REFORMA DO SECRETARIADO

0comentário

O secretariado do governador Flávio Dino, em termos numéricos, iguala-se ao ministério da Presidente Dilma Roussef.

Se o primeiro escalão do Governo federal vem de passar por uma reforma, por analogia, o do Governo estadual provavelmente reduzirá de tamanho.

As secretarias da Mulher, da Igualdade Racial, da Juventude, e da Administração Penitenciária, de pouca expressão na estrutura administrativa estadual, poderão ser implodidas ou absorvidas por outras de maior porte.

DIA DO PRESIDIÁRIO

São as entidades produtivas que criam as datas comemorativas, para através delas o faturamento se impor em períodos de entre safra.

As datas em homenagem à mulher, pai, mãe, avó, a criança e estudante, pela tamanha divulgação nos meios de comunicação, viram produtos de consumo.

Quem lucra, também, com essas datas são os presidiários, que liberados para as comemorações em família, avocam o direito de não retornar ao lugar de origem.

MINISTRO E ALCÂNTARA

Se já era complicada a situação da Base de Alcântara, imaginar agora com a nomeação do novo ministro da Ciência e Tecnologia.

O deputado Celso Pansera, recém-nomeado para o cargo, provocado por um jornalista sobre o projeto de Alcântara, revelou a mais absoluta ignorância a respeito do assunto.

Acuado com a pergunta, disse apenas isto: “Acho necessário o domínio dessa tecnologia com países que complementem com aquilo que já temos de conhecimento”.

MARANHENSES NO MEDITERRÂNEO

Mais de 50 maranhenses se reúnem hoje em Barcelona.

A reunião não tem nenhum caráter político ou esportivo.

A cidade espanhola é o ponto de partida de uma viagem de navio pelas águas do Mediterrâneo.

Durante dez dias os maranhenses se desligarão da crise brasileira para pensar só em diversão em alto mar.

Lino Moreira e Fortunato Bandeira, com as respectivas esposas, participam dessa fantástica excursão marítima, que, em São Luis, foi organizada pela Agência Baluz.

VOLTA DE MARIA TERESA

Quando Maria Teresa Neves viajou para São Paulo, os familiares e amigos só pensavam vê-la de volta e feliz.

Com esse sentimento, numerosas preces e promessas foram feitas e com um só objetivo: o restabelecimento da saúde dela.

Após quarenta dias de tratamento em São Paulo, Maria Teresa retorna às origens, alegre, satisfeita e em plena recuperação.

Na semana passada, em sua residência, celebrou-se concorrida missa em ação de graças  pela nova vida que ganhou.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Um grupo jovem, todas as noites, percorre os espaços da Feira do Livro.

Com cartazes e panfletos, vocalizam mensagens em favor da recuperação e preservação do Centro Histórico.

Como na Praia Grande, não existem espaços reservados às necessidades fisiológicas, levantaram a bandeira de que “O Patrimônio Histórico não é penico”.

FEIRA DO LIVRO

Acaba hoje a XIX Feira do Livro, sob os auspícios da prefeitura de São Luis.

A cada ano, a Feira passa por um processo de esvaziamento e longe de repetir o sucesso dos primeiros anos.

O esvaziamento pode ser atribuído à crise na qual estamos atravessando. Mas não se deve descartar o fato de que grande parte da população de São Luis não dispõe de poder aquisitivo suficiente para alimentar um evento realizado anualmente.

A Fundação Municipal de Cultura, quem sabe, poderia transformar a Feira do Livro num evento bienal, como fazem São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

MARIA FIRMINA

Sempre que vem a São Luis – e como gosta desta cidade, a escritora e professora, Luíza Lobo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, palestra sobre a multifacetada obra do genial Sousândrade.

Desta vez, ela participa da Feira do Livro, mas focada na escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, sobre a qual profere conferência, hoje, às 15 horas, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho.

Como sempre faz quando vem ao Maranhão, Luiza Lobo visitou Guimarães, onde nasceram Sousândrade e Maria Firmina.

PECADO CAPITAL

Muitos cochichos na solenidade de inauguração da recuperação da antiga Fábrica Santa Amélia, por conta da ausência do prefeito Edivaldo Holanda.

Ninguém entende ou compreende a falta do prefeito num ato de extrema importância cultural, educacional e turística, que carrega consigo a marca da revitalização.

Prestigiar a restauração de um imóvel que, no passado, contribuiu para o progresso econômico e social de São Luis era o mínimo que o prefeito podia fazer por ela.

SEM CORRENTES

Quando começaram as obras de recuperação da antiga Fábrica Santa Amélia, o reitor da Universidade do Maranhão, Natalino Salgado, pediu às autoridades competentes que, por medida de segurança, o tráfego de veículos na Rua Cândido Ribeiro fosse proibido.

Agora, com o prédio recuperado e as obras cessadas, os moradores daquele espaço urbano querem que a circulação de veículos seja liberada o quanto antes.

Se depender do reitor Natalino Salgado essa liberação não acontecerá. Motivo: o trânsito de veículos afetará sobremodo a estrutura física em que se assenta o prédio recuperado.

VALOROSO MÉDICO

São Luis vai sentir saudades do médico Claudio Moraes Rego, que faleceu na semana passada.

Ele não era apenas um profissional devotado, mas um exemplo de cidadão honesto, íntegro e correto. Marcou presença em vários cargos públicos, nos quais deixou a marca de uma das famílias mais importantes do Maranhão: Moraes Rego.

Filho de grande médico e homem público exemplar, Dr. Genésio Rego, Cláudio seguiu os passos do pai.

CAMPELO NA FOLHA

Na condição de presidente do Conselho das Edições do Senado Federal, o maranhense Joaquim Campelo Marques, esteve em São Luis.

Participou da Feira do Livro e, como membro da Academia Maranhense de Letras, marcou presença na reunião daquele sodalício.

Campelo, na semana passada, mereceu página inteira da Folha de São Paulo ao relatar a luta que trava na Justiça contra a editora e os herdeiros do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

BEM OU MALTIVI

O médico João Bemtivi é muito conhecido e bem quisto na cidade, especialmente no meio universitário, por ser bom professor e se entrosar harmoniosamente com a juventude.

Pelo que é, devia ter pensado duas vezes antes do cometimento do gesto que não combina com a sua personalidade.

A cidade inteira está a repudiar a impensada agressão verbal a um farmacêutico, que praticava um ato simples e que a profissão exige.

A insana atitude de Bemtivi pode lhe causar estrago na vida profissional, universitária e política.

Sem comentário para "REFORMA DO SECRETARIADO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS