ÊXODO DO OLHO D’ÁGUA

0comentário

Os que se derem ao trabalho de visitar o bairro do Olho D’Água, não terão dificuldade de ver a imensa quantidade de gente que ali mora há anos, mas deseja transferir-se para outros lugares da cidade.

Nas ruas do bairro, as placas postadas nas residências são visíveis e não escondem a vontade dos proprietários de vender os imóveis a qualquer preço e urgente.

Esse é o estado de espírito reinante num bairro que outrora foi o preferido da elite maranhense, que para ali acorria atrás de tranqüilidade e do prazer de viver bem.

A insegurança que de uns tempos para cá domina o Olho D’Água, onde a criminalidade impera sem dó e piedade, é a causa principal do êxodo rumo à cidade.

OUTROS ASSALTOS

O assalto de que foi vítima a família da escritora Ceres Costa Fernandes não é um fato isolado.

Pelo menos três famílias que moram nas proximidades da casa de Ceres já viveram idênticas agruras e perigos.

Marialva Frota, Núbia Bonfim e Edite Andrade tiveram suas casas invadidas e ficaram sob o domínio dos assaltantes, que se apoderaram dos bens e praticaram o pavor.

Felizmente, as vítimas tiveram paciência e calma para impedir os criminosos de usarem a violência física.

Pelo tipo de ação e pelas características dos facínoras não há nenhuma dúvida de que são os mesmos.

VIOLÊNCIA EM ANAPURUS

O episódio ocorrido na cidade de Anapurus, em que a câmara de filmagem de um repórter da TV Globo foi roubada, ainda vai dar panos prá muitas mangas.

A TV Globo, pelo poder que tem, não vai deixar o caso impune e nem o assunto ficar na geladeira.

Não é preciso ser detetive para saber de quem partiu a ordem para a prática daquela ação estúpida.

Ainda sobre o assunto: o fato que deu origem à reportagem não é exclusividade de Anapurus. Em qualquer município do Maranhão e do Brasil, salvo poucas e honrosas exceções, a prática de adulterar documentos e desviar recursos públicos é comum e aumenta assustadoramente por conta da impunidade.

CANDIDATURA DE TURÍBIO

Embora Turíbio Rocha Santos tenha manifestado o desejo de ingressar na Academia Maranhense de Letras, só na semana passada chegou às mãos do presidente Benedito Buzar o ato que formaliza a sua inscrição à vaga do saudoso poeta José Chagas.

Cumprida essa exigência estatutária, ele, agora está habilitado a participar do processo eleitoral, que deverá acontecer em outubro.

Por falar no extraordinário músico maranhense, que mora no Rio de Janeiro, lançou sexta-feira no Festival do Vale do Café, na cidade de Vassouras, o livro de sua autoria “Caminhos, encruzilhadas e mistérios”.

BIBLIOTECA DE CABRAL

Um ato do professor José Maria Cabral Marques deixou o engenheiro Mauro Fecury emocionado.

Como grande parte da vida de Cabral foi vivida no UniCeuma, da qual foi reitor, fez questão de doar ao estabelecimento dos Fecury a sua biblioteca particular.

Com mais de seis mil títulos e com obras valiosas, a biblioteca do ex-reitor será colocada em lugar de destaque da instituição.

AJUDA DE JAIME

Um dos maiores amigos do ex-deputado Jaime Santana é candidato a retornar à Câmara de Deputados.

Saulo Queiroz, ex-deputado do DEM e do PSDB, agora candidato pelo PSD de Mato Grosso do Sul.

Quando Jaime Santana candidatou-se a prefeito de São Luis, Saulo, seu companheiro de bancada, participou da campanha eleitoral, que teve como vencedora a candidata Gardênia Gonçalves.

FARDÃO DE ODILO

Os filhos do poeta Odilo Costa, filho vão doar à Academia Maranhense de Letras o fardão, o colar, a espada e o chapéu, aparatos com os quais tomou posse na Academia Brasileira de Letras.

O ato de doação será na solenidade em que a AML realizará em homenagem ao seu centenário de nascimento, dia 14 de dezembro.

O acadêmico José Sarney aceitou o convite do presidente Benedito Buzar para discursar em memória a Odilo.

CANDIDATURA DO EX-DESEMBARGADOR

O ex-desembargador Mário Lima Reis após deixar a magistratura, tentará ingressar na vida política.

Será um dos candidatos do Partido da República à Assembleia Legislativa nas eleições deste ano.

O seu partido integra a coligação Prá Frente Maranhão que apóia as candidaturas de Edinho Lobão a governador e de Gastão Vieira a senador.

VISITAS DE SARNEY

Livre das obrigações de candidato a cargo político, o senador José Sarney retoma em São Luis uma atividade que tem o prazer de fazer.

Visitar amigos e comparecer a eventos sociais.

No final da semana passada, compareceu à cerimônia em que Francisco e Sônia Batista comemoram as bodas de ouro de casamento, em companhia da filha Roseana e do genro Jorge Murad.

No domingo, ao lado de Benedito Buzar, fez duas visitas. A primeira, para Antônio Carlos e Ceres Costa Fernandes. A segunda, a amiga Maria Teresa Neves.

GASPAR CONVIDADO

O intelectual Carlos Gaspar recebeu convite para proferir palestra em Setubal.

Na cidade portuguesa discorrerá sobre as atividades de Fran Pacheco, em São Luis, como homem de letras.

O convite foi feito pela neta de Fran Pacheco.

LIVROS DE ITAPARY

O escritor Joaquim Itapary está com livro novo e lançou quinta-feira em São Bento em evento promovido pela Academia Sambentuense.

São crônicas publicadas no período de 2000 a 2007, com o título de “Onde andará Willy Ronis?”

Itapary, ainda este ano, publicará mais um livro, pois a Fapema aprovou o projeto para financiar a impressão da obra.

CARTAZES DE HOLANDÃO

OS cartazes de Edivaldo Holanda, pai do prefeito de São Luis, já estão nas ruas.

A candidatura de Holandão a deputado estadual será o maior teste que o filho enfrentará desde que assumiu o cargo de prefeito.

Se o pai se eleger, tudo bem, mas se não conseguir o drama será grande para o filho.

Sem comentário para "ÊXODO DO OLHO D’ÁGUA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS