JAMAIS PENSOU

0comentário

O governador Flávio Dino nem antes e nem depois da posse pensou num fato que ora enfrenta.

A irrefreável e destemida posição da deputada Andréa Murad, no plenário da Assembleia Legislativa, onde, diariamente, está a criticar a sua administração.

A parlamentar do PMDB, desde que os trabalhos legislativos tiveram início, não vem dando tréguas ao governador e aos deputados encarregados de defendê-lo.

Andréa Murad, pela sua atuação vibrante e corajosa na Assembleia Legislativa, virou coqueluche política e tem sido a responsável pela movimentação dos trabalhos no Palácio Manuel Bequimão.

MUTISMO DE SÁLVIO

Os acadêmicos que participaram, na semana passada, da audiência com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões, estranharam sobremodo a conduta do pai do chefe do Executivo, Sálvio Dino.

Ele, surpreendentemente, entrou e saiu mudo da audiência.

Ainda que isso tenha acontecido, os confrades sabem que Sálvio Dino sempre foi e será uma voz firme em favor da Academia Maranhense de Letras e que lutará junto ao pai e governador para as reivindicações dos acadêmicos se transformem em realidade.

PRESENÇA NO NEPAL

Os que conhecem o maranhense Nelson Piquet jamais imaginaram que ele, globetroter como o é, estivesse no Nepal no dia em que um pavoroso terremoto desabou sobre o país.

Pelo sabido, a capital do Nepal não é a cidade dos sonhos de Piquet e muito menos ser sua prioridade turística

Os amigos o aguardam ansiosamente não apenas para revê-lo inteiro e saudável, mas saber dos motivos e razões que o levaram a passar alguns dias naquele país.

BISNETOS DE SARNEY

No dia de seu aniversário, em Brasília, o ex-presidente José Sarney, com uma frase bem construída e leve, causou a maior descontração aos que ali estavam para cumprimentá-lo.

Estavam todos em volta da mesa, onde o bolo foi cortado e entoado os parabéns a você, quando Sarney do auge de sua inteligência fez um desabafo que mereceu vibrantes palmas.

– No Maranhão, falam que estou acabado, mas não dizem que só este ano já fui presenteado com o nascimento de quatro bisnetos.

INCENTIVOS À CULTURA

Os meios culturais aguardam ansiosamente o sinal verde do governo do Estado para a reativação da Lei de Incentivos à Cultura e ao Esporte, da autoria do ex-deputado Joaquim Haickel.

A referida lei, que funcionou plenamente nos últimos anos e sem politicagem, obteve ótimos resultados e agradou a gregos e a troianos.

Com a chegada de Flávio Dino no governo, a Secretaria da Cultura chegou a divulgar que a Lei Haickel passaria por uma revisão, razão pela qual seria temporariamente desativada.

Mas já se passaram mais de três meses e até agora o governo ainda não disse o que fará quanto à aplicação da lei.

OUTRA IMPLOSÃO

Até onde a vista alcança, parece que o governador Flávio Dino gosta e admira o processo de implosão de prédios.

Antes de assumir o governo, anunciou a implosão da Casa de Veraneio de São Marcos, ato que desistiu diante dos protestos da população e da falta de suporte jurídico e técnico.

Na reunião com os membros da Academia Maranhense de Letras ao falar sobre o Edifício João Goulart, construído nos anos 1960, na Avenida Pedro II, revelou que pensou em implodi-lo.

Só não fez isso, porque o IPHAN o convenceu a não praticar esse intento.

 

A VOLTA DE JAIME SANTANA

Depois de cumprir o seu último mandato de deputado federal, Jaime Santana deixou de comparecer a qualquer ato político ou partidário, em São Luis ou Brasília.

Mesmo fazendo parte do PSDB, partido do qual foi um dos fundadores, Jaime optou pelo anonimato político, certo de não mais disputar qualquer cargo eletivo.

No final da semana passada, em homenagem ao amigo Luis Fernando Silva, fez questão de comparecer ao ato público de sua filiação ao tucanato.

Depois da solenidade, Jaime tomou alma nova e promete retornar à cena política, quem sabe, nas próximas eleições.

PREFEITO DE ITAPECURU

O deputado Junior Marreca, pelo que se vê, não vem gostando das atividades da Câmara Federal.

A despeito do pouco tempo no exercício do cargo de deputado federal,  parece decepcionado com as atividades parlamentares.

Não por acaso, está avisando aos amigos e eleitores que nas eleições do ano vindouro pretende disputá-las e reconquistar o mandato de prefeito de Itapecuru.

MENSAGEM A SARNEY

Numerosas as mensagens foram recebidas pelo ex-senador José Sarney no dia de seu aniversário.

Dentre as melhores, a do deputado federal, Pedro Fernandes, que se inspirou no escritor uruguaio, Eduardo Galeno, recentemente falecido.

Eis a mensagem: “A memória guardará o que valeu a pena; a memória sabe de mim mais do que eu; e ela não perde o que merece ser salvo”.

EMOÇÃO NO CEUMA

Na noite da última quarta-feira, a Universidade Ceuma prestou mais uma merecida homenagem ao professor e ex-reitor José Maria Cabral Marques.

A homenagem, recheada de muita emoção, deu-se na inauguração de uma biblioteca, constituída com o acervo do professor Cabral Marques e por ele doado à instituição que os Fecury implantaram em São Luis há 25 anos e que tem legado ao Maranhão um ensino de boa qualidade, que tem proporcionado aos seus milhares de alunos excelente formação moral e intelectual.

Em nome da Academia Maranhense de Letras, o presidente Benedito Buzar, ressaltou a importância da homenagem prestada em vida a Cabral, ele, que ao longo do tempo só teve uma preocupação: lutar para a juventude maranhense ter vez e voz no cenário técnico e científico do país.

RECEITA INESPERADA

O governador Dino foi feliz ao nomear Marcellus Ribeiro Alves para titular da Secretaria da Fazenda.

Ao sentar na cadeira para a qual foi nomeado, descobriu que a máquina administrativa estadual poderia contar com uma receita que nunca havia entrado nos cofres do Tesouro.

Trata-se do ITCD, que ele conhecia por ter sido, anos atrás, secretário da Receita Federal.

A 30 de abril último, encerrou-se o prazo para os contribuintes maranhenses, que fizeram doações de bens imóveis, se quitassem com a Fazenda estadual.

Com essa receita inesperada, o governo poderá suprir a falta das transferências federais, cortadas pela presidente da República

CONCERTO DE TURÍBIO

NO dia seguinte à sua posse na Academia Maranhense de Letras, a 17 de junho deste ano, o violonista Turíbio Santos, fará um concerto no Teatro Artur Azevedo.

A receita do espetáculo será em benefício da Casa de Antônio Lobo.

Para receber Turíbio na AML, o acadêmico Sebastião Duarte será o orador da noite.

O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, já pediu ao diretor do Teatro, Américo Azevedo Neto, reserva de pauta.

 

 

 

Sem comentário para "JAMAIS PENSOU"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS