Lobão: exploração do pré-sal não vai reduzir preço de combustíveis

1comentário

Em audiência na Câmara, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) questionou na tarde desta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se não haverá uma redução dos preços dos combustíveis pagos pelo população, com a exploração de petróleo na camada pré-sal.

O ministro lembrou que existem países que concedem esse tipo de benefício, como a Venezuela e as nações do Oriente Médio. “Mas, em países com grande população, como o Brasil, provavelmente não será possível conceder esse tipo de vantagem”, disse Lobão durante audiência da comissão especial sobre exploração e produção do pré-sal (PL 2502/07, que tem apensado o PL 5938/09).

Fundo Social

Hauly questionou ainda por que, em vez de criar um Fundo Social, com risco de se tornar assistencialista, não se permite uma participação de estados e municípios e da própria população na composição acionária da Petrobras e Petro-Sal.

Essa socialização ou pulverização das ações, segundo o deputado, permitiria que toda a sociedade fosse parceira e sócia das empresas, seguindo o roteiro implantado na Inglaterra, em vez de depender de mais um fundo governamental.

Lobão respondeu que o fundo é uma garantia dos brasileiros e não um ônus. “Ele que vai garantir para a população os benefícios com a exploração do pré-sal. Caso contrário, apenas dois ou três estados encontrariam desenvolvimento”, afirmou o ministro.

Fonte: www2.camara.gov.br

1 comentário para "Lobão: exploração do pré-sal não vai reduzir preço de combustíveis"


  1. Arruda

    Essa refinaria é um grande miguelão dos sarney para aplicar no povo em 2010.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS