A PEDRA E A PALAVRA

0comentário

Compromissos assumidos, especialmente relacionados à coordenação da campanha do candidato Edinho Lobão a governador do Estado, impedem o acadêmico e cineasta Joaquim Haickel de participar de um evento de grande significação pessoal e cultural.

Trata-se do Festival de Cinema de Avanca, em Portugal, onde será exibido, em estréia mundial, o filme “A Pedra e a Palavra”, produzido por Haickel.

No longa metragem, os maiores conhecedores da vida e da obra do padre Antônio Vieira, depõem sobre um homem de atuação ativa na história de Portugal e do Brasil.

No filme, será também destacada a atuação de Vieira no Maranhão, no período de 1651 a 1660, em que lutou pela liberdade dos indígenas.

CONGRESSO INTERNACIONAL

O escritor Joaquim Itapary  se programou para estar no Rio de Janeiro, no período de 18 a 20 de agosto vindouro.

Vai  marcar presença no Congresso Internacional, promovido pelo Centro Cultural Celso Furtado, que contará com renomados professores e especialistas do mundo acadêmico.

Convém lembrar que Itapary foi grande amigo de Celso Furtado e com ele trabalhou na Sudene, em Recife, como seu chefe de gabinete, e em Brasília, anos depois, como ministro adjunto da Cultura.

MOSTRA DE LITERATURA

Pela segunda vez, em São Luis, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho, será realizada a Mostra Estadual de Literatura.

O evento, promovido pela Secretaria da Cultura e Associação das Academias de Letras do Maranhão, acontecerá de 16 a 19 deste mês.

A coordenação da II Mostra de Literatura tem à frente a escritora Ceres Costa Fernandes, que, este ano, preparou uma programação bem esmerada e eclética.

PALESTRAS E LANÇAMENTOS

De acordo com a programação da II Mostra Estadual de Literatura,            intelectuais de São Luis e do interior do Maranhão marcarão presença e farão palestras sobre temas que dizem respeito à cultura.

Ao longo do evento, serão lançados livros, dentre os quais “O dia a dia da história do Itapecuru-Mirim”, da autoria de Benedito Buzar, e “Onde andará Willy Ronis”, crônicas produzidas por Joaquim Itapary, no período de 2000 a 2007.

APOSTANDO NA VICE

O candidato a governador, Zé Luis Lago, pelo Partido da Pátria Livre, aposta em dois pressupostos para ter um bom desempenho na campanha eleitoral deste ano.

Primeiro, a mensagem nova e de renovação que levará ao eleitorado, mesmo sabendo que o seu tempo nos meios de comunicação é bem reduzido.

Segundo, a presença feminina na sua chapa: a figura charmosa, inteligente e simpática da candidata a vice, a advogada Cristina Jansen.

SLOGANS DIFERENTES

Quando o senador Edison Lobão candidatou em 1990 e ganhou as eleições ao governo estadual, adotou este slogan na sua campanha eleitoral: “O povo é vencedor”

Jornalistas e blogueiros chegaram a divulgar que Edinho usaria o mesmo slogan do pai na campanha deste ano, levando em conta o sucesso obtido por Edison Lobão na sua corrida ao Palácio dos Leões.

Ledo engano. Ao Edinho, os marqueteiros apresentaram vários slogans. Depois de muita reflexão, optou pelo “Pra frente Maranhão”.

SUPLENTE DE GASTÃO

As lideranças políticas que apóiam a candidatura do deputado Gastão Vieira a senador, não podem levar com a barriga um assunto que se não for resolvido urgentemente e sem traumas, poderá acarretar problemas sérios e incontornáveis com a Justiça Eleitoral.

Trata-se da inclusão do nome do petista Raimundo Monteiro na chapa de Gastão, a suplente de senador.

Deus e o mundo sabem que Monteiro encontra-se na listagem dos inelegíveis, que o Tribunal de Contas da União encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral.

Mantê-lo candidato é um risco, que tende a comprometer a chapa senatorial.

GULLAR NA ABL

Após a morte do poeta Ivan Junqueira, a imprensa carioca noticiou fartamente o possível lançamento da candidatura do poeta maranhense Ferreira Gullar à Academia Brasileira de Letras.

Como, sistematicamente, ele recusava-se a entrar na Casa de Machado de Assis, julgava-se que, novamente, desmentisse a informação.

Para saber se Gullar seria ou não candidato à vaga de Ivan Junqueira, Arlete Machado, por telefone, ouviu o próprio poeta maranhense dizer que sua candidatura à Academia Brasileira de Letras é pura realidade.

Em tempo: Arlete e Nauro Machado eram amigos do peito do falecido poeta Ivan Junqueira, o qual, em vida, dizia, em alto e bom som, que Nauro é o maior poeta brasileiro da atualidade.

PALESTRA NA ACM

A diretoria da Associação Comercial do Maranhão, em comemoração aos 160 anos da instituição, organizou uma programação bem caprichada.

De 6 a 21 de agosto, serão realizados vários eventos, destacando-se as sessões solenes na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores, a entrega da Medalha do Mérito a personalidades maranhenses e a conferência, na abertura das comemorações, do jornalista Benedito Buzar  sobre os 160 anos a ACM.

Num gesto de elegância, a presidente Luzia Rezende e outros membros da diretoria da Associação Comercial do Maranhão, compareceram à Academia Maranhense de Letras, para convidar Buzar a fazer a palestra de abertura nas comemorações da centenária instituição.

BODAS DE OURO

Mais um casal da sociedade maranhense comemora 50 anos de intensa harmonia conjugal: Sonia Tereza e Francisco de Salles (Chico Baptista Ferreira).

Como o casal desfruta de grande conceito e possui grande quantidade de amigos em São Luis, a cerimônia das Bodas de Ouro será na sede da AMPEM, na rua Turiaçu, Quintas do Calhau, dia 18 de julho, nesta sexta-feira.

Às 20 horas, se realizará a missa em ação de graças, após a qual o casal recepcionará os convidados.

O MAIS VOTADO

EM todas as listas de avaliação dos candidatos mais bem votados nas eleições proporcionais deste ano, um nome desponta como favorito.

O do ex-prefeito de Cantanhede, Hildo Rocha.

Ele, pela primeira vez, disputa uma eleição para deputado federal e deverá ser votado em 84 municípios do Maranhão, sendo 43 deles dirigidos por prefeitos.

Hildo Rocha conquistou todo esse invejável patrimônio eleitoral pela maneira competente como administrou a Secretária de Cidades e Desenvolvimento Regional.

REMI DE VOLTA

No primeiro mandato do senador Edson Lobão, seu segundo suplente foi o ex-deputado estadual Remi Ribeiro.

Chegou a assumir por um tempo o mandato no Senado, onde comparecia elegantemente às sessões e chamava a atenção de seus pares.

Por consenso, todos os partidos que formam a coligação com o PMDB, indicaram Remi para o segundo suplente na chapa encabeçada por Gastão Vieira.

ALEMANHA MARANHENSE

Numa das ruas do bairro Alemanha, em São Luis, uma vistosa faixa manifestava o contentamento de seus moradores de ver o time alemão disputando hoje a final da Copa do Mundo com a Argentina.

A faixa dizia o seguinte: “Sejam bem-vindos. A Alemanha é aqui”.

 

Sem comentário para "A PEDRA E A PALAVRA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS