PUXADORES DE VOTOS

0comentário

Enquanto as eleições não chegam uma pergunta explode no ar: quem são os puxadores de votos este ano?

Ao pleito proporcional, do lado governista, Kleber Verde, Sarney Filho, Pedro Fernandes e Hildo Rocha despontam como os mais votados da coligação Prá Frente Maranhão.

Hildo Rocha, que disputa pela primeira vez um cargo eletivo para a Câmara dos Deputados, continua recebendo adesões políticas no interior. Se esses apoios não pararem, poderá surpreender e tornar-se o grande puxador de votos em 2014.

Do lado oposicionista, o candidato que reúne as maiores condições de puxador de votos é o ex-governador José Reinaldo Tavares.

MELHOR PREFEITO

Nas suas andanças pelo interior do Maranhão, o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, está sempre atento ao desempenho dos prefeitos municipais.

Dessa nova safra de prefeitos, eleita no mais recente pleito, destaca o de Estreito, Cícero Morais, conhecido por Cicim.

Segundo Maurício, o gestor do município vem realizando uma administração renovadora e dinâmica e aplicando os recursos públicos adequadamente, a ponto de transformar a fisionomia da cidade, que havia sido abandonada pelo seu antecessor.

PAI E FILHO

Nas eleições de 2014, pai e filho vão disputar cargos eletivos por partidos diferentes.

Edson Carvalho Vidigal, pai, será candidato a deputado federal pelo PDT, e o filho, Edson Travassos Vidigal, concorrerá a deputado estadual pelo PTC.

Enquanto o pai é um veterano na política maranhense, o filho é estreante, mas promete surpreender quando os programas da Justiça Eleitoral forem ao ar.

DEPUTADOS IMOBILIZADOS

As coordenações dos candidatos que vão disputar as eleições majoritárias, do lado do governo e da oposição, acham que a campanha eleitoral ainda não deslanchou no interior do estado.

Atribuem a apatia do eleitorado aos candidatos a deputados federais e estaduais, que cuidam apenas de suas campanhas.

Para os coordenadores de Edinho Lobão e Flávio Dino, enquanto os postulantes aos postos proporcionais não entrarem em campo e vestirem as camisas dos candidatos a governador e a senador, a luta política no interior não esquenta e nem se define.

EX-JUIZ DO TRE

Ao terminar o seu tempo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral, o advogado Sérgio Muniz já pensava nas eleições de 2014.

Desobrigado da função de magistrado, filiou-se ao DEM pelo qual concorre à Câmara de Deputados.

Sérgio, amigo do ex-deputado Cloves Fecury, escolheu o número com que este disputou e elegeu-se deputado federal nas eleições de 2006.

PALESTRA E CONFERÊNCIA

Nesta semana, o jornalista Benedito Buzar tem sob seu encargo dois importantes compromissos.

Na quarta-feira, dia 6, será o conferencista na solenidade comemorativa dos 160 anos da Associação Comercial do Maranhão.

No sábado, dia 9, em sua cidade natal lançará, com direito a autógrafos, o livro “O dia a dia da história do Itapecuru-Mirim”.

ACADÊMICOS NA FLIP

Dois membros da Academia Maranhense de Letras são presenças marcantes e anuais no Festival Internacional de Literatura de Parati: Lourival Serejo e Ceres Costa Fernandes.

Este ano Ceres não marcará presença na FLIP, devido ao procedimento cirúrgico a que foi submetida dias atrás.

Lourival Serejo, contudo, foi um dos primeiros a chegar a Parati e de lá só sairá quando terminar o evento.

EMPRESÁRIOS E CANDIDATOS

A Confederação Nacional da Indústria realizou na semana passada, em Brasília, o primeiro encontro dos candidatos à presidência da República com o empresariado.

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez marcou presença no evento. Ao chegar a São Luis, tomou as primeiras providências para a realização de um encontro dos candidatos ao governo com o empresariado.

A reunião será na sede da Fiema. Pela vontade de Edilson o evento contará com a participação de outras entidades empresariais.

DIRETORIA DO IHGM

Na tarde de segunda-feira passada, os membros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão se reuniram para empossar a nova diretoria da entidade.

Para presidi-la foi eleito o professor Eudes Lima.

Presente à solenidade, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, manifestou o desejo de uma aproximação mais estreita entre as duas instituições.

ACADEMIA LUDOVICENSE

Os membros da Academia Ludovicense de Letras vão comemorar solenemente o seu primeiro ano de fundação.

O evento será sábado, 9 de agosto, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão.

Na programação, homenagem especial à escritora Maria Firmina dos Reis, patrona da instituição, que tem como presidente Roque Macatrão.

ENTREVISTA DE SARNEY

A entrevista que o senador José Sarney concedeu ao jornalista Américo Azevedo Neto, da TV Guará, está sensacional e imperdível.

Será veiculada na noite desta terça-feira.

Na entrevista, Sarney fala de tudo. Do Maranhão de hoje e do passado, dos candidatos às eleições deste ano e dos motivos que o levaram a deixar a política.

INICIATIVAS DE HAICKEL

É da autoria do ex-deputado e acadêmico Joaquim Haickel o decreto-legislativo, estabelecendo à Assembleia Legislativa a atribuição de anualmente premiar os melhores filmes realizados por cineastas maranhenses, sobre temas de nossa terra, escolhidos pelo júri técnico e popular do Festival Guarnicê de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Maranhão.

Joaquim Haickel deu aos prêmios os nomes dos parlamentares Bernardo Almeida, Erasmo Dias e Mauro Bezerra.

Em tempo: dois dos filmes vencedores do Guarnicê, este ano, um retratando a vida do capoeirista Sapo, o outro sobre a artista popular Patativa, são provenientes do projeto “São Luis em quatro cantos”, patrocinado pela lei de incentivos fiscais à cultura, também da autoria de Joaquim Haickel, que com o documentário “A pedra e a palavra”, produzido e dirigido por ele, acaba de ganhar dois prêmios no Festival Internacional de Cinema, de Avenca, em Portugal.

Sem comentário para "PUXADORES DE VOTOS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS