Prefeitura exclui metade das brincadeiras inscritas para se apresentar no São João

1comentário
Arraial da Maria Aragão teve programação reduzida de 30 para 18 dias
Arraial da Praça Maria Aragão teve programação reduzida de 30 para 18 dias

A Prefeitura de São Luís excluiu metade das brincadeiras inscritas para se apresentar nos arraiais da Praça Maria Aragão, da Cohab, novo terreiro junino montado pelo Município, e em outros arraiais patrocinados pelo governo municipal. Na última quarta-feira, a Fundação Municipal de Cultura (Func) divulgou a lista dos grupos selecionadas para se apresentar na programação, que será realizada de 13 a 30 de junho, diferente dos anos anteriores, quando se estendia por mais de um mês.

Das 435 atrações artísticas inscritas, nada menos que 210 foram excluídas, entre grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilhas, dança portuguesa, cacuriá, shows e diversas outras manifestações folclóricas. A exclusão de quase metade das atrações que pleiteavam espaço na programação causou revolta em artistas, donos de brincadeiras e produtores culturais,  que vêm taxando o São João deste ano como o menos democrático de todos os tempos.

Além dos arraiais da Maria Aragão e da Cohab, os grupos selecionados, desta vez por meio de chamada pública, se apresentarão em eventos juninos comunitários apoiados pela administração municipal em mais de 50 bairros.

Comércio

A Func também impôs rígido controle à venda de bebidas, comidas típicas, sorvete e até pipoca, crepes, balões, maçã do amor, churros e bombons na Maria Aragão. Só não se sabe se haverá estrutura para conter o comércio informal clandestino, que costuma atuar livremente em eventos promovidos naquele espaço.

Ciente da insatisfação gerada pelo crivo imposto às brincadeiras, a Func deu prazo de 48 horas – de hoje até a próxima segunda-feira (3) – para que grupos excluídos do São João da prefeitura apresentem recurso contra a medida. A tendência é que haja uma enxurrada de contestações.

Abaixo, o número de grupos inscritos, dividido por tipo de manifestações:

Tambor de Crioula (37)

Cacuriá (25)

Dança Cigana (2)

Bumba-meu-boi (164)

Shows (55)

Dança do Boiadeiro (20)

Alternativo (14)

Dança do Coco (2)

Teatro (5)

Dança Portuguesa (55)

Dança do Caroço (2)

Dança do Lelê (1)

Forró Pé de Serra (24)

Quadrilha (29)

Total: 435

1 comentário para "Prefeitura exclui metade das brincadeiras inscritas para se apresentar no São João"


  1. Prefeitura exclui metade das brincadeiras inscritas para o São João | Blog do Ronaldo Rocha

    […] Do blog de Daniel Matos – Prefeitura de São Luís excluiu metade das brincadeiras inscritas para se apresentar nos arraiais da Praça Maria Aragão, da Cohab, novo terreiro junino montado pelo Município, e em outros arraiais patrocinados pelo governo municipal. Na última quarta-feira, a Fundação Municipal de Cultura (Func) divulgou a lista dos grupos selecionadas para se apresentar na programação, que será realizada de 13 a 30 de junho, diferente dos anos anteriores, quando se estendia por mais de um mês. […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS