VISITAÇÃO AO CONVENTO

0comentário

Sabe-se que o Convento das Mercês, sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no governo atual, não está funcionando a pleno vapor.

Sabe-se também que a instituição ainda está sob o regime de intervenção branca e no aguardo de uma nova diretoria.

Inobstante as razões acima apontadas e pela pouca movimentação turística em São Luis, decorrente da crise em que vive o país, o Convento das Mercês ainda é o local mais procurado pelos que nos visitam.

Prova disso: de 22 de janeiro a 12 de março de 2015, quase 400 turistas visitaram o Convento das Mercês, onde se encontra o acervo do ex-presidente da República, José Sarney, por ele doado ao Estado do Maranhão.

Do estrangeiro, 51 turistas com a predominância de franceses, alemães e portugueses. Do Brasil, 336 visitantes, sendo a maioria de paulistas, cariocas e brasilienses.

INSTITUIÇÕES PAULISTAS

O jornalista Benedito Buzar e a esposa Solange passaram duas semanas em São Paulo, prestando assistência ao irmão e cunhado Raimundo, operado de coluna no Hospital Oswaldo Cruz, pelo competente cirurgião maranhense, Franklin Roosevelt Coelho.

Na capital paulista, Buzar, que preside a Academia Maranhense de Letras e o Conselho Curador da Fundação da Memória Republicana, matou um antigo desejo.

Visitou a Academia Paulista de Letras e a Fundação Fernando Henrique Cardoso.

SAÚDE DOS FECURY

Família que cuida da saúde unida permanece unida.

Com base nisso, membros da família Fecury, na semana passada, estavam em São Paulo, não para fazer turismo, mas cuidar da saúde em primeiro lugar.

Com esse sentimento e objetivo, os Fecury, capitaneados por Mauro, foram vistos no Hospital Sírio Libanês em consultas médicas e exames laboratoriais.

O retorno a São Luis só se deu após a comprovação de que nada comprometia a saúde da família.

PARTICIPAÇÃO NA FLIP

Este ano, o Festival de Literatura Internacional de Parati poderá contar com a presença de uma boa representação da Academia Maranhense de Letras.

Além dos acadêmicos Lourival Serejo e Ceres Costa Fernandes, que costumam participar anualmente da FLIP, os intelectuais Joaquim Itapary, Waldemiro Viana, Natalino Salgado e Luis Phelipe Andrés estão se movimentando no sentido de em julho visitar Parati, sede do evento.

O maior problema que o grupo acadêmico encontra diz respeito à hospedagem. Os hotéis de Parati já estão quase todos comprometidos.

CÃES A BORDO

Para quem não sabe, é bom não se surpreender com um fato inusitado.

A ANAC autorizou a presença a bordo das aeronaves comerciais de cães e felinos.

Na volta de São Paulo para São Luis, num vôo da Gol, no trecho entre o Rio de Janeiro e Brasília, um cachorro deitou e rolou com a paciência dos viajantes.

De nada adiantou a reclamação dos passageiros, pois, agora, cães e gatos podem viajar tranqüila e confortavelmente como qualquer ser humano.

ZÉ REINALDO EMPOLGADO

O engenheiro José Tavares, que já exerceu o mandato de deputado federal e este ano retornou ao plenário da Câmara de Deputados, está vendo cenas inéditas.

Ao contrário do passado, vê agora uma Câmara mais operativa, eficiente, vibrante e independente.

Para ele, esta nova e alvissareira situação deve-se ao deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, que vem atuando de modo brilhante e corajoso e dando aos parlamentares condições de, no exercício dos mandatos, serem mais altivos e com autonomia em relação ao Poder Executivo.

SARNEY DÁ AS CARTAS

Indiscutivelmente, repercute no Maranhão a indicação do vice-presidente Michel Tamer para articulador político do governo.

Temer, além de amigo do peito de José Sarney, tem por ele admiração e não deixa de ouvi-lo sobre os problemas nacionais.

Por tudo isso, admite-se que, em relação aos assuntos políticos do Maranhão, Sarney será o homem que dará as cartas e a ter voz e vez.

NOVO IMPOSTO

O Imposto de sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens e Direitos não foi inventado pelo governador Flávio Dino, mas, pela primeira vez, no Maranhão, será cobrado pelo governo estadual.

A população maranhense tomou conhecimento desse imposto a partir da semana passada, quando começou a receber notificações da Secretaria da Fazenda.

De acordo com a notificação, o contribuinte deverá comparecer à SEFAZ para receber o Dare de recolhimento do ITCD.

Em tempo: o empresariado maranhense reunido com o governador Flávio Dino, antes de sua posse, recebeu a informação de que nenhum imposto seria cobrado sem que o segmento produtivo fosse antes cientificado.

E agora, José?

REVELAÇÃO DE GULLAR

No seu último artigo dominical, na Folha de São Paulo, o poeta maranhense Ferreira Gullar, fez uma revelação surpreendente.

Disse que “se não tivesse conhecido Mário Pedrosa quando cheguei ao Rio, com 21 anos, que rumo teria tomado minha vida?

Os sobreviventes da geração de Gullar estranharam o desabafo do poeta que nunca se referiu à saudosa escritora Lucy Teixeira, que protegeu e o introduziu no meio intelectual do Rio de Janeiro.

NOVO POETA

Quem leu os originais do livro do jovem Gabriel Andrade, não duvida de que surgiu um novo e bom poeta no Maranhão.

Com o título de “O contrário é sempre o mesmo”, o livro será lançado brevemente e contará com poemas de conteúdo simbolista.

Gabriel até pouco tempo era um jovem que se dedicava inteiramente à prática do tênis, mas agora só quer saber de literatura e fazer poemas.

AUDIÊNCIA COM FLÁVIO

O governador Flávio Dino pediu que o pai, Sálvio Dino, como membro da Academia Maranhense de Letras, pedisse desculpas aos confrades, por não recebê-los em audiência, marcada para quinta-feira passada.

Mas se comprometeu a recepcioná-los no dia 23 deste mês, no Palácio dos Leões.

Nesse encontro, os acadêmicos vão conversar com o governador sobre os problemas que a Casa de Antônio Lobo vem atravessando nos últimos tempos.

VISITA A CABRAL

O professor José Maria Cabral Marques recebeu, dias atrás, a visita de Ana Lúcia e Mauro Fecury.

O casal foi visitá-lo por dois motivos: pelo restabelecimento da saúde do ex-reitor e agradecer o presente oferecido à UniCeuma: a sua biblioteca particular.

São mais de seis mil títulos e de todos os conteúdos.

ESTILO CID GOMES

Nas redes sociais, o que mais se vê nos dias correntes é o pronunciamento corajoso da deputada Andréa Murad, na Assembleia Legislativa.

No estilo do ex-ministro Cid Gomes, que de modo direto e pessoal acusou e chamou de achacadista o presidente na Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, Andréa Murad fez quase o mesmo em relação ao presidente do Poder Legislativo do Maranhão.

A parlamentar, sem nenhum constrangimento, disse em alto e bom, que o deputado Humberto Coutinho deveria ser investigado pela secretaria de Transparência que o governador Flávio Dino criou recentemente.

 

 

Sem comentário para "VISITAÇÃO AO CONVENTO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS