2009: um ano que ficou para a história

1comentário

2009Hoje é último dia do ano, momento de fazer um balanço do exercício que termina e projeções para os próximos 12 meses. Espectador atento dos principais acontecimentos que marcaram 2009, especialmente em âmbito local, este blog faz uma breve análise de um ano que ficará marcado na história do Maranhão pela cassação de um governador e pela perspectiva de progresso motivada por uma série de investimentos econômicos previstos para o estado.

O raiar de 2009 veio acompanhado de uma atmosfera pessimista, em razão da crise financeira que arrasava os Estados Unidos e expandia seus efeitos devastadores mundo a fora. Com sua economia frágil, o Maranhão sofreu, de certa forma, as conseqüências, mas recuperou-se na esteira das medidas estabilizadoras  adotadas pelo Governo Federal. Dissipada a má fase, retomou-se o otimismo.

Mas, sem dúvida, o que marcou os primeiros meses do ano foi a expectativa em torno da cassação do mandato do então governador Jackson Lago (PDT), acusado de abuso de poder político devido ao apoio escancarado que recebeu, durante a campanha eleitoral de 2006, de José Reinaldo Tavares, governante da época. Entre  pedidos de vista e declarações de impedimento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a perda do mandato do pedetista, conduzindo ao governo a senadora Roseana Sarney, segunda colocada no pleito.

Em uma atitude patética, Jackson e asseclas abusaram do direito de espernear e recusaram-se a deixar o Palácio dos Leões após o veredicto. Com a cassação, a sede oficial do governo, então transformada em quartel-general de um movimento batizado de “Balaiada”, foi alvo de saques e depredações, tudo com o aval de um grupo político que enquanto esteve no poder promoveu os mais absurdos desmandos e atos de corrupção.

Resistências à parte, Roseana Sarney assumiu o governo com o compromisso de devolver à população a esperança de melhores dias. Com uma missão árdua pela frente, ela arregaçou as mangas e embora dividida entre as atribuições do cargo e a tensão pela cirurgia a qual se submeteria para o fechamento de um aneurisma cerebral, conseguiu imprimir novo ritmo à administração estadual. O resultado foi que antes de licenciar-se para a operação, deixou traçados planos que meses depois foram executados e trouxeram benefícios a milhões de maranhenses.

À medida que o ano avançava, o governo intensificava suas ações. Programas como o Viva Saúde, Viva Educação, Plano Rodoviário, Viva Meu Primeiro Emprego, Viva Água e Viva Luz proporcionaram ganhos antes inpensáveis à população. O Maranhão foi contemplado ainda por um grande volume de recursos da União, a maioria obtido por meio do empenho e do prestígio da administração estadual junto ao Governo Federal.

Maior conquista da história do Maranhão no segmento econômico, a Refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira, antes um mero projeto, virou realidade já nos primeiros meses da gestão de Roseana. Movido por um misto de determinação e competência, o governo desapropriou a área para o empreendimento, realizou audiências públicas, providenciou a licença ambiental e tomou outras providências em tempo recorde. Tamanha eficiência fez do estadeo um campo fértil para os mais diversos investimentos, que, somados, chegaram à impressionante cifra de R$ 80 bilhões.

Ao vir a São Luís, em meados deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não só confirmou a instalação da refinaria, como enumerou os benefícios que o empreendimento trará aos maranhenses. Preocupado em elevar os indicadores sociais da população, Lula, com seu linguajar simples e direto, prometeu total apoio às ações do governo estadual.    

2009 foi um ano de mudanças e de resgate da esperança perdida. As transformações deram ao Maranhão uma nova cara e levaram a população a acreditar em um futuro melhor. Que 2010 seja ainda mais proveitoso.

1 comentário para "2009: um ano que ficou para a história"


  1. francisco caixa preta

    Heyta.. puxada de saco do caralho, essa, hein?!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS