FOTOGRAFIA HISTÓRICA

0comentário

Na exposição sobre a vida e a obra do saudoso professor Mário Meireles, na Academia Maranhense de Letras, pontifica um documento valioso e importante.

A fotografia da comissão organizada pelo governador Newton Bello, incumbida de programar os 350 anos de São Luis, em 1962.

A foto histórica pertence às filhas do emérito professor, Ana Maria e Mimi, gentilmente cedidas à exposição.

Integravam a comissão, Orlando Leite, Reis Perdigão, cônego Ribamar Carvalho, Lauro Berredo, Jesus Ribeiro, Mário Meireles e Rubem Almeida.

REFINARIA PREMIUM

Não foi por causa da Operação Lava-Jato que a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, se manifestou contra a instalação da Refinaria Premiu, em Bacabeira.

A Ata do Conselho de Administração da empresa registra que Graça Foster, antes da crise vir à tona, se declarou contrária à execução dos projetos da Petrobras no Maranhão e no Ceará.

Data da reunião do Conselho de Administração da Petrobras: 4 de novembro de 2014.

LIDERANÇA DO GOVERNO

A cada dia aumenta a insatisfação da bancada de apoio ao governador Flávio Dino, na Assembleia Legislativa.

A insatisfação pode levar o governo a trocar o líder.

Os parlamentares da base governista não estão gostando da postura e do posicionamento do atual líder, deputado Rogério Cafeteira.

Para o grupo, o governo estaria melhor na Assembléia Legislativa se contasse com um líder da estirpe do deputado Eduardo Braide.

LEMBRANDO DOM HELDER

A figura do saudoso bispo dom Helder Câmara volta ao noticiário nacional.

O nome do ex-bispo de Olinda e Recife é lembrado para ser beatificado pelo Papa Francisco.

Por falar em dom Helder, em 1967, os jovens Benedito Buzar e Nelson Almada Lima, que participavam do curso da Cepal, em Fortaleza, fizeram um movimento – que deu certo- para o prelado ser paraninfo e homenageado na solenidade de encerramento do curso.

CENAS DO CASAMENTO

– O juiz José Guanaré, que celebrou o casamento de Marcela e Lucas, na semana passada, foi aplaudido ao final da cerimônia.

Partiu dele a iniciativa de dizer em alto e bom som que o pai da noiva, Eliezer Moreira, pela idoneidade moral e competência política, faz falta no Congresso Nacional.

Para os que não sabem: Eliezer depois de cumprir mandato na Assembleia Legislativa, elegeu-deputado federal e participou ativamente dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988.

– Conhecedor a fundo das artes plásticas e dono de uma das maiores pinacotecas de São Luis, Eliezer Moreira, como pai da noiva, presenteou os padrinhos do casal com uma bela tela do pintor maranhense Airton Marinho.

– No Catar, onde se encontrava a trabalho, Hugo Napoleão, recebia informações do casamento de Marcela e Lucas. Quem as transmitia, pela internet, a esposa Leda, madrinha do casal.

– Eliezer Moreira, com problemas médicos e sob cuidados ortopédicos, não deixou de circular no ambiente do casamento. Ora usava uma bengala, ora uma cadeira de rodas.

Quando usava a bengala, dizia ser em homenagem à aprovação pela Câmara dos Deputados da PEC da Bengala.

SARNEY NOS STATES

Quem conhece o senador José Sarney sabe que ele adora Nova York, considerada, depois de São Luis e Pinheiro, como a cidade mais importante do mundo.

Do mesmo não se pode dizer com relação à Miami. A cidade da Flórida só é por ele visitada por motivos supervenientes, como agora.

Antes de regressar ao Brasil, na última sexta-feira, Sarney deu um jeito de passar um dia em Miami para rever a neta e os bisnetos, que ali estudam inglês.

CAMPELO PERDEU

HÁ 19 anos, o intelectual Joaquim Campelo, membro da Academia Maranhense de Letras, lutava contra a editora e os herdeiros do Dicionário Aurélio, da Língua Portuguesa.

Por longo tempo, como principal colaborador da edição do Dicionário, se empenhou para ganhar juridicamente a causa, que terminou adversa a ele.

Na semana passada, depois dos recursos, dos agravos e de outras procrastinações regimentais e processuais, o Superior Tribunal de Justiça, por sua maioria, julgou contra os interesses legítimos de Joaquim Campelo.

SUCUPIRA E JATOBÁ

O núcleo de novela da TV Globo gosta de inspirar-se na nomenclatura das cidades maranhenses.

De vez em quando, a emissora encontra na realidade do Maranhão o que as novelas precisam para as obras de ficção fiquem atrativas e donas da audiência

Tempos atrás, Dias Gomes escreveu um folhetim em que a cidade de Sucupira era o ponto alto da novela Roque Santeiro.

Agora, o autor da novela Babilônia, achou outra cidade maranhense para tê-la como cenário: Jatobá. Nela a figura ficcional do prefeito retrata sem retoque a maioria dos gestores municipais do Maranhão.

ASSESSOR COMPLETO

José Alberto Moraes Rego, mais conhecido por Geografia, pode-se dizer é assessor polivalente do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antônio Guerreiro.

Além dos valiosos serviços que presta ao desembargador no seu trabalho cotidiano, tenta convencê-lo a fazer um procedimento, este, no campo da saúde.

Como o magistrado perdeu boa parte do peso numa bem-sucedida cirurgia bariátrica, José Alberto espera vê-lo brevemente jogando voleibol, aos domingos, na casa de praia de Mauro Fecury.

TAXA DE HOMÍCIDIO

Por esta ninguém esperava. Nem mesmo os céticos e pessimistas de plantão.

O Maranhão sempre citado como o que tem de pior em tudo, acaba de ganhar mais um troféu, este, sinistro.

Segundo fontes fidedignas, São Luís tem uma das maiores taxas de homicídio do mundo. Por isso, ocupa o 35º lugar no ranking.

GOVERNADOR E ACADEMIA

Como havia prometido aos membros da Academia Maranhense de Letras, o governador Flávio Dino fez o que assumiu.

Já enviou à Assembleia Legislativa a mensagem governamental que prevê o aumento da subvenção que o Estado concede à Casa de Antônio Lobo.

DE três mil reais, a subvenção subiu para sete.

 

 

Sem comentário para "FOTOGRAFIA HISTÓRICA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS