Aeronáutica fará vistoria no GTA neste sábado

0comentário

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), órgão do Comando da Aeronáutica, fará, neste sábado, uma vistoria nas aeronaves do Grupo Tático Aéreo (GTA). Além de verificar o estado de conservação das aeronaves, os técnicos orientarão pilotos e demais integrantes da unidade a adotar medidas capazes de prevenir acidentes.

O GTA é vinculado ao Gabinete Militar do Governo do Estado. Além de desempenhar sua atividade-fim, que é dar suporte às ações de segurança, a unidade tem a atribuição de transportar autoridades. O grupo tem um helicóptero e dois aviões, é coordenado por um capitão da Polícia Militar e tem em seu quadro policiais militares e civis e bombeiros militares.

Segundo o capitão Marcelo Honorato, do Seripa I, o resultado das inspeções ficará apenas no âmbito interno. “Não temos poder de fiscalização como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nosso trabalho é apenas de orientação”, frisou o oficial, que na última quinta-feira fez palestra sobre segurança de vôo para um grupo de pilotos, mecânicos e proprietários de aeronaves particulares, no auditório da Infraero, no Aeroporto Internacional Cunha Machado.

A vistoria no GTA está marcada para o período da tarde. O capitão Honorato adiantou que não será permitida a presença da imprensa nas dependências da unidade, instalada nos fundos do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau. “Estamos na casa deles. Não seria confortável para nós autorizar a cobertura jornalística do trabalho”, alegou.

É uma pena que os maranhenses não possam tomar conhecimento – pelo menos pela via oficial – do resultado da vistoria, pois o GTA, criado em 1996, foi um dos instrumentos mais importantes no bem sucedido combate à criminalidade no estado no final dos anos 90 e início desta década.

A divulgação seria mais do que oportuna, tendo em vista a crise que o sistema de segurança pública do Maranhão enfrenta nos últimos anos. Seria uma forma de a sociedade confirmar o aparente estrago feito nesse setor nas administrações dos aliados José Reinaldo Tavares e Jackson Lago.

Sem comentário para "Aeronáutica fará vistoria no GTA neste sábado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS