O JOGO DA MEMÓRIA DE 64

0comentário

Há um tipo de exercício que serve para avaliar se nossos neurônios são capazes de responder o que fazíamos em certos momentos ou ocasiões que marcaram as nossas vidas.

Esse exercício é chamado de jogo da memória, através do qual fazemos um esforço para nos lembrar de nomes, datas, lugares, circunstâncias e passagens que vimos ou presenciamos, mas que o tempo se encarregou de levá-los para bem longe.

Nesses dias em que o País está discutindo e debatendo o movimento militar, deflagrado em 31 de março/1º de abril de 1964, que destronou João Goulart, da Presidência da República, recorro ao jogo da memória, para saber dos que vivenciaram , assistiram ou participaram daquele momento ímpar da história do Brasil, se os seus neurônios ainda lhes dão condições de recordar de atos e fatos que aconteceram no Maranhão há 50 anos.

Se as perguntas abaixo formuladas sobre aquela tumultuada fase da política brasileira, forem respondidas na sua quase totalidade, estes, podem orgulhar-se de possuir uma memória privilegiada e não correm o risco de constrangimento quando a ela recorrerem. Em caso contrário, ou seja, se não souberem respondê-las, pelo menos a metade, procurem o quanto antes um tratamento médico para a memória funcionar e não passarem decepções ou vexames.

Primeira pergunta: o que fazia ou onde estava no dia em que os militares desencadearam o movimento para derrubar João Goulart?

Segunda: lembra-se dos nomes do governador e do vice do Maranhão, em 1964?  Em caso positivo, quais os apelidos deles.

Terceira: e dos presidentes da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário do Maranhão? Quantos e quais os desembargadores do TJ que foram obrigados a se aposentar por pressão militar?

Quarta: o prefeito de São Luis era nomeado ou eleito e o nome dele.

Quinta: quantos deputados formavam o plenário da Assembleia Legislativa e quantos apoiavam o governo?

Sexta: será capaz de citar três deputados federais, três deputados estaduais e os senadores que representavam o povo maranhense naquela época?

Sétima: lembra-se a quem deu o seu voto para deputado federal e deputado estadual nas eleições proporcionais de 1962?

Oitava: citar os deputados estaduais e federais cassados pelo regime militar.

Nona: diga os nomes dos coronéis-comandantes da Guarnição federal e do 24º Batalhão de Caçadores. Eram maranhenses ou de outros estados?

Décima: quantos jornais circulavam em São Luis e qual deles encerrou as suas atividades por causa do golpe militar?

Décima primeira: citar o principal partido político que dava sustentação ao governo do Estado e às Oposições Coligadas?

Décima segunda: quem era o arcebispo do Maranhão e qual a principal ação praticada no seu arcebispado?

Décima terceira: dizer o nome do senador do Maranhão que votou no general Eurico Dutra nas eleições indiretas que elegeu o general Castelo Branco presidente da República?

Décima quarta: quais as primeiras pessoas presas em São Luis pelos militares e conduzidas ao 24º Batalhão de Caçadores?

Décima quinta: como era chamado o prédio, localizado na Praça João Lisboa, onde funcionava a pequena e inexpressiva célula do Partido Comunista do Maranhão, invadido pelos militares? Se lembrar, diga quem o ocupa nos dias atuais.

Décima sexta: quem era o deputado federal, do PSD, pré-candidato a governador do Maranhão, vetado pelos militares?

Décima sétima: diga o nome dos líderes da bancada do governo e das oposições na Assembleia Legislativa, na época do movimento de 64?

Décima oitava: em 1964, já existia a Universidade Federal do Maranhão?

Em caso positivo: quem era o reitor?

Décima nona: citar o nome do político e do poeta maranhense que foram exilados?

Vigésima: qual a entidade empresarial do Maranhão que sofreu intervenção federal e teve cassada a sua Carta Sindical pelo governo militar?

Respostas: no próximo domingo.

Sem comentário para "O JOGO DA MEMÓRIA DE 64"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS