MIAMI E BELÁGUA

1comentário

Qual a diferença entre Miami e Belágua?

Do ponto de vista econômico-social, Miami é a cidade mais desenvolvida da Flórida.

Belágua é a mais atrasada do Maranhão.

No tocante à política, em Miami o candidato Aécio Neves obteve o maior percentual de votos de brasileiros radicados nos Estados Unidos.

Belágua, percentualmente, é a cidade do Brasil que deu a maior votação à candidata Dilma Roussef.

ESTILO JÂNIO QUADROS

As gerações novas não conheceram Jânio Quadros, o presidente da República, que governou o Brasil em 1961 e tinha a mania de administrar por meio de bilhetes.

O governador eleito, Flávio Dino, vem praticando atos que lembram o ex-presidente Jânio Quadros.

Anuncia o seu futuro secretariado através de mensagens curtas e pela internet.

DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS

O desembargador Froz Sobrinho já escolheu a data para a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos a 5 de outubro.

Será nas proximidades das festas natalinas: 19 de dezembro.

Para que a solenidade seja um evento retumbante e ser assistida por todos os convidados, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral quer promovê-la no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão.

OS DONOS DE VOTOS

Neste período pós-eleitoral, jornalistas e blogueiros maranhenses cometem as mais absurdas avaliações sobre as votações obtidas pelos candidatos Aécio Neves e Dilma Roussef, no segundo turno do pleito presidencial.

Para os falsos analistas, os votos conquistados por Aécio e Dilma no Maranhão foram por conta do prestígio de alguns políticos.

Pura balela. A votação de Dilma foi dada pela grande massa favorecida pelo programa Bolsa Família e outros benefícios sociais do governo federal.

Já a votação de Aécio adveio da classe média alta e descontente com o governo desastroso do PT, responsável pela inflação, a desativação da economia e a corrupção vigente no país.

CONCESSÕES DE FLÁVIO

O governador eleito, Flávio Dino, já começa a decepcionar a opinião pública.

A maneira como escolhe os que vão integrar o primeiro escalão do seu governo discrepa completamente do discurso usado na sua campanha eleitoral.

Ele, que teve uma extraordinária votação na recente eleição, não precisa fazer concessões aos partidos e aos políticos que o apoiaram.

Nomear deputado eleito para o cargo de secretário de estado e o lugar deste ser ocupado na Assembleia por quem não se elegeu, como se fosse prêmio de consolação, é prática política do passado, que ele condenou e prometeu acabar.

POSSE DE GULLAR

O poeta maranhense Ferreira Gullar quer recuperar o tempo perdido.

Ele passou anos a fio recusando entrar na Academia Brasileira de Letras.

Ao se eleger, não quis esperar o ano vindouro para tomar posse.

Marcou para o dia 5 de dezembro a solenidade de seu ingresso na Casa de Machado de Assis.

GASTÃO COM DILMA

As ações do deputado Gastão Vieira estão super valorizadas em Brasília.

Ele foi convidado pela coordenação nacional da candidata Dilma Roussef para assistir a apuração das eleições do segundo turno.

Após a apuração, que a reelegeu, Dilma visitou o seu comitê de campanha, onde encontrou Gastão. Depois de abraçá-lo efusivamente, a presidente da República disse-lhe: – Você não advinha o quanto torci pela sua eleição a senador.

CHORO DA VEREADORA

A suplente de vereador, Fátima Araújo, se for novamente candidata, nas próximas eleições à Câmara Municipal de São Luis, pode, antecipadamente, contar com o voto de um bom número de eleitores.

O choro de Fátima, por não aprovar os projetos por ela apresentados na Câmara Municipal, repercutiu na sociedade e tornou-a merecedora de crédito político.

O patético da não aprovação dos projetos de Fátima Araújo: ausência dos vereadores às sessões da Câmara Municipal.

MINISTRO DA CULTURA

Os jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro, na ânsia demoníaca de “queimar” o senador José Sarney, estão a divulgar a sua nomeação para o Ministério da Cultura.

Para deixá-lo em situação constrangedora junto à presidente Dilma Roussef, afirmam que ela já o convidara para ocupar o cargo.

Os amigos mais chegados ao senador dizem que a notícia carece de qualquer fundamento, pois Sarney, ao terminar o mandato, estará com as atenções voltadas para as atividades intelectuais e não mais para ações políticas.

MUSEU DA LITERATURA

A Vale deu uma guinda de 180 graus com relação ao destino do imóvel recuperado pela empresa no Centro Histórico de São Luis.

A intenção da Vale era instalar no prédio restaurado o Museu da Literatura Maranhense.

De acordo com os novos planos da empresa, o Museu da Literatura desaparece para dar lugar a um projeto voltado para a exposição das atividades artísticas e culturais do Maranhão.

CIDADÃO ARARIENSE

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, viveu momentos de grande emoção no dia 17 de outubro.

Motivo: recebeu o título de Cidadão Arariense, outorgado pela Câmara Municipal de Arari, que reconheceu o trabalho realizado pelo reitor da Uema em prol do ensino superior.

No seu discurso de agradecimento pela conquista da cidadania arariense, José Augusto ressaltou o seu parentesco com o saudoso padre Clodomir Brant, que, como sacerdote e educador, relevantes serviços prestou ao povo de Arari.

OS AMIGOS NO CARIMBÓ

Com antecipação, os convidados estão recebendo os convites para a XXVI Festa dos Amigos.

O evento promovido por Mauro Fecury será, este ano, no dia 13 de dezembro.

Para animar a festa, foi contratado o melhor conjunto de carimbó de Belém do Pará.

A PEDRA E A PALAVRA

O documentário “A pedra e a palavra” produzido pelo cineasta Joaquim Haickel, acaba de ganhar mais um prêmio internacional.

Depois de premiada no Festival de Cinema Avanca 2014, a nova produção cinematográfica do cineasta maranhense, conquista no Festival Internacional de Cinema e Literatura da Trofa, também em Portugal, o prêmio de melhor documentário.

“A pedra e a palavra” é um documentário tão bem produzido que a crítica internacional não tem economizado elogios, menções honrosas e prêmios valiosos ao trabalho de Joaquim Haickel.

NETA DE ALEMÃO

Cláudio Vaz dos Santos, o estimado Alemão, está feliz com o sucesso que a neta Natcha vem fazendo em São Luis com o seu novo empreendimento comercial.

A Natcha Vaz Decoração e Ambientação de Eventos, voltada para a realização de eventos e festas temáticas, está instalada na Avenida Daniel de La Touche, 2000, loja 04, no Edifício São Patrício, Cohama.

 

1 comentário para "MIAMI E BELÁGUA"


  1. Pedro Araújo

    Caríssimo Buzar,
    Sou maranhense e resido em Teresina de onde tenho acompanhado suas crônicas políticas com o maior interesse desde algum tempo. Ao ler a nota sobre o município maranhense de Belágua, mais uma vez me vi confrontado com uma dúvida que tem me acompanhado sobre o nosso sistema eleitoral, especialmente sobre o voto unitário. As eleições deste ano provaram que o nosso eleitor analfabeto, mas não somente estes, podem ser corrompido por qualquer um dos mandatários de plantão que lhes destine alguma vantagem pecuniária. Nesse aspecto, programas como o Bolsa Família, que admito necessário, desde que adotando-se algumas cautelas para evitar a derrama que tem ocorrido, tem peso decisivo e pende a eleição para aquele que está no cargo. Assim, pergunto-me, pode o meu voto ter o mesmo peso de um eleitor desse tipo? E eu mesmo respondo: essa é uma das normas basilares da democracia. Então,vou a questão seguinte: quem não tem condições de ser candidato, não poderia também ser eleitor e decidir uma eleição como aconteceu recentemente. O Brasil vai chorar amargamente a reeleição da senhora Dilma. É só aguardar para conferir.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS