Eurídice Vidigal dobra salários de diretores de presídios

17comentários

vidigal-euridice.jpgA secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, resolveu injetar ânimo em diretores de presídios de São Luís e do interior para tentar pôr fim ao caos no sistema penitenciário do estado. Por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 22, ela concedeu a um grupo deles gratificações de 100%, o que resultará na duplicação do valor da remuneração mensal. Do alto de sua sabedoria, a secretária pensa que apenas fazendo isso levará os subalternos a fazer um trabalho eficiente e evitar rebeliões e outras ocorrências que em sua gestão transformaram os estabelecimentos penais em verdadeiros barris de pólvora.

Foram contemplados gestores da Penitenciária São Luís (Pedrinhas), do Centro de Ressocialização de Timon, do Centro de Reeducação e Integração Social das Mulheres Apenadas, da Casa de Assistência ao Albergado e Egresso e da Central de Custódia de Presos de Justiça de Caxias. Em todas as unidades foram registrados casos de fuga, rebeliões, homicídios e outros episódios que ganharam destaque no noticiário local e até nacional.

Aumentar os ganhos de dirigentes de unidades prisionais é uma medida acertada, mas é um absurdo achar que apenas isso garantirá a ordem no ambiente carcerário. Por se tratar de uma área complexa, o sistema penitenciário requer ações bem mais abrangentes, que possibilitem um tratamento humanizado e a ressocilização de detentos e ofereçam condições adequadas aos profissionais que atuam no setor.

Segue a lista de contemplados e as respectivas unidades prisionais onde atuam. Estranha a ausência na relação do diretor do Cadeião, Laurismar Moreira Bezerra, já que o presídio foi um dos maiores focos de tensão nos últimos meses:

Bruno Marcos Peixoto Costa – encarregado do Serviço de Segurança e Disciplina da Penitenciária São Luís

José Ricardo Gomes Andrade – assessor especial III

Luís Henrique Sena de Freitas – supervisor da Penitenciária São Luís (Pedrinhas)

Amaury Conceição de O. Chaves – chefe do Centro de Ressocialização de Timon

Josiane de Oliveira Furtado – chefe do Centro de Reeducação e Integração Social de Mulheres Apenadas (Crisma)

Kelly Cristina Carvalho – chefe da Casa de Assistência ao Albergado e Egresso

Ceomar Mendes de Sousa – chefe da Central de Custódia de Presos de Justiça de Caxias

17 comentários para "Eurídice Vidigal dobra salários de diretores de presídios"


  1. Maycom Xavier

    O correto seria se todos que realmente trabalham tivessem aumento de salario. Mais nosso governador só da privilegio para “baBão” e quem não gosta de trabalhar. Exemplo ele proprio que aumentou seu salário e de seus secretarios, e o restante do funcionalismo que vá para litoranea ser assaltado.

  2. O REVOLTADÍSSIMO

    É MUITO É*/*+-/** UMA MULHER DESSA…. IMAGINA SÓ, SE ELA DUPLICOU O SALÁRIO DESSE PESSOAL DEVE TER QUADRIPLICADO O DELA… OLHA, HONESTAMENTE, ÀS VEZES DA VONTADE DE NÓS, POBRES COITADOS PERANTE ESSA QUADRILHA AÍ,TER O PODER NAS MÃOS PARA MOSTRAR PRA ELES TODA NOSSA “ALEGRIA” DE SEGURANÇA QUE TEMOS HOJE NESSE ESTADO.PRA VOCÊ DANIEL E SUA FAMÍLIA, DESEJO UM FELIZ 2009 COM MUITAS CONQUISTAS.

  3. JORGE DA BELIRA

    Bastante LOUVÁVEL a atitude da nossa Secretária de Segurança Cidadã, Dra. EURÍDICE VIDIGAL. É uma grande GESTORA e, sobretudo, UMA GRANDE MULHER !

    Parabéns à Dra. Eurídice! (JORGE DA BELIRA).

  4. jairo da silva

    CORONEL MELO: ÍNDOLO DE ESCORPIÃO

    RETROSPECTIVA POLÍTICA DO CORONEL ESCORPIÃO MELO:
    1. TRAIU – A primeira pérola do Coronel Melo ocorreu durante sua candidatura à prefeitura municipal de Imperatriz pelo PDT, onde usou de meios baixos e sórdidos contra seu adversário, DEPUTADO SEBASTIÃO MADEIRA. Nunca se viu campanha com tanta baixaria, se bem que lhe é bastante peculiar!
    2. CALUNIOU – Outra vítima do Coronel Melo (O ESCORPIÃO) foi MARA LAROQUE, que covardemente foi incriminada por ele;
    3. CALUNIOU – Usou do mesmo artifício incriminador contra CARLINHOS AMORIM DE IMPERATRIZ;
    4. DERRUBOU – Veja só até onde vai a ambição do Coronel Melo. Ele derrubou o CORONEL LINHARES, o então comandante do 3º Batalhão de Imperatriz. Foi só o Coronel Linhares entrar de férias que o ESCORPIÃO Melo, na época subcomandante do Batalhão de Imperatriz, aproveitou a ausência dele e articulou sua queda, quando CORONEL LINHARES retornou de férias estava exonerado e ele nomeado no cargo de comandante do batalhão de Imperatriz. A SECRETÁRIA QUE SE CUIDE COM ESSAS VIAGENS!
    5. DOSSIÊ – O Coronel Melo é mesmo um traíra! Ele, na época que o CORONEL ROMÃO era Comandante Geral, fez um dossiê recheado de denuncias e acusações contra o Coronel Romão;
    6. DERRUBOU – Mais outra vítima do Escorpião foi o CORONEL PINHEIRO FILHO, o qual o intitulava de grande líder.
    7. TRAIU – O CORONEL REINALDO FILHO, Ex-subcomandante Geral, também provou do mesmo veneno do Escorpião Melo, foi exonerado da função por ele e compulsoriamente mandado para reserva remunerada;
    8. TRAMÓIA – Ingenuidade foi a do CORONEL EVANILDO, articulador político da assembléia legislativa, acreditava que o Escorpião Melo promoveria a irmã dele, MAJOR EDILENE. Mas como é da essência do Escorpião promoveu apenas seus afetos (Maj Simplício e outros).
    9. TRAIU – Nem o DEPUTADO RUBENS FILHO, autor do projeto que reestruturou o comando do interior e por conseguinte criou as vagas para os oficiais, foi poupado pelo Escorpião Melo, pois ele deixou de promover o único candidato do deputado Rubens Filho: o Tenente- Coronel HERON. QUE COISA!
    10.ENGANOU/TRAIU – Escorpião Melo conseguiu tapear até a raposa do DEPUTADO RICARDO MURAD (TRATOR), pois prometeu promover os candidatos do deputado: MAJOR VIEIRA, ASSESSOR DE ROSEANA, MAJOR FRANCALANCE, EX-ASSESSOR DE ROSEANA E MAJOR EGÍDIO, EX-ASSESSOR DO EX-GOVERNADOR JURA FILHO, mas não o fez. Coisa feia Escorpião!
    11. TRAIU – outro alvo do Legislativo foi o DEPUTADO CUTRIM, onde o Escorpião Melo aproveitou o caso do irmão do Deputado para desgastá-lo politicamente. O QUE ELE QUER É ELIMINAR OS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS!
    12.FALSIDADE – O principal conselheiro do Escorpião Melo , o TENENTE-CORONEL HERON, não foi poupado do veneno e foi preterido de sua promoção para coronel. ESSE ESCORPIÃO NÃO TEM JEITO!
    13.TRAIU – Essa foi uma das piores do Escorpião Melo, traiu os OFICIAIS E AS PRAÇAS. Ele nada mais nada menos não submeteu a apreciação da Assembléia Legislativa o projeto de regulamentação dos batalhões que beneficiava o grosso da tropa: as praças;
    14.TRAIU – Até a SECRETÁRIA DE SEGURANÇA, EURÍDICE VIDIGAL, está provando do veneno do Escorpião Melo. Com uma jogada de mestre ele a mandou para o Chile ou espaço……, para não promover TENENTE-CORONEL ODAIR, TENENTE-CORONEL SILVA FILHO E O MAJOR MACHADO, todos candidatos da Secretária de Segurança;
    15.TRAIU – por incrível que pareça nem nossos companheiros da POLÍCIA CIVIL foram preservados, pois o Escorpião Melo levou inúmeras mentiras do DELEGADO JEFERSON PORTELA para a secretária de segurança.
    16. ESTÁ TRAINDO – o CORONEL CASTRO, COMANDANTE DO BOMBEIRO, está sendo alvo das investidas do Escorpião Melo, pois ele, o Escorpião, está tentando derrubá-lo do comando. Acho que ele não quer concorrentes nas eleições de 2010.
    17.APOIO PARA TRAIÇÃO – para conseguir seu intento, o Escorpião Melo usa o SECRETÁRIO DE GOVERNO, LUIZ PEDRO, O SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO, ZECA PINHEIRON E O DEPUTADO FEDERAL, JULIÃO AMIM;
    18. MENTIRA – O Escorpião Melo anda proliferando no quartel que a imprensa falada, escrita e televisiva estão recebendo um cala boca da SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, exceto o jornalista SILVAN ALVES.
    19. TRAIÇÃO CONTRA O VELADO – O Escorpião melo traiu os policiais do serviço velado abandonando-os na vala comum;
    20.DESMORALIZOU – Assim como na entrevista , mais uma vez o Escorpião Melo ridicularizou a SECRETÁRIA DE SEGURANÇA, EURÍDICE VIDIGAL, não aceitando nenhuma indicação sua para as promoções. Será que foi o pagamento feito ao MINISTRO EDSON VIDIGAL pelo seu empenho na BALAIADA?
    21. TRAIU – Não se pode confiar no Escorpião Melo. OS POLICIAIS CIVIS, DELEGADOS E AGENTES PENITENCIÁRIO na iminência de uma greve justa e o coronel Melo incentivado o Governador a não negociar com os grevista, pois ele diz que garante a ordem na cidade apenas com POLÍCIA MILITAR. Coitado dos policiais militares!
    22. TRAIU – pasme! A FORÇA NACIONAL que veio para ajudar também vem sendo bombardeada pelo Escorpião Melo. Ele vem jogando várias notícias perniciosas na imprensa com o objetivo de fragilizar a tropa da Força Nacional no Estado. COMO PODE UM ESTADO BEIRANDO UM COLAPSO DE TANTA CRIMINALIDADE E O CORONEL MELO DISPENSANDO AJUDA, EU HEM!
    23. TRAIU – o Escorpião Melo não para, traiu até os AGENTES PENITENCIÁRIOS, colocando o Batalhão de Choque para substituí-los. O ESCORPIÃO MELO NÃO SE PREOUCUPA COM PRÓXIMO!;
    24. ÍNDOLE DE ESCORPIÃO – Ele, CORONEL MELO, atropela quem atravessa seu caminho, pois o ex-vendedor de picolé de Caxias quer ser é DEPUTADO;
    25.SACRIFÍCIO – o Escorpião Melo quer ser Secretário de segurança.TE CUIDA SECRETÁRIA!
    26.RECORD DE HOMICÍDIOS – No mês de dezembro foram registrados um dos maiores índices de violência em são Luís, 53 HOMICÍDIOS, acho que o Escorpião Melo está fracassando. SAUDADES DO DEPUTADO CUTRIM!
    27. PERGUNTA – EDSON VIDIGAL uma vez saiu no jornal que você tinha chamado o escorpião Melo de saliente, e agora o que ele é? Gostaria que você respondesse.
    28. AVISO – CORONEL ESCORPIÃO, cuidado com o DEPUTADO TRATOR, tu és muito pequeno.
    29. ALERTA AO GOVERNADOR – não vamos nos contentar com meia dúzia vagas de promoção arrumada pelo Escorpião Melo, queremos melhores salários! estamos nos preparando para o aquartelamento e isso ocorrerá assim que a polícia civil paralise. AGUARDE E VERÁS.
    30. ESSE É O PERFIL DO COMANDANTE QUE O VELHO ESCROTO NOS ARRUMOU: UM TRAIDOR! SE VOCÊ NÃO O CONHECE, ACHO QUE APÓS A LEITURA PASSOU ATÉ IDÉIA DO SEU CARÁTER. ISTO, MEUS AMIGOS, É SÓ UMA PARTE DO QUE ESSE HOMEM É CAPAZ; POR ISSO, QUANDO O VÊ NA RUA, EVITE CONTATO E OS QUE ESTÃO PRÓXIMOS DELE, CUIDADO! VOCÊ SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA, POIS ASSIM COMO ESCORPIÃO ELE AGE POR INSTINTO.

  5. Roberto Magalhães

    Parabéns Jairo, pois tu colocou toda a trajetória desse coronelzinho Melo que só vive querendo aparecer na midia. Enquanto a cidade está um caos e cheia de bandidos. Fora Melo!!!

  6. O REVOLTADÍSSIMO

    OLHA, FAZIA TEMPO QUE NÃO LIA UM TEXTO TÃO BOM COMO DO AMIGO JAIRO DA SILVA. PARABÉNS MEU CARO, ASSIM É QUE SE FAZ. SO PRA RESUMIR O TEXTO, TRATA-SE DA RESSURREIÇÃO DE JUDAS, CONCORDA? FELIZ 2009 E QUE TENHAMOS MAIS SEGURANÇA, POR NOSSA CONTA, CLARO, PORQUE SE DEPENDER DESSE DESGOVERNO, ESTAMOS PERDIDOS… SALVEM AS ALMAS!

  7. Gilberto

    Esse tal coronel melo é um exemplo ridiculo de pessimo comandante, os numeros da violencia estão ai mesmo 50 homicidios em um mes ta mais alto do que o rio. E não temos o bope. Estamos igual a “diamantina”, a deriva total!!! Engrosso o coro Fora coronel Melo…. fui…

  8. ramndo joaõ

    destes diretores acima citados somente tem curso superior kelly e amaury, a josiane é amante de sindõnis, o ricardo é semi analfabeto, como os demais, é assim que se faz segurança cidadã

  9. jjoaõ santos

    ao contrário do que pensa a secretária, esse ato revoltará os demais servidores do sistema, que não receberam nada, esse decreto ´resultado das “orientaçôes” de sindônis

  10. juarez távora

    Êta povinho baixo esse pessoal da penitenciária, ao invés de torcerem para que seus colegas penitenciários recebam uma gratificação mais digna para com a responsabilidade que assumem diante da direção de um presídio, ficam trocando baixarias, na certa objetivando o cargo dos próprios colegas, por pura inveja nada mais.
    O certo era fazer uma reforma administrativa no sistema penitenciário do estado URGENTEMENTE e de preferência fazer uma “faxina” geral, principalmente com uma maior parcipação da sociedade civil dentro e fora dos presídios, onde, com certeza, menos injustiças para todos os lados, poderiam acontecer. E efetivamene poderíamos ter verdadeiro, real e promissor modelo de administração penitenciária, onde, o que deveria prevalecer era a Lei para tudo e para todos, sem privilégios de qualquer dos lados: servidores incoerentes ou apenados!!!
    Juarez Távora- São Francisco

  11. Gregório de Mattos

    OUTRA MANOBRA PRA TENTAR DIVIDIR OS SERVIDORES E DOMINAR UMA SITUAÇÃO QUE NÃO TEM CONTROLE. ENQUANTO APADRINHADOS AGENTES PENITENCIÁRIOS TRABALHAM NA SEDE DA SECRETARIA, E, PASMEM, PASSARAM NO ESTÁGIO PROBATÓRIO SEM SEQUER PÔR OS PÉS NUM PRESÍDIO, AINDA ASSIM RECEBEM INSALUBRIDADE, ADICIONAL NOTURNO E PERICULOSIDADE (DEVE SER PERIGOSO MORRER DE TÉDIO NUM GABINETE DAQUELES DA SECRETARIA, ASSIM COMO DEVEM SER INSALUBRES OS MESMOS), OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS SOFREM COM A FALTA DE ESTRUTURA E ARRISCAM DIARIAMENTE SUAS VIDAS EM INSTALAÇÕES PROPÍCIAS A UMA TRAJÉDIA COM EQUIPAMENTOS QUE SE CONSTITUEM VERDADEIRAS COMÉDIAS, E AINDA POR CIMA SÃO VÍTIMAS TAMBÉM DE ASSÉDIO MORAL, AGORA AGRAVADOS PELA “INJEÇÃO DE ÂNIMO” DOS DIRETORES, ÁVIDOS EM MOSTRAR SERVIÇO, CUSTE O CADÁVER DE QUEM CUSTAR. POR FIM AINDA SE DEPARAM COM AS COMISSÕES E/OU ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS (QUE AINDA ACHAM QUE HUMANOS SÃO APENAS OS PRESOS) QUE FAZEM TRAMPOLIM POLÍTICO EM SITUAÇÕES DE CRISE, ONDE OS CULPADOS SÃO APENAS OS FUNCIONÁRIOS E NÃO OS GESTORES DESTE SISTEMA CORRUPTO. QUANDO MORRE OU É VILIPENDIADO UM PRESO VIRA NOTÍCIA NACIONAL, QUANDO É UM FUNCIONÁRIO, TRABALHADOR QUE SE EXPÕE A ESTES DISSABORES, NEM UM ANADOR RECEBE, QUIÇÁ UMA VISITINHA DESTAS PESSOAS, AFINAL FUNCIONÁRIO FERIDO OU MORTO NÃO DÁ IBOPE NEM PROMOVE QUALQUER PROMOTOR.

  12. Gilberto

    Esse jornalistazinho é muito mal informado e burro, Só poderia trabalhar pra mirante mesmo…. Pra quem não sabe essa gratificação que foi concedida destina-se aos ocupantes de cargo comissionado do sistema penitenciário e não dobra a remuneraão do servidor. Ela é calculada sobre a representação do cargo comissionado que é de R$518,25… Vcs acham que isso é muito pra quem tem a função de dirigir grandes barris de pólvoras como estas unidades. .. É certo que esta não é a solução, mas é uma medida louvável, pois onde não existe comando não existe diciplina… Parbéns à SESEC.

  13. Dilena

    Devemos parar de ler essas notícias veículadas pelo sistema mirante como um todo, pois eles ´são mentirosos e tendenciosos !!! Fora Sareney.

  14. oficial revoltado

    ALERTA AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA-MA, AO MINISTÉRIO PÚBLICO, À ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E AO GOVERNO DOESTADO
    Estamos vivenciando no Estado do Maranhão um clima de desordem, porém as autoridades que deveriam zelar pela ordem e tranqüilidade social (CORONEL ESCORPIÃO MELO E O VELHO ESCROTO), longe de se preocuparem com o caos que estamos presenciando, entendem que tais atentados ao patrimônio público representam a vontade popular, por isso os consideram como legítimos.
    Esperamos que o VELHO ESCROTO e o ESCORPIÃO MELO entendam como normal e até nos defendam, quando nós, POLICIAIS MILITARES, estivermos de folga na companhia de nossos familiares fazendo MANIFESTAÇÕES para reivindicarmos MELHORIA SALARIAL, CONDIÇÕES DE TRABALHO e principalmente RESPEITO. Afinal de contas está é a vontade da TROPA, estaremos defendendo nossos interesses, assim como os militantes defendem os seus; logo ansiamos que o VELHO ESCROTO E O ESCORPIÃO MELO utilize do mesmo eufemismo de que “ ESSA É A VONTADE POPULAR E QUE A ILHA É REBELDE” para nos defender e justificar os possíveis atos de VANDALISMO que porventura acorrerem, pois os nervos dos POLICIAIS MILITARES estão a flor da pele, em razão das injustiças e desagrados que vem sofrendo no comando deste ESCORPIÃO MELO.
    Não podemos conceber que quando nós, POLICIAIS MILITARES, tentamos nos movimentar para defender nossos direitos, a exemplo da POLÍCIA CIVIL, soframos represálias e ameaças prisão, quiça de exclusão, pois essa mesma autoridade que nos ameaça e reprime: o Comandante Geral da Polícia Militar, ESCORPIÃO MELO, foi o primeiro a dá ordens para os POLICIAIS MILITARES deixarem o VANDALISMO acontecer no caso das prefeituras em litígio judicial só para agradar o VELHO ESCROTO, permitindo assim atear fogo nas PREFEITURAS, no FÓRUM JUDICIAL, na CASA DO PREFEITO, em LOJAS E BENS. Mesmo que os prefeitos sejam criminosos isso é demais! O ESCORPIÃO MELO NÃO TEM POSTURA DE COMANDANTE, por isso faço esse alerta a OAB, MP, TJ e outros, pois amanhã vocês serão vítimas das ordens de omissão do ESORPIÃO MELO. E aí eu lhes pergunto, cadê o respeito de vocês? A autoridade? E principalmente, quem vai garantir a integridade física de vocês? Antes que seja tarde, comecem a agir e exijam a cabeça do CORONEL ESCORPIÃO MELO, se assim não procederem, não sei qual será o futuro de vocês, nós, POLICIAIS MILITARES, estaremos de braços cruzados, pode ter certeza!
    O pior de tudo isso é que o ESCORPIÃO MELO dá as ordens para deixarmos quebrar tudo e após a repercussão do fato, recebemos um aviso de que se delatarmos que partiu dele (ESCORPIÃO MELO) a não intervenção da Polícia Militar nos atos de VANDALISMO vamos ser EXCLUÍDOS da POLÍCIA MILITAR. Vejam a que ponto chegou este COMANDANTE, ESCORPIÃO MELO, para não perder o cargo!

  15. Laura

    O diretor LAURISMAR MOREIRA BEZERRA foi contratado para ser turista e não exercer a direção, pois segundo ele mesmo seu salário será acrescido de diárias, de viagens a serem realizadas por ele. Esse foi o acordo que ele fez com a amiga da sua amante, que lhe colocou no cargo de direção do CPD. A amiga da sua amante lhe garante grandes regalias, tais como, o uso da PARATIR, DE PLACA NHK-9294, uso de arma de fogo e usar e abusar do celular de número 9972-2868. Inclusive o diretor passou natal e ano novo em sua Cidade natal – BOM JARDIM/MA, com o carro, a arma e o celular. Foi visto bebendo em vários bares da cidade, Existe também um outro número de celular custeado pelo contribuinte, que é utilizar para se comunicar o diretor do CPD, as ligações são diárias e demoradas. Cadê a Dra. Eurides Vidigal ?????? Pq não toma providências???? Pq dois diretores de estalecimentos penais gastam tanto???? Pq são tão prodegidos apesar dos demantos comentidos????Pq não é investigado a situação que aconteceu no CRISMA, quando a diretora atual do estabelecimento penal do Centro saiu daquela casa??? Tá na hora de punir protetora e protegidos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! De outra sorte será que o nome do diretor Laurismar não foi divulgado para sua proteção, por sua protetora, haja vista que o mesmo abandonou mulher e filho com doença incurável e tem que pagar pensão e quer pagar a pensão em cima do salário de agente penitenciário e não de diretor!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. João da Silva Máximo

    Que burrice

    Como é que pode, uma pessoa trabalhando para um instituição formadora de opinião como esta Empresa que começo a duvidar de sua idoneidade coloca em um blog questões mentirosas, sem nexo e absolutamente sem propriedade, informações somente para vender periódicos.
    Só podia ser oriunda de um estado que passou quase meio século sob a oligarquia que finalmente está se acabando…

    Por favor abra seus olhos

    Obrigado

  17. Servidor Revoltado

    E Diretor de Presídio trabalha?. Coneço o Rubens Ferreira Alves (Diretor da CCPJ do Anil). Vive na casa da amante, usando e abusando do carro do Estado. Não fica meia hora na CCPJ. Passa o dia na casa da amante lá na COHEB.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS