Ricardo Guterres apresenta proposta de criação do Comitê Energético do Maranhão

0comentário
Ricardo Guterres e equipe da Seme definem pauta da primeira reunião do Comitê de Acompanhamento Energético

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, foi convidado pela direção do Fórum Nacional de Secretários para Assuntos de Energia para apresentar a proposta de criação do Comitê de Acompanhamento do Setor Energético do Maranhão junto a gestores de energia de todos os estados. A exposição será em reunião do fórum a ser realizada nesta sexta-feira (1º), na sede Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Rio de Janeiro.

No ano passado, a governadora Roseana Sarney autorizou Ricardo Guterres a elaborar estudos e celebrar parcerias com o objetivo de criar a instância deliberativa. A missão, uma ideia pioneira no Brasil, foi concluída neste semestre e a primeira reunião do comitê será convocada em breve pela governadora.

A pauta da reunião incluirá a apresentação dos membros, definição do calendário de reunião, instalação da comissão que vai elaborar o diagnóstico do setor elétrico do Maranhão e criação das comissões temáticas nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

O convite para apresentar a proposta do Comitê de Acompanhamento do Setor Energético no fórum é resultado de uma sugestão formulada pelo presidente da instituição, o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, e demais diretores. Guterres é vice-presidente Regional do Fórum no qual tem a responsabilidade de administrar as questões envolvendo as cinco regiões brasileiras.

Missão

O comitê terá a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do setor eletroenergético, envolvendo o Governo do Estado, empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia que operam no Maranhão. Também tem a missão de planejar o desenvolvimento energético do Maranhão nos próximos 10 anos.

“Com a participação efetiva das empresas e instituições que operam e planejam o setor elétrico estaremos aprimorando a segurança energética do estado do Maranhão”, afirmou Guterres durante reunião com equipe da Secretária de Estado de Minas e Energia (Seme), realizada, nesta terça-feira (29). O fórum vai, também, identificar entraves no setor energético e apontar soluções, além de incentivar a atração de investimentos nacionais e internacionais para o setor no Maranhão.

Para a criação do comitê, Ricardo Guterres e técnicos da Seme realizaram reunião com representantes de empresas operadoras e transmissões de energia, como as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e Companhia Energética do Maranhão (Cemar), de centros de pesquisas e de universidades.

De acordo com Guterres, a proposta definida pela governadora é que o Maranhão tenha o setor energético trabalhando unido nas esferas federal e estadual e com a iniciativa privada, visando aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

O comitê vai avaliar as condições de abastecimento e atendimento, realizar periodicamente análise integrada da segurança, visando à manutenção e restauração do abastecimento, quando for necessário. Vai, também, elaborar propostas de ajustes e necessidades de investimentos, ações preventivas e saneadoras de situações diagnosticadas.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Ricardo Guterres apresenta proposta de criação do Comitê Energético do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS