CENTENÁRIO DE COSTA RODRIGUES

0comentário

Sem saber, o ex-secretário de Esportes, Joaquim Haickel, acabou prestando significativa homenagem ao ex-prefeito de São Luis, Antônio Costa Rodrigues.

No dia 25 de maio, Costa Rodrigues, completa centenário de nascimento, e nada mais juto de que homenageá-lo como o gestor da cidade que teve a idéia de construir uma obra, que anos mais tarde foi destruída e alvo de alcance pecuniário.

Mas a governadora Roseana Sarney e Joaquim Haichel, depois de anos de abandono do ginásio, conseguiram recuperá-lo e dentro das técnicas e necessidades que o esporte moderno exige.

LIVRO DE MÔNICA

Vem aí um novo livro da jornalista Mônica Moreira Lima.

Título mais picante impossível: Pirocas Avulsas.

Quem leu o primeiro livro de Mônica – “Para maiores de 18 cm”, e ficou assustado, não sabe o que o segundo trará de revelações sexuais da autora, na teoria e na prática.

A apresentação tem a assinatura do cronista Américo Azevedo Neto.

AMÉRICO E BETHÂNIA

Por falar em Américo Azevedo Neto, nomeado novo diretor do Teatro Artur Azevedo, já tem na cabeça a grande atração que pretende trazer a São Luis.

A extraordinária cantora baiana, Maria Bethânia,

Ele quer que ela faça duas apresentações em São Luis: no Teatro Artur Azevedo para a elite; na Praça Maria Aragão, para o povão.

Exigência: o repertório será o mesmo nos dois shows.

SONHO MARANHENSE

Acabou ou foi adiado o sonho dos maranhenses, com dinheiro sobrando, da compra de imóvel a preço razoável nos Estados Unidos, mas precisamente na Flórida.

Alguns empresários daqui aproveitaram o dólar desvalorizado ante o real para investirem no negócio da compra de imóveis em Miami.

Agora, com os Estados Unidos recuperando a sua economia, a moeda americana está cada vez mais em alta, o que torna a compra de imóveis nos States mais complicada.

LIVRO DE CABECEIRA

Quem quiser agradar ao governador Flávio Dino, a fórmula é simples: presenteá-lo com livros sobre pensamentos e sermões do Papa Francisco.

São os livros de cabeceira e é neles que busca inspiração para enfrentar as pressões a as duras jornadas governamentais.

Em todos os discursos do governador, desde que assumiu o governo, citar o chefe do Vaticano virou obrigação.

CERTIDÕES EM ABUNDÂNCIA

Os que estão sendo chamados a figurar em qualquer escalão do novo governo terão de apresentar um rosário de certidões negativas.

São documentos emitidos pelos órgãos dos governos federais, estaduais e municipais.

Quem não apresentar as certidões negativas, comprovando que estão em dia com as suas obrigações tributárias, vão cantar em outra freguesia ou chupando picolé na Praça João Lisboa.

 

DISCURSO DO REITOR DA UEMA

Quem não participou da solenidade de posse do novo reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Gustavo Pereira Costa, não sabe o que perdeu.

Na opinião do jornalista Benedito Buzar, a peça oratória proferida pelo jovem e competente reitor foi, nos últimos tempos, uma das melhores, em forma e conteúdo.

Gustavo, além de mostrar a sua veia de culto e dotado de uma bagagem intelectual invejável, revelou que está preparado para assumir um cargo tão elevado.

Em tempo: Benedito Buzar, professor de Gustavo Costa no curso de Administração da Uema, nos idos de 1990, nunca escondeu de ninguém que foi o seu melhor aluno e ainda profetizou que seria reitor da instituição.

CANDIDATOS DA UFMA

Começou a temporada da sucessão do reitor Natalino Salgado na Universidade Federal do Maranhão.

O atual reitor, com quase 100 por cento de aprovação nos setores docente, discente e administrativo da Ufma, já tem os nomes que apresentará às eleições de outubro deste ano.

Para substituí-lo no cargo de reitor, em vez de um nome masculino, apresentou a da competente professora, da área de saúde, Nair Portela Coutinho, bastante conhecida e respeitada nos meios universitários.

Para o cargo de vice-reitor, o candidato é o professor Fernando Carvalho.

TRINCHÃO NA PREFEITURA

Mais um nome para figurar na relação dos pré-candidatos à prefeitura de São Luis: Claudio Trinchão

Derrotado nas eleições do ano passado à Câmara Federal, perdeu por pequena diferença de votos para Zé Carlos do PT. Por isso, não pretende deixar a política de lado.

Técnico fazendário, Trinchão foi convidado para ocupar um cargo relevante no Ministério da Fazenda, em Brasília, mas estará sempre em São Luis para cuidar de sua candidatura à sucessão de Edivaldo Júnior.

CALENDÁRIO DA AML

Mais uma vez circula o Calendário da Academia Maranhense de Letras, publicação que começou no século passado e que ao longo dos anos vem contando com a chancela cultural da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.

O calendário deste ano destaca duas efemérides importantes: o centenário de nascimento do professor e acadêmico Mário Meireles, que ocorre a 8 de março, e o centenário de morte do poeta Maranhão Sobrinho.

O calendário da AML de 2015, como os anteriores, foi organizado pelo escritor Jomar Moraes, que se esmera nos cuidados e no zelo para que tenha boa apresentação e registre as marcantes datas que não devem ser esquecidas, e, merecedoras, portanto,  de evocações e comemorações.

GASPAR DE VOLTA

Depois da morte de sua querida esposa, Paula, em São Paulo, o empresário Carlos Gaspar não retornou definitivamente em São Luis.

De agosto a dezembro de 2014, Carlos e a filha Socorrinho ficaram ininterruptamente ao lado da esposa e da mãe, dando-lhes todo apoio e não deixando que nada faltasse para que a sua vida se prolongasse por mais tempo.

Só agora, 30 dias após o desaparecimento de Paula, é que Carlos volta a São Luis e ao convívio dos familiares e amigos.

DIÁRIO OFICIAL

Longas filas passaram a se formar em frente ao prédio, na Rua da Paz, onde se edita o Diário Oficial do Estado do Maranhão.

O motivo de tanta procura é ver não apenas os novos atos governamentais, mas também os demitidos e as nomeados para os cargos de primeiro e segundo escalões.

Quem perde o cargo, chora e xinga o governador, o nomeado pula de contente e dá vivas a Flávio Dino.

 

Sem comentário para "CENTENÁRIO DE COSTA RODRIGUES"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS