CONSELHO DE EDUCAÇÃO

0comentário

O Conselho Estadual de Educação pouco funcionou este ano.

Motivo: nada menos do que sete conselheiros estão sem mandato.

Até agora o governo do Estado ainda não se pronunciou quanto à recondução dos mesmos conselheiros ou se prefere nomear novos e mais afinados com a Secretaria de Educação.

Enquanto o governo não nomeia os novos membros do Conselho Estadual de Educação, uma pilha de processo dorme nas prateleiras do colegiado à espera de pareceres e decisões.

CAMPUS DO UNICEUMA

Por essa a Faculdade Atenas Maranhense não esperava.

A Universidade Ceuma no ano passado adquiriu enorme área na Avenida São Luis Rei de França, vizinha à FAMA, de propriedade do casal Fiquene.

No começo de 2015, o UniCeuma deu inicio à construção de mais um campus voltado para o ensino superior, localizado exatamente nas barbas da Faculdade Atenas.

Em ritmo acelerado, o complexo universitário do UniCeuma está quase pronto e com inauguração marcada para 5 de agosto.

Naquele campus, devem funcionar inicialmente os cursos de Direito, Administração e Arquitetura.

SANDRA GRAVA BUZAR

Depois de se apresentar no Teatro Artur Azevedo, no show em que a prima Luciana Valente lançou o seu primeiro disco, a cantora Sandra Duailibe viajou para o Rio de Janeiro.

Na Cidade Maravilhosa, dará continuidade à gravação do seu novo DVD em homenagem a Nonato Buzar, de quem era amiga e admiradora.

O disco só terá composições musicais do filho de Itapecuru, que se fez famoso no Rio de Janeiro, mercê de sua polivalente atuação artística.

UM ANO SEM CHAGAS

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, faz um ano que o Maranhão ficou sem o grande poeta, José Chagas.

Foi um dia de comoção nesta cidade que ele amava e por ela era amado.

Como Chagas continua presente, graças à extraordinária obra poética que legou a São Luis, a Academia Maranhense de Letras e os familiares vão mandar celebrar missa em sua homenagem.

A cerimônia religiosa acontecerá às 17 horas, na igreja do Desterro.

SARNEY E FHC

Houve um tempo em José Sarney e Fernando Henrique Cardoso só se falavam quando não havia jeito.

Mais recentemente, voltaram às boas e sempre encontram momentos para jogar conversa fora e por em dia os acontecimentos políticos do país.

Para mostrar que a amizade entre eles agora é fraterna e rotineira, José Sarney fez questão de estar presente no evento que acontece nesta quarta-feira em Nova York, quando Fernando Henrique recebe o título de Homem do Ano.

CONCORRÊNCIA DA PONTE

Na novela Babilônia, veiculada pela TV Globo e ora em cartaz no horário nobre, uma empresa de construção civil e nada idônea, desejava participar de uma licitação no Maranhão.

A concorrência tinha em vista a construção de uma ponte de concreto.

Num dos últimos capítulos do folhetim global, a escandalosa informação: a construtora perdera a licitação no Maranhão.

FARÓIS DA EDUCAÇÃO

Os Faróis da Educação, fantástica iniciativa que Gastão Vieira executou na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, vão passar por alterações físicas e funcionais.

Por determinação do governador Flávio Dino os Faróis da Educação deixarão a estrutura da Secretaria da Educação para a da Secretaria da Cultura.

O governador acha que na Secretaria da Cultura os Faróis serão mais úteis às comunidades municipais e contribuirão melhor como fonte de conhecimento e de pesquisa à juventude.

Para funcionar como biblioteca estudantil, Flávio Dino autorizou a Secretaria de Cultura a contratar uma bibliotecária para cada Farol.

NIXON DE BACURI

Alguns prefeitos foram recentemente presos pela Polícia, por fazerem parte de um esquema de agiotagem no Maranhão.

No meio deles, o prefeito municipal de Bacuri, envolvido até a cabeça na bandidagem da agiotagem, batizado com o nome de Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos.

Mas há uma diferença gritante entre eles. Enquanto o ex-presidente americano renunciou ao cargo pelo envolvimento com a espionagem política, o prefeito de Bacuri é acusado de misturar os negócios da gestão municipal com o dinheiro clandestino.

UNICEUMA E ACADEMIA

Na final da tarde da última terça-feira, um encontro reuniu o mantenedor e o reitor do UniCeuma, respectivamente, Mauro Fecury e Saulo, com os membros da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, Ceres Costa Fernandes e Joaquim Haickel.

Na pauta, a assinatura de um convênio em que a Academia Maranhense de Letras, através dos intelectuais que a integram, farão palestras aos estudantes do UniCeuma sobre assuntos culturais.

O convênio traz no seu bojo o compromisso do UniCeuma de repassar à Casa de Antônio Lobo, em contrapartida às palestras acadêmicas, uma ajuda financeira para mantê-la.

HOMENAGEM A MÁRIO MEIRELES.

As filhas do saudoso professor Mário Meireles, Ana Maria e Mimi, ficaram sensibilizadas com a homenagem prestada pela Academia Maranhense de Letras ao pai.

A solenidade aconteceu em decorrência do centenário de nascimento do emérito historiador, que a AML comemora como “O ano cultural de Mário Meireles”.

O marco inicial do evento deu-se com a abertura da exposição “Vida e Obra de Mário Meireles”.

MÉDICO MARANHENSE

São Paulo, depois naturalmente de São Luis, é a cidade em que os médicos maranhenses mais brilham.

Os que ali fixaram residência, depois de fazerem cursos de pós-graduação ou doutorado, se deram bem, ganharam fama e conquistaram boa clientela.

Dentre os que ficaram em São Paulo e hoje é uma referência na área de ortopedia e de coluna, o cirurgião Franklin Roosevelt Coelho, nascido na cidade de Balsas.

De vez em quando ele vem a São Luis, como agora, para rever os pais que aqui residem.

PRESENÇA NO CASAMENTO

Leda Chaves Napoleão veio de Brasília participar da cerimônia de casamento da afilhada Marcela, filha de Lurdes e Eliezer Moreira, que ontem contraiu núpcias com Lucas Borba, ato realizado no Class Eventos.

O marido de Leda, Hugo Napoleão, contudo, não compareceu à cerimônia pelo fato de se encontrar no Estado do Qatar, participando do 15º Fórum do DEHA.

 

 

Sem comentário para "CONSELHO DE EDUCAÇÃO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS