CAVERNAS NO MARANHÃO

0comentário

O Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, através do professor Cláudio Eduardo de Castro, está desenvolvendo o projeto Cavernas do Maranhão.

Objetivo: descobrir, topografar e catalogar locais que registram a presença de formações geomorfológicas da crostra terrestre, que abrigam recursos arqueológicos que podem contribuir para a descoberta de materiais de eras passadas.

Os primeiros trabalhos de pesquisa já revelaram a presença de cinco cavernas na Ilha do Medo, em São Luis, formadas pela ação das ondas do mar.

SENADORES IDOSOS

Pelo regimento do Senado, os senadores mais idosos devem participar das Comissões Parlamentares de Inquérito ali instaladas.

Para compor a CPI da Petrobrás, o Senado fez o levantamento dos senadores mais idosos e apontou os senadores Epitácio Cafeteira, Garibaldo Alves e José Sarney.

Como Cafeteira é o mais longevo dos três, com 89 anos, poderá ser indicado para fazer da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás.

PEDRINHAS É CARANDIRU

Um artigo de alto nível, da autoria do escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Marcos Luchesi, foi publicado no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, sobre a penitenciária de Pedrinhas.

Depois de analisar, com propriedade e lucidez, os problemas críticos do sistema carcerário brasileiro, tomando por referência o modelo maranhense, o brilhante intelectual termina o artigo com uma frase lapidar.

“Pedrinhas é um Carandiru a prestações, sem voz, quase invisível, que fere frontalmente os direitos humanos, com ares de aparente legalidade.”

CARDÁPIOS DA COPA

Pelo menos um restaurante em São Luis já saiu na frente dos concorrentes para atrair clientes na época da Copa do Mundo.

Em frente ao seu estabelecimento, o proprietário anuncia em placa bem vistosa o cardápio para os jogos do Brasil.

Telão, comida e bebida.

PRESENTE DE MÃE

Helena Estrela é a mãe mais feliz de São Luis.

Motivo: a presença do filho querido, o ator global, Rômulo, que participou como convidado especial, da inauguração do São Luis Shopping.

Helena, por acreditar na perseverança de Rômulo e no seu potencial artístico, sabia que ele não demoraria a figurar no primeiro time de atores da TV Globo.

O filho ao chegar a São Luis, recebeu da mãe um presente que não esperava: um carro importado, zero quilômetro.

GETÚLIO NO CINEMA

Joaquim Haickel, que entende de cinema como poucos, viu o filme Getúlio, divinamente interpretado pelo ator Tony Ramos, por isso, não economiza elogios a um das obras cinematográficas mais bem feitas no Brasil.

O filme conta a trajetória vivida pelo “pai dos pobres” nos últimos e tormentosos dias que o levaram a deixar o poder de forma trágica.

Haickel só não saiu mais contente do cinema porque viu poucos jovens na platéia, o que revela o pouco interesse da mocidade maranhense sobre um homem que sacrificou a vida para entrar gloriosamente na História.

AMIGOS PARA SEMPRE

Desde criança, Gervásio Santos, Fernando Macieira e Felipe Jacinto dos Santos sempre foram unidos e amigos.

Os três estudaram juntos, se formaram em Direito e exerceram a advocacia com profissionalismo e dignidade.

Anos atrás, Gervásio Santos foi o primeiro a ser chamado por Deus. Na semana passada, Fernando Macieira também partiu para a eternidade.

Ficou Felipe Jacinto, ora residindo em Brasília, veio a São Luis só para despedir-se do amigo fraterno Fernando Macieira.

SUCESSÃO E COPA

Pode ser que mude. Mas, até o momento, não é a Copa do Mundo o assunto mais focalizado e discutido em São Luis.

Mormente depois que o Edinho Lobão surgiu como pré-candidato a governador, a sucessão de Roseana Sarney está na ordem do dia.

Com a divulgação dos nomes dos jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo, quem sabe, o futebol suplantará a política nas rodas e nas conversas da cidade.

APARTAMENTOS ALUGADOS

A maioria dos maranhenses que possui apartamento no Rio de Janeiro está rindo com as paredes.

Aproveitaram a Copa do Mundo para alugá-los aos que não conseguiram vagas nos hotéis cariocas.

Como os retardatários são geralmente gringos, os apartamentos estão sendo alugados em dólar.

TROCA DE TV

Um levantamento feito pelo Clube dos Diretores Lojistas de São Luis, nesta fase que precede à Copa do Mundo, evidenciou um fato interessante.

Os produtos mais vendidos nas lojas de eletrodomésticos, não poderiam ser diferentes, são aparelhos de televisão.

Mas a pesquisa também apurou que a maioria dos compradores é gente que usava modelos antigos e fora da linha de produção, os quais foram abandonados ou trocados por televisores modernos e de tecnologia avançada.

Sinal de que todos querem ver a Copa com os olhos voltados na modernidade.

SEGURANÇA ACADÊMICA

Ao tomar conhecimento de que a Academia Maranhense de Letras estava sendo alvo de assaltos, o empresário Luis Carlos Cantanhede tomou uma iniciativa louvável.

Colocou à disposição da Casa de Antônio Lobo um funcionário de sua empresa de segurança- a Atlântica, para ali prestar serviços durante o dia.

O ato do empresário maranhense foi recebido com alegria pelos acadêmicos, que não se cansam de enaltecê-lo e elogiá-lo.

JAIR RODRIGUES

A última vez que o cantor Jair Rodrigues esteve em São Luis foi ao final do ano passado.

Contratado para animar a festa que Mauro Fecury realiza no Ceuma, deu um show, pela sua irradiante alegria e maneira de cantar, com exclusividade, músicas de compositores brasileiros.

Jair Rodrigues agradou tanto aos convidados, que Mauro Fecury assumiu o compromisso de trazê-lo novamente a São Luis, neste final de ano.

Sem comentário para "CAVERNAS NO MARANHÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS