ONU denuncia assassinato de Décio Sá

1comentário
Site da rádio ONU publicou matéria denunciando assassinato de jornalista maranhense; em nota, organização se diz "alarmada"

A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, divulgou nota em que denuncia o assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido na noite da última segunda-feira (23), em um bar na avenida Litorânea.

Na nota, a representante da ONU se disse alarmada com a execução de mais uma jornalista no Brasil, a quarta somente este ano. Ela condenou o crime e disse estar preocupada com o que “parece ser uma tendência de assassinatos de jornalistas, o que está atrapalhando o exercício da liberdade de expressão no país”.

Em entrevista à rádio ONU, sediada em Nova York, o autor deste blog voltou a conclamar os colegas a ficar vigilantes para que o caso não caia no esquecimento e cobrou novamente a elucidação de crime.

Segue a íntegra da nota:

Estamos alarmados com a morte de outro jornalista no Brasil, chegando a quatro o número de jornalistas assassinados no país até agora este ano. Décio Sá, repórter investigativo que escrevia sobre política, corrupção e crime organizado, foi morto em um bar na segunda-feira, 23 de abril.

Nós condenamos seu assassinato e estamos preocupados com o que parece ser uma tendência de assassinatos de jornalistas e que está atrapalhando o exercício da liberdade de expressão no Brasil. Há muito tempo temos nos preocupado com a necessidade de os defensores dos direitos humanos dos brasileiros, incluindo jornalistas, poderem desenvolver seu trabalhar sem medo de intimidação ou coisa pior.

Nós nos congratulamos com o fato de que as autoridades têm estado comprometidas com este e outros casos semelhantes, para que eles possam ser tratados como prioridades afim de que os agressores não sejam encorajados pela impunidade de tais crimes.

Ao mesmo tempo, nós instigamos o governo à implementação de medidas de proteção para prevenir outros incidentes.

Um projeto de lei introduzido no Congresso em 2011, o qual determina a investigação policial de crimes contra jornalistas pela instância federal, pode ser considerado um passo em direção aos direitos. Esperamos que estas e outras medidas de proteção a jornalistas sejam adotadas com urgência.

Ouça o áudio da matéria no site da Rádio ONU clicando aqui.

1 comentário para "ONU denuncia assassinato de Décio Sá"


  1. decepcionada

    Após a morte de Décio Sá, esse Maranhão está mostrando agora a bagunça que verdadeiramente é, a bagunça que se tornou com tanta impunidade, com tantos desmandos, com tanta arrogância e guerra de egos. Ficou sem governo, ou seja, vive um desgoverno total, o mesmo que ele tanto defendia, e que agora não consegue defender sua memória, seu legado, e nem lhe fazer justiça. Ninguém sabe mais quem manda, mas todos sabem que a impunidade agora é regra, a punição é o excepcional. Só nesse sábado, tiroteio na holandeses atingindo carro de magistrado, provavelmente desembargador, pois se fosse um Juiz, diriam simplesmente, JUIZ. Um louco, a quem chamam de empresário, que deve ser bem realcionado com a corte estadual, sai dando tiros na Lagoa da Jansen, e não revelema sequer o nome do indivíduo, que por sua vez, em vista dos desmandos desse Estado, faz o que bem quer também. Estamos voltando ao cangaço e ao “Velho Oeste” nesse Maranhão, onde, para se ter a tranquilidade de que está um pouco mais seguro, as pessoas estão passando a andar armadas. Eu mesma já vi pessoas comentando sobre as armas que compraram para “se defenderem”. Mas a questão é, será que terão cabeça de, apenas, se defenderem? Ou voltaremos ao tempo de que o poder estará nas mãos de quem tiver a coragem de puxar o gatilho primeiro? Acordem todos, pois, mais do que nunca, chegou a hora de trabalhar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS