Prioridade ao trânsito

4comentários
PM faz blitz em trecho da Avenida Litorânea (Foto: Diego Chaves/O Estado
PM faz blitz em trecho da Avenida Litorânea (Foto: Diego Chaves/O Estado)

As blitze que vêm sendo realizadas pela Polícia Militar desde os dias que antecederam o Natal, com o intuito de reduzir acidentes e demais ocorrências de trânsito em São Luís, registram saldo altamente positivo. Com ênfase para o cumprimento da Lei Seca, as barreiras policiais já resultaram em várias prisões de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica. O Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) informa que até o Réveillon as blitze serão intensificadas, de modo a reduzir as estatísticas sangrentas de acidentes que costumam marcar as festas de fim de ano.

Até o Dia de Natal, 12 pessoas já haviam sido presas na capital por descumprir a Lei Seca, que desde o último dia 20 está mais rigorosa. Ontem, houve mais duas detenções. Os números são significativos e servem de exemplo aos demais motoristas que costumam ignorar a legislação. A orientação repassada pela cúpula do sistema de segurança às equipes de rua é agir com severidade. O efeito de tal postura já pode ser percebido no comportamento dos motoristas, notadamente mais responsável desde o início das blitze.

Hoje, as atenções se voltam especialmente para os acessos à Lagoa da Jansen, para onde convergirão dezenas de milhares de pessoas para assistir aos Shows da Virada, cujas atrações principais são as bandas Paralamas do Sucesso e Roupa Nova. Na noite e madrugada de Réveillon, essa área da cidade registrará seu fluxo máximo de tráfego, devido ao ápice das festividades do Ano-Novo, com os shows de Victor & Léo, Arlindo Cruz e outros artistas, o que exigirá cuidado redobrado da polícia.

As autoridades também deverão estar atentas às vias que dão acesso à Avenida Litorânea, já que muitas pessoas festejarão a virada do ano nos bares, hotéis e restaurantes instalados naquele trecho da orla. Da mesma forma, a fiscalização deverá ser redobrada no trajeto em direção às praias do Olho d’Água e Araçagi, onde umbandistas e católicos celebrarão a chegada de 2013.

Lamentavelmente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não tem apoiado as operações realizadas pela PM. O órgão pode alegar falta de estrutura, principalmente agora, quando a gestão do prefeito João Castelo vive seus últimos momentos. Mas, a julgar pelo histórico de omissões que marcou toda a administração, é apropriado dizer que o trânsito jamais foi tratado com o compromisso devido. Por isso, a ausência da SMTT nas blitze é a prova derradeira de descaso da Prefeitura em uma área em que esta deveria atuar efetivamente, tomando, inclusive, a frente das ações.

É fato que as blitze não darão fim à imprudência. Mas, se realizadas com eficiência, a exemplo do que vem ocorrendo em São Luís, as operações podem restabelecer, mesmo que gradativamente, o respeito às leis de trânsito que grande parte dos condutores há muito perderam.

Editorial publicado neste sábado em O Estado do Maranhão

4 comentários para "Prioridade ao trânsito"


  1. Gojoba

    Vai ficar so na epoca do fim de ano? ou vai ser permanente essas blitz porque se pegar esses filhos de baroes duvido muito que eles vão querer ser presos

  2. miranda

    pm é so pra pegar propina

  3. Luka

    Ta matando mais que guerra , essa garotada mimada e beba no transito !!!!!!!!!!!

  4. jose carlos

    Gostaria de saber quem vai prender os militares (PM) quando estes estiverem bêbados, vai funcionar, com certeza o corporativismo, pois eles chegam em bares querem colocar som alto e se instados dizem SOU POLÍCIA como se fossem, e se acham, donos do mundo e acima da LEI.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS