Sucata: avião doado ao Maranhão tem mais de 40 anos, já fez pouso forçado e foi interditado pela Anac

13comentários
Sucata voadora: avião Islander PT-FBU com outras aeronaves antigas, em pátio no aeroporto de Goiânia

Das 16 aeronaves entregues ontem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a 11 estados para apoio à prestação jurisdicional e combate ao tráfico de drogas a mais antiga foi doada ao Maranhão. O modelo, um monomotor Islander, prefixo PT-FBU, foi fabricado na Grã-Bretana, no longínquo ano de 1971, portanto, há 41 anos. O avião, antes utilizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), estava retido no aeroporto de Goiânia.

Em pesquisa no site Contato Radar, especializado em aviação, o blog constatou o relato de um dos participantes de um fórum, que se refere a “pipocos do PT-FBU da Funai decolando de BSB (Brasília) a uns anos atrás”. O comentário claramente diz respeito ao avião doado ao Maranhão pelo CNJ, que, segundo o autor, enfrentava dificuldades com frequencia nas operações de decolagem.

Em 28 de abril de 2010, o jornal Folha de Boa Vista trouxe a seguinte manchete em sua versão online: “Avião da Funai que fez pouso forçado vinha do Maturuca”. Trata-se da mesma aeronave, que no dia 17 daquele mês havia feito uma aterrissagem forçada na reserva indígena Raposa Terra do Sol, em Roraima, com dois tripulantes e quatro passageiros a bordo. O incidente levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a interditar o avião até que o aparelho passasse por inspeção técnica.

A doação das aeronaves é uma ação do programa Espaço Livre, que segundo a presidente do CNJ, ministra Eliana Calmon, é um legado que ela deixará ao seu sucessor. Legado esse que poderá se converter em grave problema, caso a manutenção das antigas máquinas, de responsabilidade dos 11 Tribunais de Justiça contemplados, não seja feita adequadamente.

Com mais de quatro décadas de fabricação e um histórico de incidentes, o Islander PT-FBU certamente será visto com receio por autoridades do Poder Judiciário e do sistema de segurança pública caso lhes seja oferecido como meio de transporte em missões oficiais.

Mas, se decidirem embarcar no avião, magistrados e policiais estarão dando uma prova de coragem à população cujos direitos têm o dever de defender.

13 comentários para "Sucata: avião doado ao Maranhão tem mais de 40 anos, já fez pouso forçado e foi interditado pela Anac"


  1. Fernando

    É incrivel! tudo que não presta vem para o Maranhão!

  2. Ronei

    Amigos sou piloto bombeiro e moro em Natal. Pedi muito esse aviao, mas pena que ele foi parao Maranhão íamos usá-lo no monitoramento ambiental aqui no RN, peco aos amigos que abram mão em prol do RN que eu adoraria poder contar com ele
    Muito obrigado Tc Ronei
    [email protected]

    • Rodrigo cruz

      Ronei tb sou piloto e minha base é aqui em Goiânia aonde esse avião. Esta aeronave foi toda revisada. Pintura zera e motores feitos, e impressionante o descaso que estão fazendo com o dinheiro público. Está pegando sol, chuva e sereno, não consigo entender como pessoas sem conhecimento de causa emite uma opinião tão desclassificada como uma citada aqui. Algumas pessoas acham que avião é igual a carro, é classificado por ano, se quiser posso mandar as fotos desse avião pra vc ver.

      Resposta: envie as fotos para mim. O e-mail está no topo do blog.

  3. Ronei

    PRezados, sou tc bombeiro e piloto, eu pedi ao Cnj para doar para nós aqui em Natal pois tínhamos um projeto,para ele, mas pena que já havia sido ofertado ao Maranhão, se quiserem rever receberemos com prazer
    [email protected]

  4. Ronei

    PRezados, sou tc bombeiro e piloto, eu pedi ao Cnj para doar para nós aqui em Natal pois tínhamos um projeto,para ele, mas pena que já havia sido ofertado ao Maranhão, se quiserem rever receberemos com prazer

  5. Rodrigo

    seu Fernando Feitosa.desculpe mais seu meio de trasporte ai no maranhao e feito de jumento mas por engano mandarao um aviao.que pena nao saber o que e voa.só sabe anda trotando de jumento

  6. Rodrigo

    seu Fernando Feitosa.desculpe mais seu meio de trasporte ai no maranhao e feito de jumento mas por engano mandarao um aviao. que pena você nao sabe o que e voar. só sabe anda trotando de jumento.

    Resposta: seu comentário é desrespeitoso e, acima de tudo, preconceituoso. O blog repudia manifestações como a sua.

  7. Claudio

    Deveria haver uma moderação para esses comentários ridículos. Jumento é esse tal de Rodrigo…idiota

  8. cesar

    gostaria de saber se a possibilidade de ser doado sucatas sem condições de uso para usarmos na escola de mecanico de avião,para praticarmos aulas praticas,ñ temos como praticar,apenas acompanhamos nas empresas o sistema operacional apenas olhando.e eu na minha opinão assim ñ se aprende nada.ja conseguimos um galpão e estamos batalhando ferramentas e tentando uma doação de qualquer tipo de sucata de aeronave para aulas praticas,motor,peças etc,se poder nos ajudar por favor entre em contato 34-9119-4473 ou 9698-7917

  9. marcos jose barbosa

    a fuzelagem de um aviao e toda construida em aluminio sua corrosao e mais demorada que o aço tem muinto aviao dos ano 60;70 89 que se voçe reparar pareçe que fabricou agora a aviaçao e coisa seria se a anac interditou o aviao deve ter sofrido avarias na estrutura colocar esse aviao no ceus pode ser a ultima viagem queda de aviao sempre e fatal…………

  10. VALFRIDO DIAS FRANÇA FILHO

    Meus caros, boa tarde. Fiquei indignado com o comentário desse tal “Rodrigo”. A propósito, ele ofende os maranhenses, mas não sabe nem escrever. Quatro erros crassos de português em um trecho curto de manifestação. Acho que o moderador do canal devia excluí-lo (se o canal funcionar dessa maneira). Um abraço às pessoas de respeito.

  11. VALFRIDO DIAS FRANÇA FILHO

    Meus caros, boa tarde. Fiquei indignado com o comentário desse tal “Rodrigo”. A propósito, ele ofende os maranhenses, mas não sabe nem escrever. Quatro erros crassos de português em um trecho curto de sua manifestação. Acho que o moderador do canal devia excluí-lo (se o canal funcionar dessa maneira). Um abraço às pessoas de respeito.

  12. Kika nunes

    Meu Deus que nostalgia meu pai pilotava esse avião na época que trabalha na Funai, meu Deus quantas lembranças do meu querido pai

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS