15 mil na abertura da festa dos 400 anos

2comentários

Gilberto Gil canta e interage com público que lotou arena montada na Lagoa da Jansen para festa dos 400 anos

Com muita animação, conforto e segurança, aproximadamente 15 mil pessoas cantaram e dançaram com Gilberto Gil, César Nascimento, Projeto A5 e Tribo de Jah, na noite de abertura dos Shows dos 400 Anos, em celebração ao quarto centenário de São Luís, neste sábado (1º), na Lagoa da Jansen. Realização do São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do Governo do Estado, o evento é apresentado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Vale, Alumar, Ambev, OGX, MPX, Emap, Nestlé e Credicard Hall.

A governadora Roseana Sarney prestigiou a noite e ficou feliz com o que viu. Ela afirmou que o espaço na Lagoa da Jansen e a programação de shows foram organizados para que a população pudesse desfrutar do roteiro festivo com tranquilidade e muita alegria. “Essa é uma festa organizada para todos. Os shows são excelentes, com grandes nomes da música do Maranhão e do Brasil, destacando vários ritmos. O espaço também é muito bom. Esperamos que todos venham comemorar, pois essa é uma celebração para nossa São Luís”, declarou a governadora.

Roseana Sarney     destacou também os benefícios e obras que a cidade está recebendo nas comemorações de aniversário. A governadora elencou investimentos na área de segurança pública, com o videomonitoramento (já instalado na área da Lagoa), a Via Expressa (que vai ligar o Renascença ao Ipase), a Avenida do Quarto Centenário, as reformas do Estádio Castelão e da Biblioteca Pública, entre outras.

“Tenho um amor muito grande por São Luís. Aqui estudei, fiz amizades e minha carreira política. A minha vida toda foi dedicada ao Maranhão e a São Luís”, assinalou a governadora Roseana.

Durante o evento, a governadora também conferiu o trabalho desenvolvido pela Central de Videomonitoramento, instalada na local. “Estamos aproveitando a festa para dar início, em caráter experimental, à primeira etapa desse serviço, com câmeras na área da Lagoa e que vão ser usadas para dar apoio ao sistema de segurança”, revelou Roseana Sarney, acompanhada dos secretários de Segurança Pública, Aluisio Mendes; e de Cultura, Olga Simão.

Shows

Tribo de Jah levou plateia ao delírio ao som do reggae; show marcou abertura da programação festiva na Lagoa

No palco, o cantor César Nascimento abriu a noite com o show “Ilha Magnética”, cantando sucessos como “Maguinha do Sá Viana” e “Radinho”. Depois, foi a vez do projeto A5, embalado pelos artistas Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell. Juntos e em performances individuais, eles cativaram o público com um roteiro musical impecável.

A grande atração da noite, o cantor Gilberto Gil abriu o show parabenizando São Luís e também prestando uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Acompanhado da Banda Fé na Festa, cantou vários ritmos, incluindo baião, xaxado, forró, samba de roda e reggae. No repertório variado, cantou grandes sucessos e fez o público soltar a voz e cantar junto.

Após a apresentação, Gilberto Gil disse que conhece São Luís desde que se tornou um artista relativamente popular no Brasil na década de 70. Foi quando conheceu o reggae produzido pelos brasileiros, pois já conhecia o que era produzido na Inglaterra.

“De lá para cá, tenho vindo inúmeras vezes. Tenho muito apreço, volto sempre com muito prazer e estou feliz de participar dessa festa, pois são poucas as capitais brasileiras, somente Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo que comemoraram os 400 anos, e agora São Luís, uma das cidades matrizes da formação do povo brasileiro”, declarou Gilberto Gil.

A noite foi encerrada, por volta de 1h, com o show da Tribo de Jah, que cantou novos e antigos reggaes, para alegria dos fãs maranhenses. Sob o comando de Fauzy Beydoun, o grupo empolgou os regueiros guerreiros e deixou um gostinho de quero mais na plateia.

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, destacou que a primeira noite de shows foi bastante positiva. “O público compareceu e fez uma festa com muita animação, cantando e dançando com os artistas. Esse é o clima que deve predominar na festa. Esperamos que as pessoas aproveitem bastante”, ressaltou.

E a programação de shows em comemoração aos 400 anos de São Luís continua. Haverá o concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira no dia 6; shows de Roberto Carlos, no dia 8; de Ivete Sangalo, no dia 15; de Rita Beneditto e Zezé di Camargo e Luciano, no dia 22; e Alcione e Zeca Pagodinho, no dia 29. Os eventos são gratuitos e a programação está disponível no site www.ma.gov.br\saoluis400.

Público aprovou espaço de shows

Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, confere in loco operação da central de videomonitoramento

O público aprovou o evento e o espaço onde foi realizado. Pessoas de todas as idades compuseram a plateia eclética da noite. Elas circularam tranquilamente pela área de show, que oferecia atrações em dois palcos.

Alguns aproveitaram para levar a família inteira ao evento. “A festa está maravilhosa, muito bem organizada, excelente estrutura e tranquila, o que permitiu que as famílias pudessem participar”, declarou o contador José Alberto Oliveira.

A dona de casa Vitória Maria da Costa também destacou a tranquilidade na área. “Vim com minha irmã e ficamos bem tranquilas quando vimos a estrutura com as barreiras de revista e o número de policiais. A festa está realmente muito bonita e bem organizada”, destacou.

Comércio informal

Para a venda de comida e bebida, a organização da festa, com apoio da Blitz Urbana, determinou uma área de alimentação. O espaço foi ocupado por vendedores cadastrados, como é o caso da comerciante Matilde Pereira Costa.

“Essa é uma oportunidade de faturar um dinheiro extra. A Lagoa da Jansen é um dos melhores locais da cidade para festas, já são seis anos trabalhando aqui e, agora, estou feliz de poder participar desse momento”, destacou.

Segurança com barreiras e videomonitoramento

Na primeira noite dos Shows dos 400 Anos, a Secretaria de Segurança iniciou, em caráter experimental, o serviço de videomonitoramento na área da Lagoa da Jansen. De acordo com o secretário Aluísio Mendes, as primeiras câmeras em funcionamento na Lagoa marcam o início de mais uma etapa de modernização do sistema de segurança pública.

“No dia 6 de setembro, vamos inaugurar o Centro de Comando e Controle do sistema de videomonitoramento, que vai funcionar na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O projeto todo deve ser concluído em 2013”, anunciou Mendes.

No programa de videomonitoramento, a cidade passará a dispor de 100 câmeras em funcionamento nos principais pontos turísticos da cidade, como praias, avenidas de grande circulação, terminal de ferry boat, entrada/saída de São Luís, e as áreas de comércio e bancos. “Quando for concluído, o programa terá 300 câmeras instaladas em toda a Região Metropolitana, incluindo os bairros periféricos”, declarou Aluisio Mendes.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS DOS 400 ANOS

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBO

20h – Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

22h – Sérgio Habibe, Oberdan Oliveira, Tereza Canto, Djalma Chaves e Josias Sobrinho

22h40 – Papete

SÁBADO, 8 DE SETEMBRO

19h – “Louvação à São Luís”, com Anna Torres, Chico Maranhão, Claudio Pinheiro, Fátima Passarinho, Fernando de Carvalho, Flávia Bittencourt, Gabriel Melônio, Gerude, Inácio Pinheiro, Roberto Brandão, Ronald Pinheiro e Rosa Reis

21h – Roberto Carlos

SÁBADO, 15 DE SETEMBRO

19h – Fabrícia

20h – Bicho Terra

21h – Ivete Sangalo

SÁBADO, 22 DE SETEMBRO

20h – Rita Beneditto

21h30 – Zezé de Camargo e Luciano

SÁBADO, 29 DE SETEMBO

19h – Sindicato do Samba

Puxadores de Samba Rose, Vovô, Gabriel, Ribão, Samir, Zé Pivô, César Teixeira e Gordo Elinaldo

20h30 – Alcione

22h – Zeca Pagodinho

2 comentários para "15 mil na abertura da festa dos 400 anos"


  1. marcio

    Parabéns São luis, que essa data se repita por muitos anos mas com seu povo com mas oportunidade e principalmente educação!

    Valeu Roseana……

  2. Maíra

    Adorei a abertura das comemorações dos 400 anos com Gilberto Gil. Foi sensacional, muito seguro e tranquilo!
    Que venham os próximos shows :)

deixe seu comentário