Por uma virada tranquila

0comentário
Palco montado na Lagoa da Jansen: shows da virada atrairão multidão e terão segurança reforçada
Palco montado na Lagoa da Jansen: shows atrairão multidão e terão segurança reforçada (Foto: Biné Morais)

Tradicionalmente, a chegada do ano novo é comemorada com euforia. Alegria e esperança em melhores dias dão o tom à virada, mas o clima festivo também abre caminho para a violência, principalmente nos eventos com grande concentração popular. Por isso, nestes dias de expectativa para o início de 2014, é preciso cultivar a paz, como forma de amenizar a tensão que marcou o ano que termina e dar boas vindas ao novo ciclo.

Para garantir a segurança no Réveillon, a Polícia Militar escalou um efetivo de 1.150 homens. O contingente estará distribuído, sobretudo, pelos locais onde houver festas. Serão 180 policiais somente na Lagoa da Jansen, palco do Show da Virada, que terá vasta programação artística promovida pelo Governo do Estado e, com certeza, registrará o maior fluxo de pessoas na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1º de janeiro.

O reforço é providencial, pois São Luís cada vez mais precisa de ações que visem à segurança dos cidadãos. Em eventos abertos como a virada do ano, a necessidade é maior ainda, pois os bandidos têm o hábito nocivo de se infiltrar na multidão para cometer os mais diversos crimes, tais como furtos, assaltos e até assassinatos. As forças de segurança pública, portanto, devem estar atentas não apenas para prender os autores, mas, principalmente, para prevenir as ações delituosas.

A atenção também deve ser redobrada em relação ao trânsito, pois a circulação de veículos será intensa na noite e madrugada da virada. O risco de acidentes aumentará significativamente, não só por causa do maior número de carros nas ruas, mas também devido à combinação perigosa entre álcool e direção, infração ainda bastante comum na capital e municípios vizinhos. Diante do perigo, é recomendável ser prudente, ou seja, ter maior cuidado ao dirigir e evitar violar as leis de tráfego.

Tão importante quanto as operações policiais é o comportamento pacífico das pessoas que brindarão nas ruas a chegada do novo ano. Todos devem estar conscientes das conseqüências que atos violentos podem gerar, seja para os outros, seja para si próprios. O ideal é que ao sair de casa o indivíduo esteja apenas disposto a festejar e desejar o bem ao próximo. Agir de forma cortês e educada só trará efeitos positivos. Afinal, gentileza gera gentileza.

Segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), no Natal deste ano, houve uma queda de 50% do número de ocorrências policiais em relação a 2012. Foram 234 registros, contra 468 no ano anterior. Um dado positivo foi a ausência de mortes no trânsito. Que a tendência se mantenha, para que 2014 comece da melhor forma possível.

Editorial publicado dia em 28/12 em O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Por uma virada tranquila"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS