Possível erro no censo pode trazer risco governamental para São Luís

4comentários

censo1.JPGO alerta foi feito pelo presidente da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana (foto), e vale para São Luís. Em caso de erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na contagem populacional, várias prefeituras perderão fatias significativas de repasses constitucionais, o que poderá comprometer as respectivas gestões.

A estimativa divulgada no último dia 14 pelo IBGE revelou que a capital maranhense tem 997.098 habitantes, contrariando a expectativa predominante de que o contingente populacional da cidade já havia atingido a casa de 1 milhão. O número contrariou políticos e vários outros segmentos da sociedade, que passaram  a  questionar os métodos de contagem adotados pelo órgão.

Preocupado com a situação, o presidente da Ubam advertiu que se não houver a revisão do censo, muitos municípios perderão receita e estarão sujeitos ao risco governamental. Em outras palavras, será difícil para os prefeitos custear todas as despesas de suas administrações, o que refletirá diretamente na qualidade de vida dos habitantes.

Leonardo Santana aponta a revisão da estimativa feita pelo IBGE como único meio de reverter eventuais prejuízos ocasionados por uma contagem equivocada às gestões municipais. Seguindo o conselho, a Prefeitura de São Luís já entrou com uma ação pedindo a rechecagem dos números.      

4 comentários para "Possível erro no censo pode trazer risco governamental para São Luís"


  1. Cidadão brasileiro

    Escrevi em outros blogs a respeito desse Censo sem-vergonha. Ninguém apareceu aqui em minha residência! Quatro pessoas a menos…

  2. antonio

    Sinceramente, por que se preocupar com a repercussão financeira desse censo, se a sensação geral e concreta indica que o recurso público, em grande parte, não tem a destinação correta em nossa cidade? É desalentador, mas é a realidade.

  3. Marco

    A contagem e feita pela formula elaborada pelos renomados safados 3 cabeças são iguais a 1, 6 cabeças são iguais a 2 e assim vai.

  4. nonato sousa

    Fazer um cesno simples em São Luis, é a coisa mais simples do mundo: basta o IBGE solictar às associações ou uniões do moradores de cada bairro, comunidade ou vila que façam essa contagem nos seus respectivos bairros, finalizados estes o IBGE totalizaria e dava o resultado final, simplees assim.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS