Roseana comemora sucesso do Carnaval

0comentário
Roseana com foliões na rua do Passeio
Roseana com foliões na rua do Passeio

Estimulada pelos números e pelos elogios da população, a governadora Roseana Sarney comemorou o saldo positivo do “Carnaval do Maranhão – De volta à alegria”. A festa, realizada de 12 a 16, teve grande adesão popular e movimentou o Centro, a orla de São Luís e o interior do Maranhão, com participação de milhares de pessoas e de centenas de manifestações carnavalescas. “Fizemos um Carnaval na medida para o maranhense brincar com alegria e segurança. E a resposta positiva do povo foi vista nas ruas, que ficaram cheias de famílias, com suas crianças, e de foliões ávidos por diversão. Vimos o Maranhão de volta à alegria”, avaliou a governadora.

Dois pontos foram destacados por Roseana Sarney como alavancadores do sucesso da festa: o retorno do Circuito Deodoro/Madre Deus e a criação do Circuito Litorânea. “Quando pensamos a programação, sabíamos que a reedição desse trajeto não poderia ficar de fora, pois ele é tradicional e já foi consolidado pelo folião de São Luís. A Avenida Litorânea, já usada para outros eventos, agora também passa a ser palco preferencial para a folia”, destacou.

O secretário de Estado de Cultura, Luís Bulcão, também se mostrou exultante com o que viu nas ruas durante o Carnaval. “A intenção do Estado foi retomar o clima contagiante, a alegria da população. O resultado, foi um carnaval espetacular e bonito de se ver. A decoração foi uma das mais ricas e originais que já se viu em São Luís”, disse.

Bulcão destacou que, apesar de toda a grandiosidade do evento, os gastos com a festa não chegaram a R$ 20 milhões. “E financiamos não apenas os blocos e grupos oficiais. Mais de 100 manifestações de bairros receberam apoio. A programação também se estendeu a mais de 30 Vivas”, detalhou. O resultado do investimento, na avaliação do secretário, foi a revitalização da cultura popular e da economia.

Interior

A governadora Roseana Sarney também destacou como positiva a descentralização da festa, ato que levou o Governo do Estado a apoiar o reinado de Momo em todo o Maranhão. “Nossa intenção foi e é valorizar as manifestações do interior e fazer com que a festa seja fortificada em todos os recantos do estado”, assegurou ela.

A decisão contemplou os municípios de acordo com o número de habitantes e com a tradição de realização da festa. “Nos municípios inadimplentes, os recursos foram direcionados diretamente para as agremiações carnavalescas. O importante era proporcionar lazer para os maranhenses”, afirmou Luiz Bulcão.

O destaque foi para Imperatriz que, na avaliação de vários produtores culturais e artistas, foi o maior já realizado na cidade. A festa atraiu turistas e dinamizou o comércio local.

Luís Bulcão apontou ainda que houve um aumento nos cachês que as brincadeiras e artistas receberam este ano. “Os valores estavam defasados há mais de sete anos”, disse, acrescentando que os pagamentos começaram a ser feitos antes mesmo do período oficial de carnaval e que a segunda parte dos cachês começará a ser paga na próxima semana. “Nós mostramos que se consegue fazer um carnaval para todos, seguro e animado”, ressaltou Bulcão.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Roseana comemora sucesso do Carnaval"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS