AS ÓBVIAS PREVISÕES DO ANO-NOVO

0comentário

Sempre olhei os que dizem ter o poder de fazer previsões ou exercícios de futurologia de maneira atravessada ou com o pé atrás, pois, salvo melhor juízo, são usurpadores da boa-fé das pessoas. Valem-se dos momentos da fraqueza humana, seja física, mental ou psicológica, para persuadirem ou sugestionarem os incautos e inocentes e levá-los a pensar que poderão superar suas dificuldades ocasionais ou seus problemas vivenciais por meio de presságios falsos e ilusórios.
Confesso que nessa matéria de previsão ou futurologia sou um cara cético. Mesmo assim, por impulso e curiosidade dei-me ao trabalho de assistir a uma sessão em que os interlocutores dos espíritos do Além avocam a responsabilidade de dar conselhos, orientação ou receitar remédios aos que estão em situação de vulnerabilidade ou de carência.
Nada do que vi nessas sessões levaram-me a ter crença ou fé na palavra dos que falavam em nome dos espíritos ditos elevados. Se, por um lado, permaneci incrédulo e assustado com as cenas absurdas, vexatórias e constrangedoras, só vistas em locais preparados para o exercício de tais práticas, por outro, pude ver no rosto das pessoas ali presentes e condicionadas a receber passes e fluidos do mundo sobrenatural, manifestações ululantes em busca de esperança, de cura para os males físicos, mentais ou psicológicos, e convictos de que suas vidas mudariam para melhor.
Como a futurologia é o foco desta matéria (jornalística), nada mais oportuno do que a temporada de final de ano para se fazer previsões e exercícios premonitórios, bem como vocalizar fatos, atos e episódios óbvios que podem vir à tona ao longo deste ano.
Para mostrar como tais previsões são destituídas de conteúdos científicos, portanto, não merecedoras de crédito, pois são frutos da imaginação fértil dos ludibriadores da boa-fé, disponho-me, do alto da minha incredulidade mediúnica, a anunciar alguns acontecimentos, que pela sua obviedade, podem ocorrer em 2014, aqui e alhures, a despeito de eu não ter a mínima vocação ou tendência para espírita, médium, mago, pai de santo, vidente ou babalorixá.
Levando em conta de que o próximo ano será praticamente dedicado às eleições e à Copa do Mundo, vejamos o que nos espera em matéria de obviedade com respeito a esses e a outros assuntos.
No tocante ao pleito presidencial, não será fácil a reeleição de Dilma Roussef. Lula vai ter de se desdobrar para a candidata do PT retornar ao Palácio do Planalto. A eleição só será definida no segundo turno, quando ela terá de enfrentar Aécio Neves ou Eduardo Campos.
A governadora Roseana Sarney deixará o Governo em abril para se candidatar ao Senado e será eleita com folga. Quem a substituirá no Palácio dos Leões é o deputado Arnaldo Melo, depois de um acordo político que dará muito trabalho ao Governo para contemplar as forças interessadas na sucessão governamental.
As eleições para a sucessão de Roseana serão as mais difíceis e complicadas para o grupo Sarney. A despeito disso, Luis Fernando vencerá o pleito, mas no segundo turno.
Quanto às eleições para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, poucos deputados não se reelegerão. A falta de bons candidatos fará o eleitorado votar em quem já está no desempenho do mandato.
O deputado Manoel Ribeiro, na próxima legislatura, tentará novamente ser o presidente da Mesa Diretora da Assembleia, mas não será fácil essa empreitada. O deputado Ricardo Murad está com tudo e não está prosa para ser o deputado estadual mais votado e, quem sabe, o presidente do Legislativo estadual, se não for mantido no cargo de secretário de Saúde.
O senador José Sarney pode voltar ao Senado, elegendo-se pelo Estado do Amapá, onde tem o seu domicílio eleitoral. O grande obstáculo para sua reeleição não é o eleitorado ou as lideranças políticas amapaenses, mas a sua família que quer poupá-lo das vicissitudes da campanha eleitoral. Alguns vereadores terão os mandatos cassados por envolvimento em operação fraudulenta com um banco privado e poderoso.
O Tribunal Regional Eleitoral tem tomado providências e cercando-se de todos os cuidados para evitar que a fraude e o derrame de dinheiro marquem presença neste pleito. Quanto à fraude, o TRE pode até impedi-la, mas será impossível deter a influência do dinheiro.
No que diz respeito à Copa do Mundo, o Brasil tem tudo para ser o campeão pela sexta vez, basta que os cartolas não atrapalhem. Quem não tiver apartamento ou casa de amigo ou parente para se hospedar, não deve viajar para o Rio de Janeiro na época da Copa do Mundo, pois não há mais vagas em hotéis. Os que desejarem assistir algum jogo da Copa, que viajem para Fortaleza e procurem lugares em ônibus fretados, pois as passagens aéreas estão quase todas esgotadas e os hotéis praticamente reservados.
Nos dias de jogos do Brasil, as repartições públicas federais, estaduais e municipais não funcionarão. As empresas privadas fecharão as portas antes dos jogos, mas reabrirão após as partidas.
Outros fatos que terão São Luis por palco em 2014: muita gente conhecida vai viajar para o andar de cima; o número de assassinatos e de assaltos continuará crescendo, levando o sistema de segurança à crise e à instabilidade; o inverno será rigoroso e as cidades que sofrem com as enchentes dos rios trarão problemas para os moradores ribeirinhos e aos governantes; os hospitais da cidade continuarão insuficientes e deficientes para atender a demanda de doentes; o trânsito ficará ainda mais caótico e os motoqueiros serão os responsáveis pelo assustador número de acidentes no tráfego; contratar empregada doméstica só nas portas de colégios de cursos médios e nas faculdades de ensino superior; algumas empresas de construção civil quebrarão e deixarão os compradores de apartamentos em situação difícil; um padre muito conhecido será afastado de suas obrigações eclesiásticas por praticar pedofilia; um pastor evangélico será preso por desviar dinheiro de sua igreja; um casamento entre mulheres homossexuais e de bem com a vida, abalará a sociedade; será descoberto o nome de um importante político que teve participação direta no assassinato do jornalista Décio Sá; o Sampaio Correa não terá na série B o mesmo desempenho que teve na série C.
Viram como é fácil fazer uma lista de previsões óbvias? Se o espaço fosse maior, as obviedades seriam mais abundantes, extravagantes e inusitadas.

Sem comentário para "AS ÓBVIAS PREVISÕES DO ANO-NOVO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS