CENTRO COMERCIAL

0comentário

O presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro, bateu o martelo.
No ano que se avizinha será iniciado definitivamente o projeto de construção do Centro Comercial, localizado na Avenida dos Holandeses, no Calhau.
O projeto, com mais de 9 mil metros quadrados, terá seis pavimentos, garagem com 170 vagas, loja âncora e 16 lojas-satélites, praça de alimentação e lanchonetes.
Dois andares serão dedicados exclusivamente às salas comerciais. Pela previsão de Arteiro a obra será concluída em 2016.
BEIJA-MÃO
O beija-mão foi um ritual trazido ao Brasil por D. João VI.
Em sinal de respeito e veneração ao rei, os súditos que iam visitá-lo costumavam beijar-lhe a mão.
Esse protocolo atravessou o Império e chegou a ser cumprido por algum tempo no regime republicano. Realizava-se ao final do ano, quando os segmentos representativos da sociedade eram recebidos pelo presidente da República ou pelos governadores estaduais.
No Maranhão, Pedro Neiva de Santana foi o último governador a receber políticos, empresários, sindicalistas e outros setores sociais para a confraternização de final de ano, quando mandava abrir o Palácio dos Leões para trocar afagos e jogar conversa fora.
BOAS PRÁTICAS
Não são poucos os maranhenses que já ocuparam cargos importantes na administração federal.
Mas nenhum foi tão glorificado como o deputado Gastão Vieira, no exercício do cargo de ministro do Turismo, no governo Dilma Roussef.
Para coroar sua brilhante passagem pelo Ministério do Turismo, na semana passada, foi homenageado pela Controladoria-Geral da União, que, no Dia Internacional Contra a Corrupção, recebeu prêmios pelas ações em prol da transparência e de boas práticas na administração pública brasileira.
PERMANECER NO CARGO
O desempenho de Gastão Vieira no cargo de ministro do Turismo tem o reconhecimento público tão grande que passou a ser assediado a permanecer na pasta que ocupa de modo decente e exemplar.
A última pessoa a lhe fazer tal apelo foi o vice-presidente da República, Michel Temer, no entendimento de que o parlamentar do PMDB, além da excelente atuação no cargo de ministro, é um dos melhores quadros do partido.
Sensibilizado com a proposta do vice-presidente, Gastão recusou-a, pois sua prioridade política em 2014 é disputar mais uma vez as eleições de deputado federal e renovar o seu mandato.
CONFRATERNIZAÇÃO DA AML
Os membros da Academia Maranhense de Letras vão se reunir nesta quinta-feira em um evento especial.
O ponto de encontro será na casa do acadêmico Ney Bello Filho, que, este ano, fez questão de receber os confrades em torno de uma festa de confraternização.
Como reza a tradição, os acadêmicos realizarão o “amigo oculto” à base de troca de livros.
BARRACA DO FELIX
Como sempre e por causa da televisão, aparece na cidade alguém para tirar proveito das novelas veiculadas pela TV Globo e transmitidas no Maranhão pela TV Mirante.
Um vendedor de cachorro-quente, por conta do sucesso que o produto vem fazendo em Amor à Vida não perdeu tempo.
A sua venda de hot dog, na Praça Deodoro, ainda sem nome, foi batizada de “Barraca do Felix”.
SEGUNDA PARCELA
O pagamento da segunda parcela do 13º salário, no dia 20, vai despejar um montante de recursos na economia maranhense.
A maior parte do dinheiro virá dos cofres públicos e animará especialmente o comércio varejista.
Como a primeira parcela do 13º salário, pago em junho, destinou-se ao pagamento das dívidas, a segunda parcela, será aplicada em compras.
Em tempo: confiando no incremento das vendas de final de ano, alguns empresários tomaram empréstimos bancários para pagar o 13º salário.
PREFEITOS EM APUROS
Para os prefeitos, dezembro é pior mês do ano.
Em cumprimento à legislação, obrigam-se a pagar dois salários: o 13º e o correspondente à jornada de trabalho.
O 13º salário até que pagam. Agora, o de dezembro ninguém sabe quando.
Com todas essas dificuldades financeiras que as prefeituras estão sofrendo ainda tem político querendo criar mais municípios.
CONVITE DE ROSEANA
A presidente Dilma Roussef convidou os ex-presidentes da República para assistirem, na África do Sul, a cerimônia em homenagem ao falecido presidente Mandela.
Se a governadora Roseana Sarney imitasse o gesto de Dilma e convidasse os ex-governadores do Maranhão para acompanhá-la em alguma solenidade especial, teria de chamar políticos que ainda estão em plena atividade.
O pai, José Sarney, João Castelo, Epitácio Cafeteira, João Alberto, Edison Lobão e José Reinaldo.
LIVRO DE LOURIVAL
O desembargador Lourival Serejo foi o intelectual que mais lançou livro este ano em São Luis.
Como é um escritor eclético, publicou um livro de poesia “Pescador de memória”; em seguida, o ensaio “Aluísio Azevedo sempre”.
Nesta terça-feira, às 17 horas, no salão nobre do Tribunal de Justiça, Lourival relança “Direito Constitucional da Família”, obra refeita como se fosse um livro novo, com conteúdos diferentes, mas permanecendo intocável na perspectiva constitucional.
TURMA DE MEDICINA
O Conselho Regional de Medicina realiza nesta sexta-feira cerimônia especial, emblemática e nostálgica.
O cinqüentenário da primeira turma do curso da Universidade Federal do Maranhão.
Professores e médicos, vivos e mortos, integrantes dessa turma serão homenageados pelo CRM.
Fazem parte dessa turma, alguns profissionais ainda em plena atividade: Elízia Fernandes, Euler Vidigal, Francisco Amazonas, Edinólia Serra Cordeiro, Getúlio Albuquerque e José Domingos Costa.
Um nome que certamente será lembrado na solenidade: o saudoso bispo, Dom José Delgado, que fundou a Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Católica, mantida pela Sociedade Maranhense de Cultura Superior.
NATAL DAS MERCÊS
O senador José Sarney confirmou presença na festa de confraternização natalina, que, nesta terça- feira, a partir das 17 horas, acontecerá no Convento das Mercês.
Antes da chegada de Papai Noel, a ser recebido com muita música e alegria, um cortejo natalino percorrerá as ruas do Desterro.
BALEIRO E ACADEMIA
A Academia Maranhense de Letras ficou bastante sensibilizada com a homenagem que o cantor e compositor prestou ao poeta José Chagas, na semana passada.
Zeca Baleiro, além de produzir um belo filme sobre a vida e a obra do poeta, musicou alguns poemas de Chagas e gravou em DVD.
O artista maranhense, por conta dessa iniciativa cultural, receberá significativa mensagem de agradecimento dos imortais, alguns dos quais já pensam vê-lo futuramente na Casa de Antônio Lobo.

Sem comentário para "CENTRO COMERCIAL"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS