Agora foi; então é hora de cobrar

23comentários

castelo-eleito.jpgA vitória de João Castelo (PSDB) na eleição de prefeito de São Luís suscitou um clima de grande expectativa. Terminado o pleito, passa-se a cogitar os nomes que vão compor o secretariado do tucano (os de Saúde e Educação já foram escolhidos), faz-se conjecturas sobre a transição da administração de Tadeu Palácio para a nova gestão e até arriscam-se palpites sobre o horário e ritos da cerimônia de posse. Essa é a atmosfera que cerca os momentos que antecedem uma mudança de governo em qualquer sociedade.

Nesse contexto, deve-se, também, refletir com muito mais ênfase a estratégia usada pelo candidato eleito para garantir a vitória. Isso porque, na teoria, é a partir dela que o governante conduzirá sua gestão.

Para ser mais claro, é necessário recapitular cada uma das promessas de campanha – e se for o caso, anotá-las no papel, no computador ou algo que o valha -, com a intenção de cobrar do futuro governante o seu cumprimento.  

Fiz todo esse preâmbulo para alertar aos cidadãos, independente de ter votado ou não em Castelo, de que é fundamental cobrar do prefeito eleito fidelidade aos compromissos assumidos com o povo. Na intenção de conquistar o voto, o então candidato prometeu de tudo um pouco, desde comida e transporte pela metade do preço à extinção das submoradorias erguidas sobre a lama dos manguezais, as famosas palafitas.

Consciente da fraqueza de memória que atinge a maioria da população, faço aqui um resumo das promessas mais chamativas feitas pelo prefeito eleito de São Luís, seguidas dos possíveis benefícios que elas trarão aos cidadãos caso virem realidade:

Bom Preço: trata-se da reedição de um programa de distrbuição de alimentos a baixo custo à população, que fez bastante sucesso na época em que Castelo foi governador, há quase 30 anos. Resta saber se hoje esse tipo de idéia é viável, uma vez que enfrentará forte resistência da rede varejista convencional. Além do mais, o governo terá que gastar alta soma para subsidiar o preço da comida e assim torná-la mais barata. A qualidade dos produtos e a quantidade da oferta deverão estar de acordo com o que espera a população.

Palafita Zero: resta saber se o novo prefeito adotará um modelo próprio para beneficiar os palafitados ou se buscará uma ação conjunta com o Governo Federal, que já executa obra com igual finalidade na margem esquerda do rio Anil, o maior curso d’água de São Luís, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Filiado ao PSDB, partido que no plano nacional faz oposição velada ao governo Lula, Castelo, possivelmente, não terá tanta facilidade em conseguir apoio federal para sua empreitada. Ainda mais quando se observa o acirramento da disputa com vista à eleição presidencial de 2010, em que o antagonismo entre tucanos e petistas estará muito mais evidente.

Fardamento e material escolar gratuitos: a concretização desse projeto requer uma disponibilidade financeira altíssima. Afinal, a rede municipal de ensino comporta dezenas de milhares de alunos. Apesar dos fartos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Prefeitura terá outras prioridades, tais como contratação de novos professores, construção e reforma de escolas, concessão de reajustes, etc. É aguardar para ver.

Hospital de emergência no Angelim: outro investimento de altíssimo custo. Além de construir e equipar a unidade de saúde, a Prefeitura terá que contratar uma numerosa equipe, levando-se em conta que o hospital será de grande porte. Há ainda quem critique a localização escolhida para unidade de saúde. O argumento é o de que a avenida Jerônimo de Albuquerque, que dá acesso ao Angelim, é uma das vias de maior congestionamento da capital.

Leite de graça para estudantes: proposta viável e de certa relevância, uma vez que estimula os estudantes a manter a freqüencia escolar. No entanto, pareceu muito mais produto de propaganda do que algo que possa ser levado a sério. Possivelmente, será esquecida em meio às prioridades do novo gestor.

Meia-passagem nos ônibus aos fins de semana: outra promessa de campanha de difícil concretização. Para conceder tal benefício, a Prefeitura terá que subsidiar o desconto na tarifa. Além disso, não se sabe como a idéia será recebida pelos empresários do setor de transporte coletivo. Da forma como foi idealizado, o benfício terá um caráter de serviço público, o que põe em xeque sua eficiência.

Construção de mais cinco terminais de integração: mais um investimento de alto custo. O Terminal da Praia Grande, primeiro dos cinco que existem atualmente em São Luís, foi inaugurado em 1996. O quinto, o do Distrito Industrial, foi entregue em 2005. Ou seja, foram necessários 11 anos para se chegar ao número atual de terminais. Castelo prometeu construir outros cinco em quatro anos. É uma tarefa difícil, sobretudo porque o novo prefeito precisará recorrer a recursos externos, inclusive de fontes internacionais.       

23 comentários para "Agora foi; então é hora de cobrar"


  1. Stephannnie

    as promessas já estão anotadas. castelo pode até esquecer, mas viveremos estes quatro anos para cobrá-las.

  2. PEDRO

    SO QUEM ACREDITAR EM PAPAI NOEL, QUE ESSAS PROMESSAS, SERAO FEITAS ;…….. NAO ERA ISSO QUE VOCES QUERIAM???AGORA FOI-SE !!!! IGUAL AO DOZENGANA………SAO 4 OU OU MAIS 4 ANOS NA CHIBATA….. VOCES VERAO……

  3. JORGE DA BELIRA

    É só o que resta aos DERROTADOS – a cobrança (e o CHORO também). Mas não há problema, o homem que foi o maior governador que já administrou o Maranhão , que fez as maiores e mais importantes obras que este Estado já teve, não vai deixar de cumprir suas propostas de governo.

    Aliás, esse programa do Prefeito JOÃO CASTELO para São Luis, apesar de EXCELENTE, é “fichinha” perto de tudo o que ele já fez pelo Maranhão.

    E o mais importante é que ele vai poder contar com o AUXÍLIO PRECIOSO do Governador JACKSON LAGO… Aí é até COVARDIA, gente! São Luís vai ficar “um brinco” !

    Aguardem e verão. (JORGE DA BELIRA).

  4. Cruz

    Lula quer fortalecer relação com prefeitos

    BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (27) que, a partir de agora, vai trabalhar “mais fortemente” com os novos prefeitos, eleitos nas eleições municipais de 2008. O trabalho em conjunto, segundo ele, deve levar mais políticas sociais, habitacionais e de saúde à cidades.

    “Um prefeito tem um papel extremamente importante, porque nenhum governador de estado pode, da capital, dirigir os interesses de todos os municípios. Não quero saber a que partido político pertence o prefeito, eu quero é saber que ele é o prefeito e que, portanto, tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver o problema da população.”

    Fonte: http://imirante.globo.com/noticias/pagina180385.shtml

    Vejam que o Presidente não tem restrições, portanto Senhores, não adianta mais chorar.
    Vamos todos torcer para que o Sr. João Castelo faça o dever de casa e mais alguma coisa.

  5. Thais

    Olá Daniel, posso copiar para o meu blog a parte do seu post sobre as propostas desse que foi eleito? Com a devida referência, claro (pode checar depois). Obrigado.

    Resposta: fique à vontade. Melhor ainda se citar a fonte.

  6. roberto ojuara

    Gostaria de lembrá-lo uma coisa que qualquer jornalista ou pessoa que vir as placas do projeto rio anil sabe. O valor investido pelo governo federal no rio-anil é igual a contrapartida do estado. Então é uma obra conjunta, feita pelas duas esferas do poder executivo, o federal e estadual.

    Resposta: sei disso. Não quis me ater a essa informação, pois me referi a uma possível parceria entre a futura gestão de Castelo e o governo Lula com a mesma finalidade. E convenhamos, é muito mais viável PT e PDT firmarem uma parceria dessas, como ocorre com o governo Jackson, do que o mesmo acontecer entre uma administração do PSDB e a gestão petista. Nesse caso, o fator político pesa, e muito.

  7. Iraci Medeiros

    Tentaram aniquilar politicamente com Castelo. Ele é um homem de sete vidas.
    Agora é recomeço de uma vida, que começa a germinar na Ilha, plantada pelo o povo, e o povo saberá regar esta semente, para que possamos no futuro, usufruir e aplaudir as grandes de obras que a Ilha terá.
    Ao Duda Mendonça, nossos aplausos, pois ele soube usar a melhor ferramenta politica da Ilha: João Castelo.

  8. Felipe

    Daniel, muito bom o seu post. vou copiar e deixar ele emoldurado para todos os dias lembrar dessas promessas que nunca sairão do papel, mas que lamentavelmente iludiram milhares de eleitores, assim como o $ usado no dia da votação para dar um “agradeicmento” ao eleitor pelo voto.
    Mas o melhor mesmo, é que o final das eleições o povo contratado por Castelo para fazer comentários a seu favor nos blogs vai nos presentear com sua ausência e de seus comentários tão pobres e muitas vezes bizarros.
    abraços

  9. JORGE DA BELIRA

    O melhor mesmo é que todo esse pessoal que foi DERROTADO, ou seja, as VIÚVAS de Flávio Dino, aos poucos vai caindo na realidade e se conformando, o que significa dizer que eles, dentro de pouco tempo, irão nos presentear com a ausência de seu CHORO enjoado e pegajoso.

    É só. (JORGE DA BELIRA).

  10. Felipe

    Daniel, acrescente na lista a energia gratuita para os pobres, os cursos profissionalizantes, garantia de emprego para os jovens em todas as empresas que existem e nas que vierem, Postos de Saúde funcionando 24h, não reajuste da passagem de onibus, e mais 200 onibus em são luís. Fora a criação de novas linhas. Agora imagina o que vai acontecer com o transito de São Luís se ele resolver criar uma linha de ônibus para cada bairro da cidade…

  11. Hector Down

    Não é segredo algum o voto da filha do Sarney, mas o candidato do PC do B, continua declarando que ” é a maior oposição do estado”.
    Que oposição é essa, se é ligado a Lula, que tem Sarney como principal articulador político, e toda a estrutura do governo federal ao seu dispor, além disso, tem um irmão que trabalha para o governo de Jackson Lago?
    Os verdadeiros esquerdistas da cidade comemoraram os resultados dessa eleição, sobre tudo, o péssimo desempenho dos sarneisistas nas urnas, assim como em 2006, a festa popular tomou conta das ruas ontem em toda a cidade.

  12. roberto ojuara

    Só para lembrá-lo de novo que Lula mandou mais dinheiro para Kassab (DEM), vice do pessoal do PSDB, do que para Marta. Tal qual o Gov. Jackson, o Presidente Lula tem sido muito republicano no dividir das verbas públicas. Esse revanchismo acontecia sim, mas em outros governos não muito tempo atrás.

  13. Thais

    Oi Daniel, copiei ontem o post. Confere pra ver se a referência está feita corretamente. http://mundocaquinho.blogspot.com. Obrigado…

  14. Positivo

    JORGE DA BILÔRA,

    PODERIA NOS DIZER A SUA IDADE????

  15. Positivo

    HECTOR DOWN,

    SINCERAMENTE ESTOU ACHANDO A CIDADE MAIS PARA VELÓRIO QUE PARA CARNAVAL.

    É COMO SE AS PESSOAS TIVESSEM VISTO, DE REPENTE, A IDIOTICE QUE FIZERAM…


    “E A MULTIDÃO VENDO EM PÂNICO, E A MULTIDÃO VENDO ATÔNITA, AINDA QUE TARDE, O SEU DESPERTAR”….
    (Maria Bethania)

  16. Delmar Junior

    Amigos!!

    Não precisa esperar por quatro anos para anunciar que os ludivicences foram enganados. Primeiro, o candidato vencedor das eleições já não fala mais em promessas e sim propostas. Segunto, é um homem completamente alheio ao orçamento de São Luís diante dessas promessas, digo propostas. Duas, uma: ou é um político da pior espécie que lança as mais variadas propostas ou promessas, sem qualquer embasamento administrativo-financeiro ou é um político desconectado com a realidade orçamentária da ilha, isso sem levar em consideração o volume de corrupção que pontuará a administração castelista. Quem viver verá…!!!!!!!!!!!!!

  17. JORGE DA BELIRA

    É isso aí, pessoal derrotado, continuem a chorar! Por favor, não parem agora. Nós, CASTELISTAS, vencedores e felizes da vida, queremos continuar a nos divertir, pelo menos mais um pouquinho! E olhem, cá pra nós, sem que ninguém nos ouça: como é gostoso curtir com a “cara de tacho” de vocês!

    E por falar em derrotados, como vai aquele ex-candidato de vocês, o FLAVINHO CHORÃO ? Vocês não o podem deixar sozinho nessa hora de tristeza. Por favor, chorem junto com ele!

    Meus Deus, como é bom ser Castelista! (JORGE DA BELIRA).

  18. FREDERICO

    Caroos Realmente Lula não faz restriçoes mais é bom lembrar que as coisas tem que andar direito .Pois junto da primeira parcela do repasse do Governo Federal vem tambem o Pessoal da CGU e TCU e se for o caso PF .

    Castelo bem sabe disso vide o que fez com a Emap TUDO PARADO POR MÁ GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS imagine só tudo vai continuar parado ou vcs acham que Castelo vai virar bom Administrador da noite para o Dia

    abraços
    FREDERICO

    PS POR FAVOR NÃO QUEIME A PREFEITURA O PREDIO NÃO TEM NADA HAVER COM A BURRICE DO POVO

  19. jorrimar

    caro daniel,a promessa do leite e uma coisa absurda,façamos as contas a rede municipal tem cerca de 80.000 alunos no ensino fundamental cada aluno recebera 3 kg de leite,totalizando 240.000 kg,isso da 10 carretas carregadas de leite,com frete distribuiçao de escola em escola o preço de cada kg saira em media por 14 reais,vezes 240.000 vai dar tres milhoes trezentos e sessenta mil todo mes a proposta e chamativa mais completamente fora da realidade,compare esse gasto com o orçamento do socorrao

  20. JORGE DA BELIRA

    É isso aí, FLAVISTAS, podem CHORAR à vontade! Até porque, agora, É SÓ ISSO que vocês podem fazer, não é mesmo? Depois da TREMENDA ” TACA ” que levaram…

    Nós, CASTELISTAS VENCEDORES, temos todo o direito de curtir e gozar com o ” CHORORÔ ” de vocês! Desculpem, mas que é DIVERTIDO, ah, lá isso é!

    Mas, vejam, até eu já estou ficando COM PENA de vocês! Será que não se cansam de APANHAR ? Será que vocês, FLAVISTAS, são todos uns MASOQUISTAS ? Olhem, para o seu próprio bem, aprendam uma coisa: VOCÊS PERDERAM A ELEIÇÃO, MENINOS ! Metam isto nas suas cabeças! Por isso conformem-se, e mantenham pelo menos a COMPOSTURA e a DIGNIDADE ! Saibam perder com ELEGÂNCIA, pois é muito FEIO ficar esperneando e berrando feito PORCO a caminho do matadouro!

    Vou lhes dar um conselho, para evitar que continuem ” PAGANDO MICO ” pelos blogues: esperem o JANJÃO começar a governar, dêem-lhe um tempo para que ele possa mostrar serviço e então, critiquem-no ou o elogiem, conforme for o caso. Essa atitude não lhes parece mais JUSTA e COERENTE ?

    Além do mais, LEMBREM-SE que ele (JANJÃO CASTELO) vai contar SEMPRE, nos momentos mais difíceis, com o apoio VALIOSÍSSIMO ( $ ) do Governador JACKSON LAGO, o que facilitará EM MUITO a sua grandiosa tarefa!

    Que coisa mais FEIA, gente! (JORGE DA BELIRA).

  21. Positivo

    SERÁ QUE ADIANTA COBRAR A UM SALAFRÁRIO??????

    CADÊ OS DOCUMENTOS QUE JOÃO CASTELO, MARIDO E MENTOR DA EX-PREFEITA, AQUELA DO LIXÃO A CÉU ABERTO, DISSE QUE IA APRESENTAR À IMPRENSA NO DIA 24/10, PARA PROVAR QUE NÃO DEVE NADA A NINGUÉM?……

    O QUÊ ELE FALOU FOI PROMESSA OU PROPOSTA?????

    ISTO É FRAUDE ELEITORAL DAS GROSSAS. JUSTIÇA NELE!!!!!!!!!

  22. Positivo

    ALIÁS,

    JOÃO CASTELO É A PERSONIFICAÇÃO DA FRAUDE:

    ELEITORAL;

    POLÍTICA;

    EMPRESARIAL;

    FAMILIAR!

  23. IMedeiros

    AOS DINOSAUROS

    Falta maturidade ao Jorge da Quadrilha….Criança deslumbrada pelo exótico, o novo… a vontade de ser diferente… mas ao mesmo tempo igual ao dinossauro. Está chateado por que seu candidato não ganhou!!! Que pena!!! Mas, alegre-se. A Ilha ganhou, está feliz. Junte-se a este povo maravilhoso que não tem vergonha de ser feliz… que não quer lançar moda…. que não é criança… que encontrou o equilíbrio vivendo o seu dia a dia…. com respeito…. com confiança… aquela confiança que só se tem e só se dá a quem se conhece… a quem se respeita.O povo está feliz e isso deveria bastar ao dino e seus seguidores. Lembrem-se, o povo é soberano… Fica para a próxima!!!! E lembrando… Não temos ódio… não estamos ressabiados…. Por que na alegria não há espaço para outros sentimentos que não seja trabalhar…. trabalhar…. trabalhar para recuperar o tempo perdido que tanto prejuízo deu à nossa Ilha. Quando se está feliz… o trabalho, por mais duro que seja, não é fardo. É explosão de alegria!!! E vamos construir… Venha, sempre há vaga para mais um… Alegria não exclui… aproxima!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS