Prefeitura estuda mudar rota do VLT da área Itaqui-Bacanga para o trecho Tirirical-Estiva

3comentários
Guardado em um galpão da Transnordestina desde o último fim de semana, VLT pode ter itinerário alterado
Guardado em um galpão da Transnordestina desde o último fim de semana, VLT pode ter o itinerário alterado

A Prefeitura de São Luís estuda mudar a rota do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da área Itaqui-Bacanga para o trecho Tirical-Estiva. A informação foi dada pelo próprio secretário municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Rogério Araújo, em postagem no Facebook. A possível alteração atenderia a uma conveniência logística, já que o novo itinerário já conta com a linha férrea da Transnordestina (antiga REFFSA), que cedeu um galpão no KM-0 da BR-135 para abrigar os dois vagões comprados por R$ 7 milhões, ainda na gestão passada, e que há mais de um ano estão na capital sem qualquer uso.

A rota alternativa mencionada por Carlos Rogério tem 24 quilômetros e, uma vez implantada, serviria à população de bairros próximos à BR-135, como Tirirical, Vila Itamar, Maracanã, Pedrinhas, Estiva, entre várias outras localidades, onde o transporte público é historicamente precário.

Postagem do secretário da SMTT, Carlos Rogério, informando possível novo itinerário para o VLT
Postagem do secretário Carlos Rogério no Facebook informando possível novo itinerário para o VLT, entre o Tirirical e a Estiva

A mudança, com certeza, traria importante benefício a essa região de São Luís, mas desagradaria em cheio aos habitantes do eixo Itaqui-Bacanga, outra área populosa da capital, que também enfrenta graves problemas de mobilidade urbana, e já contava com o VLT para atendê-la, conforme anunciado sucessivas vezes pela própria administração municipal.

Em nota divulgada no último domingo, por ocasião da transferência dos vagões para o galpão da Transnordestina, a prefeitura voltou a confirmar que a região seria a primeira beneficiada com o novo meio de transporte e passaria a contar com uma rota de 6,5 quilômetros, ligando o Terminal de Integração da Praia Grande ao Anjo da Guarda (veja).

Com a mudança repentina, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior dá a entender que ainda não tem um projeto definido para o VLT. Sem contar que ao propor um novo itinerário, após sucessivos anúncios de que o serviço contemplaria o eixo Itaqui-Bacanga, a prefeitura atrairá para si toda a antipatia e revolta de comunidades que, juntas, somam quase 300 mil habitantes.

3 comentários para "Prefeitura estuda mudar rota do VLT da área Itaqui-Bacanga para o trecho Tirirical-Estiva"


  1. Carlos Rogerio Araujo

    Prezado Daniel,
    O projeto do VLT para o Anjo da Guarda, primeira etapa, prosseguindo depois ate o Porto do Itaqui esta definido, aguardando aprovacao e liberacao dos recursos financeiros do Governo Federal dentro do Programa PAC50.
    A idea de utilizarmos a linha ferrea existente da antiga Rede Ferroviaria Federal – RFFSA, hoje TRANSNORDESTINA Logistica, no trecho Tirirical – Estiva – Tirirical, e uma possibilidade concreta devido os baixos custos de melhorias exigidos para tornar os 24 Km do referido trecho apropriados para trafegar o VLT, em curtíssimo prazo.
    Abraços
    Carlos Rogério

  2. Daniel Matos | Secretário da SMTT garante VLT para a área Itaqui-Bacanga

    […] Prefeitura estuda mudar rota do VLT da área Itaqui-Bacanga para o trecho Tirirical-Estiva […]

  3. Carla

    As duas áreas necessitam de novos investimentos no transporte público mas escolhendo uma já está ajudando e muito.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS