O LAMENTO DE ANNA

0comentário

A exoneração da Kátia Bogéa, da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão, deixou a ex-ministra da Cultura, Anna de Holanda, revoltada.

Ao saber do fato, manifestou repulsa ao injusto ato e exaltou as qualidades morais e profissionais da exonerada, que conheceu no tempo em que exerceu o cargo de ministra da Cultura.

Assim se expressou a irmã de Chico Buarque: “Recebi e não posso deixar de repassar a péssima notícia pouca divulgada e no mínimo alarmante em relação ao patrimônio histórico e artístico brasileiro, que se encontra no estado do Maranhão, onde tive a oportunidade de conhecer Kátia Bogéa e testemunhei sua dedicação absoluta na defesa do patrimônio material e imaterial”.

IVAN  NO PTB

O escritor Ivan Sarney, depois de desligar-se do PMDB, pelo qual disputou duas eleições de vereador à Câmara Municipal de São Luis, recebeu convite de três agremiações partidárias.

Optou pelo Partido Trabalhista Brasileiro, no Maranhão comandado pelo deputado Pedro Fernandes.

Pelo PTB, Ivan Sarney quer voltar à Câmara Municipal  de São Luis, nas eleições de 2016.

IMPEACHEMENT DE COLOR

A  bancada maranhense na Câmara Federal, que participou da votação do impeachement do presidente Fernando Collor, era formada de 18 parlamentares.

Desse total, 15 deputados votaram a favor do afastamento de Collor do governo: César Bandeira, Cid Carvalho, Costa Ferreira, Eduardo Matias, Chico Coelho, Haroldo Saboya, Jayme Santana, José Carlos Sabóia, José Reinaldo Tavares, Nan Sousa, Paulo Marinho, Pedro Novaes, Ricardo Murad, Roseana e Sarney Filho.

Votaram contra o impeachement, João Rodolfo e José Burnett. O deputado Daniel Silva não votou nem contra e nem favor. Simplesmente não compareceu à sessão.

BASE DO RABELO

Um dos mais antigos e tradicionais restaurantes de São Luis fechou as portas.

O não menos conhecido Base do Rabelo, que teve seus momentos de glória de 1960 a 1990, quando funcionou no bairro da Belira, sob o comando do simpático Rabelo.

Com a morte do seu criador, os herdeiros trouxeram o restaurante para o Calhau, onde não conseguiu impor-se e perdeu o charme e a fama, conquistados na Belira, onde tinha uma clientela selecionada e cativa.

PRODUTOS MARANHENSES

O superintendente do Sebrae-MA, João Martins, está empenhadíssimo no projeto para projetar os produtos genuinamente maranhenses no mercado nacional.

Tiquira, rede, renda, juçara, doces de frutas regionais, farinha d’água e outros produtos de consumo e de boa qualidade, mas desconhecidos em grande parte do país, vão receber tratamento de marketing e expostos em feiras e eventos de repercussão social.

A tiquira, produzida no município de Santo Amaro, foi o primeiro produto a ganhar tratamento especializado e já ganhou notoriedade no mercado de bebidas pelo fato da matéria prima ser a mandioca e não a cana de açúcar.

MANUTENÇÃO DO SISTEMA S

Os presidentes da Federação das Indústrias e do Comércio do Estado do Maranhão, Edilson Baldez e José Arteiro, estão mais aliviados.

Eles abraçaram a luta que as Confederações da Indústria e do Comércio realizaram para o Sistema S não sofrer corte orçamentário ou ter atuação reduzida, face à crise que ora o país vive.

Com a manutenção e preservação do Sistema S, Senai, Sesi, Senac e Sesc, continuarão prestando serviços indispensáveis aos trabalhadores da indústria e do comércio.

RECUPERAÇÃO DE PRAÇAS

Está a olhos vistos um bom serviço a Prefeitura de São Luis realiza na capital maranhense.

A recuperação de antigas e a instalação de novas praças no centro urbano e na periferia.

Há muito tempo não se via as praças de São Luis olhadas com tamanha atenção pela prefeitura como agora, fato que modificará o cenário paisagístico de nossa urbe.

JERÔNIMO VIVEIROS

O notável historiador maranhense, Jerônimo Viveiros, completa 50 anos de falecimento no dia 29 de novembro vindouro.

Pela obra histórica que deixou, merecia receber dos órgãos públicos e das entidades culturais, mais atenção e homenagens.

A Academia Maranhense de Letras, da qual era membro, pedirá ao prefeito que o nome de Jerônimo Viveiros seja colocado numa praça em construção na cidade.

BELO EXEMPLO

Meses atrás, o servidor público federal, Felinto Ribeiro, faleceu em São Luis.

Ele gostava de pesquisar sobre fatos e episódios da História do Brasil e particularmente do Maranhão.

Frequentador habitual da Biblioteca Pública Benedito Leite, ali pesquisava e recolhia subsídios para escrever seus trabalhos.

As filhas de Felinto, em homenagem à memória do pai, querem preservar o material pesquisado e dando-lhe um lugar destacado na casa em que morou, para ser manuseado pelos estudiosos.

SOLIDARIEDADE A CUNHA

Na homenagem ao presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, patrocinada pela bancada do PMDB, a presença apenas de dois parlamentares do Maranhão.

Hildo Rocha e João Marcelo.

Não é a primeira vez que os dois mostram publicamente que fazem parte do grupo parlamentar que prestigia o atual presidente da Câmara Federal e luta para que permaneça no cargo para o qual foi eleito.

HOMENAGEM A ZÉ CARLOS

No dia 9 de novembro, às 17 horas, o advogado José Carlos Souza Silva estará em Brasília para receber importante homenagem.

Em comemoração aos 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, será agraciado, em reconhecimento aos relevantes serviços desenvolvidos ao longo da primeira gestão do Conselho Federal da OAB.

A solenidade se realizará na sede da entidade e contará com a presença de autoridades e grandes figuras da advocacia brasileira.

RECREIO NA ILHA

Nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 19 horas, um evento literário acontecerá na Academia Maranhense de Letras.

O lançamento do livro do poeta José Maria Nascimento, intitulado “Recreio na Ilha”.

O livro faz parte das comemorações dos 75 anos do poeta.

 

 

Sem comentário para "O LAMENTO DE ANNA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS