Mesmo sem contribuir com um centavo, governo Jackson publica matéria afirmando que apóia Festejo de Ribamar

0comentário

Apesar de não ter contribuído com um único centavo para a realização do Festejo de São José de Ribamar, o governo Jackson Lago publicou, no último dia 21, data da abertura do evento, matéria informando sobre um suposto apoio que estaria dando para a realização as festividades. O desmentido partiu do próprio chefe do Santuário de São José, padre Bráulio Aires. O religioso afirmou ter enviado o projeto do festejo para apreciação do governo desde julho. Ele revelou já ter procurado pessoalmente o governo duas vezes nos últimos dias, sem obter qualquer resposta.

Até ainda há pouco, a informação mentirosa ocupava posição de destaque na página do Governo do Estado na internet (www.ma.gov.br). Em um texto vago, sob o título “Governo apóia festejos do padroeiro do Maranhão”, a Secretaria Estadual de Comunicação destaca a “ajuda”, sem, no entanto, enumerar que contribuição dera para a festa.

Padre Bráulio disse ter enviado o projeto completo do festejo ao governo dois meses antes do início do evento. No documento, ele pede um auxílio de R$ 80 mil. O padre demonstrou estar preocupado com a possibilidade de não contar com a ajuda oficial, pois a festa já está em seu quarto dia e será encerrada no próximo dia 1°. Ele chegou a citar o exemplo das brincadeiras de Carnaval e São João, que nos últimos anos têm penado para receber do poder público os valores dos cachês que deveriam ser pagos pelas apresentações.

Abaixo, a íntegra da matéria publicada no site do governo, com todas as inverdades que ela contém:

Governo apóia festejos do padroeiro do Maranhão

Reafirmando o compromisso do governador Jackson Lago de fortalecer as manifestações culturais, o Governo do Maranhão, mais uma vez, reconhece a representatividade da Igreja Católica, ao apoiar um das maiores demonstrações da fé cristã no Maranhão – o Festejo de São José de Ribamar, no balneário batizado com o mesmo nome. Iniciada nesta sexta-feira (21), como acontece todos os anos, o evento foi inaugurado com a lavagem do templo da igreja.

Dirigente da Paróquia, Padre Bráulio, informou que o festejo surgiu de uma tradição de navegadores portugueses, que ao se verem em perigo, suplicaram pela ajuda do São José, protetor dos navegantes e ao serem atendidos, ergueram na baía um altar para homenagear o santo. Foi a fé desses navegadores que originou o tema desta versão do evento. Trata-se da passagem bíblica que diz: “Não tenhas medo José… (MT 1,20)”. “A escolha do tema representa a perseverança e a fé daqueles que crêem no Senhor e que por isso, tudo podem superar”, afirmou o padre, acrescentando que este ano o santo tem um novo esplendor. Ele foi doado por um fiel de Goiânia (GO), ao saber do roubo do anterior.

Há mais de 200 anos a celebração reúne milhares de devotos do santo, que é considerado o padroeiro do Maranhão. A estimativa para este ano é reunir cerca de cinco mil pessoas durante as novenas e 350 mil no encerramento do festejo, que acontece no dia 1º de outubro. A programação do festejo conta com missas, novenas, procissões marítima e terrestre e shows culturais.

Sem comentário para "Mesmo sem contribuir com um centavo, governo Jackson publica matéria afirmando que apóia Festejo de Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS