Recuperação de celas da CCPJ de Pedrinhas destruídas em rebelião ainda não começou

12comentários

presos1.jpgSeis dias após a rebelião que resultou na destruição das 40 celas da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, mais de 300 detentos continuam desalojados. Segundo uma fonte de dentro do presídio, as obras de recuperação dos quatro pavilhões ainda não começaram e centenas de detentos permanecem amontoados nos corredores.

Agentes penitenciários responsáveis pela guarda dos presos trabalham em clima de extrema tensão. Com os apenados fora da cela, dizem eles, a CCPJ virou um barril de pólvora, prestes a explodir a qualquer momento. Para tentar evitar um novo motim, a Secretaria de Segurança Cidadã mantém no presídio homens do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar.

Apenas quatro agentes penitenciários trabalham por turno na CCPJ. Eles são obrigados a cumprir uma jornada de 24 horas por 72 horas. Se em condições normais a situação já é crítica, tendo em vista o pequeno efetivo, imagine nos últimos dias, em que esses profissionais estão vulneráveis e muito mais temerosos por sua integridade física.

Cadeião

O clima no Centro de Detenção Provisória de Presos de Justiça, o popular Cadeião, também ficou tenso após a fuga de oito presos, na madrugada do último domingo. Famílias que moram nas proximidades estão apavoradas com a violência no presídio. Informações dão conta ainda que os monitores da empresa contratada pela Sesec para administrar a unidade prisional não recebem salários há dois meses.

Com tantos fatos negativos, é de estranhar que a secretária Eurídice Vidigal fale em uma suposta trama com o objetivo de desestabilizá-la no cargo. Em vez de tentar justificar de forma tão ridícula e sem sustentação as falhas no sistema de segurança, seria mais sensato procurar tirar lições dos erros. Só assim, ela terá chance de apagar o rastro de incompetência que marca sua gestão. 

12 comentários para "Recuperação de celas da CCPJ de Pedrinhas destruídas em rebelião ainda não começou"


  1. vidigal

    VOU AGUARDAR O JORGE DA BELIRA COLOCAR ALGUMA BESTEIRA…AÍ SIM DEPOIS FAÇO MEU COMENTÁRIO!!!

    RSRSRS

  2. JORGE DA BELIRA

    REPONDO A VERDADE DOS FATOS:

    As fugas em presídios somente podem ocorrer se houver CONIVÊNCIA, FACILITAÇÃO ou NEGLIGÊNCIA do pessoal da segurança interna. Principalmente em presídios modernos, ditos de segurança máxima, como é o caso do Centro de Detenção Provisória (CDP), a fuga é técnica e operacionalmente IMPOSSÍVEL, salvo se houver a colaboração efetiva de agentes penitenciários ou coisa que o valha.

    Portanto, NENHUMA CULPA cabe à Secretária EURÍDICE VIDIGAL se alguns de seus funcionários se deixam corromper. Ela – a Secretária – tem marcado sua gestão por uma GRANDE COMPETÊNCIA e também pela coragem, determinação e firmeza de suas atitudes. Aumentou o efetivo da PM em 1.000 homens, equipou ambas as políciais (civil e militar) com novas viaturas (177 ao todo), dotadas de equipamentos de última geração (computadores de bordo, rádio, etc.), informatizou todas as delegacias da Capital e muitas do Interior, construiu – e ainda está construindo – grandes estabelecimentos penais (presídios), aprimorou os conhecimentos técnicos dos policiais através de inúmeros cursos de aperfeiçoamento, melhorou as condições salariais dos policiais (hoje o PM maranhense percebe o 3º. MAIOR SALÁRIO do país!), enfim, posso afirmar, sem sombra de dúvida, que se trata da MELHOR SECRETÁRIA DE SEGURANÇA que o Maranhão já teve, EM TODOS OS TEMPOS (incluindo-se aí todos os secretários anteriores).

    E vale ressaltar que a Dra. Eurídice Vidigal, “in casu”, tomou, DE IMEDIATO, todas as providências que lhe competia tomarnestes casos: mandou instaurar inquéritos para apurar as responsabilidades e PUNIR exemplarmente os culpados. E podem ter certeza de uma coisa: expurgados os funcionários venais e corruptos, as coisas voltarão ao seu normal. Tranqüilamente!

    Envio daqui a minha INTEIRA SOLIDARIEDADE a essa mulher guerreira, corajosa como uma Amazona, forte como uma Artemisa, inabalável como uma rocha de granito e, ao mesmo tempo, serena e tranqüila como uma Deusa! Prossiga, Dra. EURÍDICE VIDIGAL, em seu profícuo e abençoado trabalho, em prol da comunidade maranhense, que em sua grande maioria a adora. Afinal de contas, a placa que a senhora tem em sua mesa de trabalho diz tudo: ” OS CÃES LADRAM, MAS A CARAVANA PASSA ” ! E que Deus continue lhe protegendo dos INVEJOSOS e dos PRECONCEITUOSOS !

    EURÍDICE VIDIGAL – que mulher admirável! (JORGE DA BELIRA).

  3. vidigal

    EU SABIA QUE O DEFENSOR IA APARECER!!!

    BEM QUE E U AVISEI!!!

  4. vidigal

    RESPONDO AS MENTIRAS DO BELIRÃO!!

    equipou ambas as políciais (civil e militar) com novas viaturas (177 ao todo), dotadas de equipamentos de última geração (computadores de bordo, rádio, etc.)

    AS VIATURAS SÃO LOCADAS E NÃO TEM NENHUM EQUIPAMENTO!!! NEM PLACA TEM!!! NÃO PODEM NEM SAIR DE SÃO LUIS!!!

    O CADEIÃO FUNCIONA COM CONTRATADOS QUE ESTÃO A DOIS MESES SEM RECEBER SALÁRIOS!!!

    O CONCURSO DA PM FOI FEITO NA ÉPOCA DA GESTÃO DE RAIMUNDO MARQUES…

    ISSO É SÓ ALGUMAS DAS MENTIRAS!!!

  5. JORGE DA BELIRA

    Ainda discorrendo sobra a eficiente Secretária EURÍDICE VIDIGAL:

    É preciso acrescentar que a GRANDE ADMINISTRAÇÃO dessa formidável mulher à frente da SESEC não se limita às importantes obras e ações que registrei em meu comentário anterior (vide texto acima). Vai muito além disso. Senão vejamos:

    Em minha opinião, uma das medidas mais importantes tomadas pela Dra. EURÍDICE VIDIGAL é a festejada política de interação harmônica entre ” POLÍCIA CIDADÃ – COMUNIDADE “, que paulatinamente vem sendo implantada pela Secretária, e que em breve (a médio prazo), vai gerar excelentes frutos em prol da sociedade.

    Outra prova da energia e do dinamismo de nossa Secretária: o governador anterior, José Reinaldo Tavares (Grande ZÉ REINALDO! Um beijo no teu coração! Todo o povo maranhense te agradece!), havia promovido um concurso para admissão de novos policiais militares, mas, por absoluta FALTA DE RECURSOS, não pôde chamar ninguém. Ele promoveu APENAS o concurso. Pois bem, a Dra. EURÍDICE VIDIGAL, tão logo tomou posse, convocou os aprovados nesse concurso (cerca de 1.000 homens), deu-lhes TREINAMENTO INTENSIVO durante 6 longos e exaustivos meses, preparou-os devidamente e os incorporou aos quadros da Polícia Militar, onde hoje prestam seus serviços à comunidade.

    É assim que age a nossa Secretária, seguramente A MELHOR que o Maranhão já teve em TODOS OS TEMPOS (incluindo-se nesse rol todos os secretários anteriores). Sinceramente, eu não conheço ninguém melhor (e nem sequer igual) a ela.

    Eurídice é uma mulher DESASSOMBRADA, forte, decidida, corajosa, que não se deixa intimidar por maledicentes e fofoqueiros de 5ª. categoria. E ela é também muito PODEROSA! Que o diga o tal de Jefferson Portela, o delegadinho fanfarrão e boquirroto, de TRISTE MEMÓRIA, que ousou desafiá-la, e por isso teve o castigo que terão todos aqueles que se atreverem a obstar-lhe o caminho: O OLHO DA RUA!

    O recado está dado. ” MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO “. Ou, se preferirem, ” QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE “…

    E é só. (JORGE DA BELIRA).

  6. vidigal

    MAIS MENTIRAS!!! AGORA VEIO COM AMEAÇAS!!! QUEREM INTIMIDAR!!!

    ESSE PROJETO DE POLÍCIA CIDADÃ JÁ EXISTIA…APENAS MUDOU O NOME…

    QUEM NÃO CONHECE A POLÍCIA COMUNITÁRIA…

  7. vidigal

    E ela é também muito PODEROSA!!!

    QUEM TEM PODER É O POVO!!!

    SERÁ SE ESSE MÊS VAMOS CHEGAR AOS 40 HOMICÍDIOS???

    ESSA É A MELHOR MESMO…MUITOS HOMICÍDIOS!!!!

  8. Louro

    Para você “Jorge da BElira” vai uma grande frase “o pior cego é aquele que não quer ver” e é isso que acontece contigo.
    Vejo que você tem um grande potencial nas suas colocações em defesa da Secretária pois maqueia muito bem, mas vejo que você não sabe muito sobre os verdadeiros dados da Segurança do MA, pois não vejo os servidores da SESEC falarem bem da Euridice, atraves de provas reais mostram a sua incompetencia para administrar, não que ela seja uma pessoa burra ou sem meritos, mas ao menos para a real situaçao da criminalidade no Maranhao ela não esta tendo exito não, isso eu te garanto.
    Uma coisa que achei interessante, foi você defender Edson Vidigal, como uma pessoa que venceu na vida sem ajuda de ninguem. hehehehe quanta falta de memoria que voce tem.
    Edson Vidigal foi completamente feito por Sarney, tanto que na sua posse para presidente do STJ, ele falou pra todos, “que se hoje sou alguem, eu devo a meu pai “Sarney”! então se vocÊ é contra a forma da politica de Sarney, você tambem tem que ser contra a quem ele fez.
    Perdou as suas defesas da secretária, pois sei que eis bem pago para isso, mas lembra que cargos politicos são efêmeros e sai governo e entra governo e todo mundo vai embora, com isso aconselho você que ganharia muito mais se fosse imparcial e falasse a verdade da atual Administração governamental e não se fazer de cego.

    Passe bem Jorge.

  9. vidigal

    Meu Deus!!! quanta incompetência!!!!

    fechamos o mês de setembro com 44 homicídios…
    é contratos sem licitação…

    mais uma morte lá no cadeião…

  10. JORGE DA BELIRA

    Meu caro LOURO:

    Li com atenção seu comentário, e nele pude observar alguns EQUÍVOCOS que me levam a crer estar você MUITO MAL INFORMADO sobre os acontecimentos políticos do seu Estado, embora me pareça uma pessoa bem intencionada. Talvez você não ande freqüentando com a devida assiduidade a BOA MÍDIA, ou seja, a IMPRENSA SADIA (os bons jornais, emissoras de rádio e TV, etc.). Ficar se atendo somente à mídia miranteana dá nisso: uma pessoa tão mal informada que nos lembra aquele indivíduo que SEMPRE OUVIA O GALO CANTAR, MAS NUNCA SABIA ONDE ! Senão vejamos:

    1 – você endereça a mim o dito popular “O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER”. Ora, meu caro Louro, eu enumerei, uma por uma, todas as GRANDES OBRAS e AÇÕES da Dra. Eurídice Vidigal na SESEC. Nem você nem ninguém contestou qualquer uma delas, o que me leva a crer que as supõe verdadeiras. Então, quem é o CEGO nesta história, eu ou VOCÊ? Reflita…

    2 – dados da Segurança/MA: claro que eu os conheço muito bem, Louro! Se você reparar em todos os meus comentários, verá que eu me pronuncio sempre embasado em NÚMEROS e ESTATÍSTICAS ! Não gosto de “jogar conversa fora”, e essa é a minha vantagem sobre todos os meus adversários, que se limitam a comentários vazios, sem consistência, apenas com insultos e ofensas baratas. Mas, voltando ao tema SEGURANÇA, posso lhe afiançar que, embora o avanço da criminalidade seja um fenômeno NACIONAL (ou melhor, internacional), os índices do Maranhão ainda são um dos MELHORES de todo o país, senão o melhor, graças justamente ao trabalho dessa formidável mulher que vocês TEIMAM tolamente em menosprezar. Pense nisto…

    3 – antipatia dos comandados de EURÍDICE VIDIGAL: ora, Louro, já expliquei dezenas de vezes que se trata do velho, bolorento e jurássico MACHISMO NORDESTINO, que acha que “lugar de mulher é na cozinha”. Eles (policiais e funcionários) estavam acostumados à “boa vida”, ou seja, ao ÓCIO funcional. Quando a Secretária os obrigou de fato a TRABALHAR, eles simplesmente passaram a detestar aquela ” MULHER INTROMETIDA “, que veio de longe para “nos perturbar”… Entendeu, Louro? Então reflita melhor sobre isso…

    4 – sobre EDSON VIDIGAL: mas você está REDONDAMENTE ENGANADO, Louro! Eu jamais afirmei que ele “venceu na vida sem ajuda de ninguém”! De onde você tirou isso? Dos meus comentários certamente não foi. TODOS NÓS precisamos de ajuda para progredir, Louro. Ninguém consegue nada sozinho. Discordo apenas quando você, apaixonada e irracionalmente, diz que Sarney FEZ Vidigal… Francamente, meu amigo, Vidigal se fez por sua própria conta, ou seja, por seu ESFORÇO PRÓPRIO ! Ou será que Sarney pagou todos os seus estudos, deu-lhe casa e alimentação, cuidou do seu vestuário e outras coisa mais? Ora, o que Sarney fez foi NOMEÁ-LO, o que – reconheçamos – não deixa de ser uma AJUDA! Compreendeu agora a diferença entre AJUDA e “FAZER”, Louro? Então pense melhor nisso…

    Como lhe demonstrei, Louro, você está TERRIVELMENTE ENGANADO sobre o que se passa ao seu redor. Mas você, apesar de tudo, me pareceu ser uma pessoa BEM INTENCIONADA, e com uma virtude RARA entre os demais scomentaristas: embora se equivocando em muitos pontos, você demonstrou CAPADIDADE DE ARGUMENTAÇÃO, sem falar as BESTEIRAS tão comuns nos outros leitores. Por isso vou renovar o meu conselho: procure se informar melhor, ler os BONS jornais, participar com maior assiduidade da MÍDIA SADIA, que você só tende a melhorar e alcançar um excelente nível. Você tem futuro!

    Quanto às PEQUENAS OFENAS que você me dirigiu ao final do seu comentário, eu o perdôo por isso. Elas são irrelevantes, e não chegam a ofuscar o mérito do seu comentário.

    Faça uma boa reflexão, Louro! (JORGE DA BELIRA).

  11. vidigal

    BELIRÃO NA DEFESA DO INDEFENSÁVEL!!!

  12. vidigal

    BELIRÃO…SEI QUE A COISA TÁ DIFÍCIL…

    VC ATÉ TENTA, MAS CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS