Porto inseguro

0comentário

Sob a administração do ex-governador, ex-deputado federal e candidato derrotado ao Senado nas últimas eleições, João Castelo, o Porto do Itaqui virou um verdadeiro barril de pólvora. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), presidida por ele, antes muito bem avaliada por seu modelo de gestão, hoje tem sua imagem manchada por sucessivas denúncias de irregularidades.

O escândalo mais recente envolve a Cefor Segurança Privada, favorecida com um contrato de R$ 4,2 milhões, em detrimento da empresa Santa Clara, que recebia R$ 800 mil – cinco vezes menos – para prestar o mesmo serviço. A Cefor tem como um dos sócios Rodrigo Cordeiro Gonçalves, primo legítimo de João Castelo, que apesar de ter apenas 15% das ações da empresa (Domingos Alcântara Gomes é o sócio majoritário, com 70% das ações), teve participação decisiva para que a empresa vencesse a concorrência. O terceiro sócio é Rafael Mendes Alcântara, dono dos outros 15% do bolo acionário.

Mas há quem diga que o esquema que beneficiou a Cefor é apenas um dos muitos que se desenrolam no Itaqui. Fontes de dentro do próprio porto afirmam que há irregularidades muito mais graves se processando e caso venham à tona serão capazes de destituir Castelo da presidência da Emap e implicá-lo, junto com seus auxiliares mais próximos, em ações judiciais por crimes de malversação de dinheiro público.

O clima na área portuária é de extrema tensão. As trocas de acusações, ameaças e chantagens dão o tom à atmosfera de guerra ali vivenciada. Qualquer passo em falso de um dos envolvidos poderá resultar na explosão de uma bomba de alto teor destrutivo.

Sem comentário para "Porto inseguro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS