IBGE confirma: São Luís não tem 1 milhão de habitantes

0comentário

Foi divulgado nesta manhã o resultado oficial do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números confirmam que São Luís não tem mesmo 1 milhão de habitantes. O resultado contraria as estimativas do próprio órgão e os interesses da Câmara Municipal, que promete entrar com ação na Justiça para que seja feita a revisão da contagem populacional.

O recenseamento apontou que a capital maranhense tem 921.450 habitantes. Segundo estimativa feita ano passado pelo IBGE, a população de São Luís chegava, na época, a 998.385 habitantes. Ou seja, o próprio órgão responsável pelo censo superestimou o contingente populacional do município.

Desde seu início, o censo foi marcado por polêmica. O IBGE alegava que vinha sendo impossível aos recenseadores ter acesso a boa parte dos 200 mil domicílios capital maranhense, sobretudo os da área considerada nobre, onde muitos imóveis permaneciam o dia inteiro fechados. Ainda de acordo com o órgão, muitas pessoas, também moradoras de bairros de alto padrão, dificultavam e até mesmo impediam a entrada dos agentes em suas residências por medo da violência.

Mesmo com a divulgação do resultado oficial – até o momento, definitivo -, a polêmica está longe de ter fim. A Câmara de Vereadores deverá mobilizar todas as suas forças para que haja uma recontagem, sob a alegação de que ao atingir 1 milhão de habitantes, o município receberá muito mais recursos federais, entre outros benefícios.

Outra conseqüência do aumento populacional seria a criação de 10 novas vagas de vereadores no Legislativo municipal. Assim, o número de cadeiras aumentaria dos atuais 21 para 31.

São dois aspectos distintos. Um abrange toda a população, que, espera-se, seja contemplada com mais obras e serviços com o aumento dos repasses federais à prefeitura. O outro favorece um grupo restrito. Para o bem dos ludovicenses, o primeiro deve prevalecer sobre o segundo.

Sem comentário para "IBGE confirma: São Luís não tem 1 milhão de habitantes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS