São Luís vigiada

0comentário
Técnicos ligam cabo de fibra óptica para instalação de câmera na Avenida Ana Jansen, próximo ao Sistema Mirante

A Secretaria de Segurança Pública faz um esforço concentrado para concluir a instalação de 100 câmeras de videomonitoramento em vias e logradouros públicos de São Luís até 8 de setembro, data em que a cidade comemora 400 anos de fundação. O primeiro teste para o sistema ocorrerá exatamente nas festividades do quarto centenário da capital maranhense, quando dezenas de milhares de pessoas acorrerão para a Lagoa da Jansen, palco de uma série de shows comemorativos.

No momento, os técnicos responsáveis pela instalação dos equipamentos adaptam postes em diferentes pontos de São Luís para receber os cabos de fibra óptica e os alto-falantes que farão a comunicação com a central de controle, que funcionará nas dependências do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O serviço vem sendo executado com extrema agilidade, seguindo à risca todos os procedimentos visando à eficiência do sistema.

Até agora, oito câmeras já foram instaladas, algumas na área de entorno do Aeroporto Marechal Cunha Machado, cuja reforma foi entregue na última segunda-feira. A Net Solutions, empresa responsável pela instalação das câmeras, projeta para o próximo fim de semana a finalização dos trabalhos em toda a área da Lagoa da Jansen. Será um reforço e tanto, uma vez que essa região da capital se tornará um chamariz para a bandidagem por ocasião dos shows dos 400 anos.

As câmeras darão à SSP muito mais condições de reprimir a criminalidade, seja de forma preventiva, seja ostensivamente. Avenidas importantes como a Litorânea, dos Holandeses, Colares Moreira, Marechal Castelo Branco, além do Centro Histórico, que invariavelmente sofrem com a ação da bandidagem, se tornarão ambientes mais seguros para os cidadãos. Outro ponto positivo é o funcionamento da central de controle em regime de plantão de 24 horas, com 20 agentes se revezando no monitoramento.

Ocorrências como saidinhas bancárias, sequestros, tráfico de drogas e acidentes de trânsito estão entre as mais frequentes nas áreas escolhidas para receber as 100 câmeras que integram este primeiro lote. Sob vigilância permanente, os bandidos hesitarão antes de perpetrar os crimes, muitas vezes praticados com a certeza da impunidade. Da mesma forma, condutores que costumam cometer abusos ao volante conterão seu ímpeto imprudente. Melhor para a população, que assim poderá circular com segurança por trechos até então considerados de alto risco.

Até 2013, está prevista a instalação de mais 200 câmeras em dezenas de outros pontos de São Luís, principalmente em bairros periféricos, onde os índices de criminalidade são ainda mais alarmantes. Uma vez ampliado, o sistema de videomonitoramento será uma arma poderosa para as forças de segurança pública no combate à onda de violência que tanto assusta os ludovicenses.

Editorial publicado nesta quarta-feira em O Estado do Maranhão

Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão

Sem comentário para "São Luís vigiada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS