Maranhão ignora Semana Nacional de Trânsito

12comentários

transito.jpgAté o momento, nenhum órgão público do Maranhão anunciou a realização de atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, aberta nesta quinta-feira, em todo o país, com o tema “A Criança e o Trânsito”. Ao contrário de outros estados, onde haverá vasta programação, com palestras, blitze educativas e caminhadas, no Maranhão, de forma inexplicável, a semana aparentemente passará em branco.

O Departamento Nacional de Trânsito criou uma página específica com informações sobre o evento em todo o Brasil (http://www2.cidades.gov.br/renaest/inicio.do). O site traz notícias sobre ações em vários estados, menos o Maranhão. No Piauí, por exemplo, será lançado um vídeo educativo e até o próximo dia 30 haverá encenação de peças teatrais, palestras, panfletagens, entre inúmeras outras atividades. No Pará e no Tocantins, a programação também será extensa.

Na contramão do resto do país, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), vinculada à prefeitura da capital, não informam em suas páginas na internet nenhuma atividade alusiva à semana. E o que é pior: os dois órgãos só têm ganho destaque na mídia por episódios negativos, como conflitos durante exames de direção, panes em semáforos e pelo aumento assustador do número de acidentes.

Envolvidos muito mais em sucessivos problemas administrativos e, no caso específico do Detran, em denúncias de irregularidades, os dois órgãos perdem a oportunidade de melhorar a imagem desgastada que vêm cultivando.        

12 comentários para "Maranhão ignora Semana Nacional de Trânsito"


  1. Assessoria de Comunicação do Detran

    Nobre jornalista, por um acaso você confirmou esta notícia com as assessorias de comunicação do DETRAN e da SMTT? Se o tivesse feito, teria descoberto que o Maranhão está sim incluso na programação da Semana Nacinal de Trânsito. A abertura em São Luís foi realizada nesta sexta, na praça Nauro Machado. Se quiser conferir de perto a programação, o próximo evento está marcado para acontecer neste domingo( dia 21),na praça de alimentação da Litorânea, das 17 às 20 horas. Temos certeza que agora você poderá escrever uma matéria positiva sobre o Detran e a SMTT.
    Assessoria de Comunicação do DETRAN/MA

    Resposta: por que, então, não houve nenhuma divulgação dessas atividades? Não acredito que um órgão tão importante como o Detran tenha cometido o erro primário de não publicar uma matéria ou anúncio sequer sobre os eventos informados. É coisa de principiante. E por que o Denatran não informa nada sobre isso em sua página na internet? Parece até que o Detran não quer que a sociedade saiba o que está sendo feito. É muito estranho e cheira a improviso.

  2. O REVOLTADÍSSIMO

    ALIÁS E POR FALAR EM DETRAN-MA, CARO DANIEL, VOCÊ TERIA ALGUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO DAQUELA DENÚNCIA DO MP, SE NÃO ME ENGANO, SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO/DEVASSA QUE A NOSSA GLORIOSA POLÍCIA FEDERAL IRÁ FAZER POR LÁ? AQUELE CASO DA FATEC, ETC… OBRIGADO.

  3. O REVOLTADÍSSIMO

    AH, SO PRA COMPLETAR O COMENTÁRIO… ESSA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DETRAN HEIN…. TA PRECISANDO DE OUTRA ASSESSORIA DE ESCRITA E LINGUAGEM… ATÉ COMEÇOU BEM, MAS DEPOIS DA 1ª VÍRGULA… SO DESASTRE…. PROF. PASQUALE NELES….

  4. Priscilla

    Daniel, já ouviu dizer que diante de fatos não existem argumentos?
    Você acusou o Detran e a SMTT de não participarem da Semana Nacional de Trânsito, mas o que vi em vários meios de comunicação foram notícias a respeito da abertura do evento. Acredito que se as assessorias de comunicação desses órgãos não a tivessem divulgado, como você afirma ter ocorrido, ninguém da mídia cobriria o acontecimento.
    Errar é humano, entretanto reconhecer o erro não é para todos, não é mesmo jornalista?
    Ahhh, por falar em erro, esse tal de Revoltadíssimo deve ser mesmo revoltado até com o português. Classificar o comentário da assessoria de comunicação do Detran como desastroso só por causa de uma vírgula colocada equivocadamente é muito radicalismo. Esse é o único erro que meus olhos de esritora viram.
    Tem gente que só consegue ver o que quer…..

    Priscilla

  5. Priscilla

    Daniel, já ouviu dizer que diante de fatos não existem argumentos?
    Você acusou o Detran e a SMTT de não participarem da Semana Nacional de Trânsito, mas o que vi em vários meios de comunicação foram notícias a respeito da abertura do evento. Acredito que se as assessorias de comunicação desses órgãos não a tivessem divulgado, como você afirma ter ocorrido, ninguém da mídia cobriria o acontecimento.
    Errar é humano, entretanto reconhecer o erro não é para todos, não é mesmo jornalista?
    Ahhh, por falar em erro, esse tal de Revoltadíssimo deve ser mesmo revoltado até com o português. Classificar o comentário da assessoria de comunicação do Detran como desastroso só por causa de uma vírgula colocada equivocadamente é muito radicalismo. Esse é o único erro que meus olhos de ESCRITORA viram.
    Tem gente que só consegue ver o que quer…..

    Priscilla

    OBS:Corrigi o erro, engoli uma letra da palavra escritora no outro comentário. Como não perdoam nem uma vírgula,não podia esquecer uma letra né.

  6. Eliane Silva

    EDUCADORA

    PARABENIZO O DETRAN E PARCEIROS PELA GRANDIOSA ATIVIDADE QUE FOI REALIZADA NA PRAÇA NAURO MACHADO, ALUSIVA A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO, QUE TEM COMO TEMA, ESTE ANO A CRIANÇA NO TRÂNSITO.
    PRESENCIEI UM MOMENTO DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO,ONDE CENTENAS DE CRIANÇAS REUNIDAS BRINCAVAM E AINDA TINHAM CONHECIMENTOS SOBRE O TRÂNSITO.REALMENTE FOI ALGO DIFERENTE E INOVADOR!
    A ESCOLHA DESSA TEMA FOI PERTINENTE E VALIOSA,POIS NOS FAZ REFLETIR, QUE NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS. MAUS EXEMPLOS DOS PAIS REFLETEM EM AÇÕES IRRESPONSÁVEIS NO TRÂNSITO E PRINCIPALMENTE NO MERCADO DE TRABALHO. COMO EXEMPLO, PODEMOS CONSTATAR ESTE FATO, EM DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

    EDUCADORA
    ELIANE SILVA

  7. O REVOLTADÍSSIMO

    NEGATIVO SRA. PRISCILA… QUANDO AFIRMEI E AFIRMO NOVAMENTE SOBRE A RESPOSTA DESSA ASSESSORIA DO DETRAN, ME REFIRO À LINGUAGEM UTILIZADA, COMPLETAMENTE FORA DOS PADRÕES DE UMA OUVIDORIA, SIM, POIS É TAMBÉM UM TRABALHO DE OUVIDORIA AQUILO LÁ. SOU SIM, REVOLTADO COM ROUBO… LADROAGEM… IMPUNIDADE… QUE, TROCANDO EM “MIÚDOS”, É A ATUAL SITUAÇÃO QUE VIVE O ESTADO DO MARANHÃO NAS MÃOS DOS PEDETISTAS QUE AÍ ESTÃO. SE GOSTOU, GOSTOU… SE NÃO GOSTOU… UM ABRAÇO!

  8. edna

    Daniel,

    Acho que não entendi esse post.
    No Brasil inteiro ocorreu a Semana Nacional de Trânsito. No Piaui foi lançado um vídeo institucional, que deverá ser exibido várias vezes e que deverá ter um alcance de milhares de pessoas com sua mensagem. E o DETRAN do Maranhão faz um evento qualquer na Praça Nauro Machado para no máximo 100 pessoas e quer divulgação??????????
    E o resto no Maranhão? Não tem trânsito de carro e de pessoas? Será que só existem trânsito nas 216 cidades restantes quando essa cambada vai fazer promessas malucas e pedir votos? Será que o Detran do Maranhão não tem dinheiro para fazer um trabalho sério? Nem as CIRETRAN´s foram usadas para a campanha?
    Pobre de ti Maranhão!

  9. JORGE DA BELIRA

    FALANDO DE ” REVOLTADOS ” :

    É estranho como certas pessoas se dizem ” REVOLTADÍSSIMAS ” (?) com o roubo, a ladroagem e a impunidade… Mas nunca protestaram contra os LADRÕES e SAQUEADORES que, durante 40 anos, enriqueceram às custas da miséria do povo maranhense!

    Também nunca deram UM PIO sequer contra a ladroagem da Estrada Paulo Ramos-Arame, contra o Projeto Salangô, contra o Pólo de Confecções de Rosário, a roubalheira da USIMAR, a privatização do BEM, a venda escandalosa da CEMAR e, como se tudo isso não bastasse, contra a pouca-vergonha da LUNUS, um escândalo em nível nacional que enlameou o nome do Maranhão perante o país inteiro!

    Agora eu pergunto: onde estavam esses tais ” REVOLTADÍSSIMOS ” , quando toda essa bandalheira aconteceu? Por que não vieram a público manifestar a sua ” REVOLTA ” ? É muita “cara-de-pau” falarem SOMENTE AGORA em corrupção! Está “na cara” que essa gente não está “revoltada” com nada disso. Eles estão revoltados é com a humilhante DERROTA que sua Sinhazinha sofreu em 2006. Afinal, eles não passam de um bando de ” VIÚVAS INCONSOLÁVEIS ” !

    É muita “cara-de-pau” dessa gente! Óleo de Peroba neles! (JORGE DA BELIRA).

  10. Priscilla

    Ao que parece você além de revoltado é ignorante também. Nada tem a ver ouvidoria e assessoria de comunicação. Sua ignorância não te permite saber também que cada meio de comunicação apresenta uma linguaguem diferente. A da internet não precisa ser rebuscada, na verdade deve beirar o coloquialismo, porque esse meio exige uma leitura rápida e um texto leve para prender a atenção do leitor. Não é pecado ser ignorante, o pecado está em julgar as pessoas sem ter subsídio para fazê-lo.

  11. O REVOLTADÍSSIMO

    …NÃO DORMIREI HOJE… BATEREI PALMAS PARA TODOS… INCLUSIVE PARA OS PUXA-SACO DOS 12…PRONTO, MELHOROU…???

  12. JORGE DA BELIRA

    Pois é, meu camarada… PUXA-SACO por PUXA-SACO, eu lhe digo uma coisa:

    É preferível ser puxa-saco de UM GRANDE LÍDER VITORIOSO, cujas grandiosas obras estão transformando o Maranhão num dos melhores estados do Nordeste, do que – coitado de você! – ser puxa-saco de GENTE DERROTADA, que em boa hora o povo maranhense ESCORRAÇOU para bem longe daqui, por não agüentar mais tanta ROUBALHEIRA e INCOMPETÊNCIA!

    Portanto, meu camarada, PUXA-SACO por PUXA-SACO, a nossa situação ainda é BEM MELHOR do que a sua! Sinceramente, não sinto a menor inveja de você…

    Ah, ia me esquecendo: como você não me respondeu, vou lhe perguntar novamente: Onde estava você quando ocorreram os fatos ESCABROSOS que eu citei no meu comentário anterior? E por que você nunca ficou ” REVOLTADÍSSIMO ” com toda essa bandalheira, e não veio a público denunciar tudo isso? Vamos, homem, explique-se! Você está devendo essa!

    Saudações Libertárias! (JORGE DA BELIRA).

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS