
BUZAR REELEITO
Na última quinta-feira, os membros da Academia Maranhense de Letras se reuniram para cumprir o dispositivo estatutário que determina a eleição da nova diretoria da Casa de Antônio Lobo.
Como estava previsto, apenas uma chapa concorreu à eleição, sendo vitoriosa a encabeçada pelo jornalista Benedito Buzar, que dirigirá a instituição por mais dois anos.
A posse da nova diretoria só ocorrerá em março após o recesso acadêmico, que começará no dia 15 de dezembro.
NOME DO CONSELHEIRO
Após a aprovação pela Assembleia Legislativa do vice-governador Washington Oliveira para compor o Conselho de Contas do Estado do Maranhão, comenta-se que apenas um deputado levantou uma questão.
Queria saber como o nome do substituto de Yedo Lobão deve ser escrito.

Sem comentário para "24º BC NA AMAZÔNIA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS